Qual o tipo de doença que o limão cura?

Perguntado por: abelchior . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.9 / 5 4 votos

Devido ao limoneno, o limão possui propriedades antifúngicas e antibacterianas que ajudam a combater doenças como a candidíase, gripe, resfriados e infecção por outras bactérias como Staphylococcus aureus, Streptococcus pneumoniae e Moraxella catarrhalis.

Sinopse de O poder de cura do limão:
Você pode aproveitá-la para acalmar, refrescar, equilibrar e fluidificar o corpo, além de dissolver cristais, nutrir, depurar, desintoxicar e fortalecer o organismo, além de dar sabor e alegria às refeições.

Benefícios d água com limão

  1. Promove a hidratação. ...
  2. É uma boa fonte de vitamina C. ...
  3. Melhora a aparência da pele. ...
  4. Previne o excesso de peso. ...
  5. Melhora a digestão. ...
  6. Refresca o hálito. ...
  7. Ajuda a prevenir cálculos renais. ...
  8. Reduz a inflamação.

O limão não afina o sangue. Yasmin explica que não existe nenhuma comprovação ou mecanismo fisiológico que indique qualquer efeito anticoagulante do limão.

- Apesar de não causar problemas digestivos, o consumo de limão e frutas cítricas deve ser evitado para quem tem gastrite, refluxo, azia ou intestino irritável e sente desconforto ao consumir a fruta.

Em outras palavras, não existem evidências científicas que atribuam ao limão essa alta capacidade de matar células cancerosas", complementa. Por tudo isso, a comparação com a quimioterapia, que utiliza medicamentos comprovados para destruir as células doentes que formam um tumor, não pode jamais ser feita.

A vitamina C presente no limão aumenta a produção dos glóbulos brancos, nossas células de defesa que combatem micro-organismos invasores como vírus e bactérias. Dessa forma, o consumo regular da fruta fortalece o sistema imunológico e nos deixa mais resistentes contra doenças infecciosas como gripes e resfriados.

Faz bem para o coração
Se você aumentar o consumo de limão, seu coração vai agradecer. “A fruta também é rica em potássio – importante mineral, que auxilia na baixa da pressão arterial. Faz reduzir as chances de infarto e AVC no organismo”, conta o nutrólogo.

Além de eliminar substâncias tóxicas, essa combinação estimula os movimentos intestinais e ajuda o fígado a produzir a bile, ácido importante para a digestão. A bebida ainda ajuda a aliviar sintomas indesejáveis, como ardor no estômago e distensão abdominal.

Rica em antioxidantes
A casca de limão é rica em antioxidantes, incluindo D-limoneno e vitamina C. A ingestão de antioxidantes flavonoides como D-limoneno está associada a um risco reduzido de certas condições, como doenças cardíacas e diabetes tipo 2.

O limão não faz mal para o fígado, mas o consumo do alimento em excesso pode gerar outros tipos de problemas para o organismo. Por ter uma alta concentração de acidez, o suco da fruta pode ferir a parede do estômago pelo excesso de líquidos corrosivos se ingerido com a barriga vazia.

Quando evitar água com limão
Além disso, a água com limão deve ser evitada por quem tem alergia ao limão. Apesar de não causar a gastrite, a água com limão também deve ser evitada em quem tem gastrite, refluxo ou intestino irritável e sente desconforto ao consumir a bebida.

Além de não provocar o desconforto, a fruta tampouco agrava os sintomas de quem já possui o problema gástrico, garante Anamelia. Ou seja, até mesmo pessoas que já sofrem de gastrite podem tomar limão com água diariamente.

Não há nenhuma contraindicação à ingesta de água com limão para hipertensos. No entanto, é importante lembrar que a pressão alta é uma doença que pode levar a sérias complicações e deve ser controlada com medicamentos.

Hoje podemos afirmar que o limão aumenta a imunidade, estimula a síntese de colágeno e auxilia na absorção de ferro, vantagens que já são o bastante para justificar seu consumo, mas que são apenas o início da lista de motivos para usá-lo em pratos e bebidas diversas.