Qual o tipo de doença que deixa a língua branca?

Perguntado por: upires . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 14 votos

A língua fica branca pela proliferação excessiva de fungos e é agravada pela falta de higiene bucal adequada.

Sintomas: – Caracteriza-se pelo aparecimento de placas cremosas e esbranquiçadas na língua, lábios, céu da boca, parte interna das bochechas e, às vezes, gengivas ou amígdalas. Podem surgir lesões avermelhadas como aftas.

As lesões orais da sífilis podem ser múltiplas e com características diversas, o que aumenta a com- plexidade do diagnóstico3. As manifestações mais comuns são placas cinzentas, úlceras com bordas irregulares e esbranquiçadas, placas mucosas, nó- dulos, manchas e erosão.

No entanto, para que ela consiga executar suas funções corretamente, é fundamental que ela esteja em um bom estado de saúde. “Clinicamente, a língua saudável deve ser de coloração rosada e limpa”, destaca.

Misture a cúrcuma com o suco de limão até formar uma pasta. Esfregue essa pasta na língua e deixe agir de 2 a 3 minutos. Após o tempo indicado, enxágue a boca com água morna. Repita este procedimento uma vez por dia, por 3 ou 5 dias.

"É só colocar uma pequena quantidade de bicarbonato de sódio na escova de dentes molhada e aplicar por alguns segundos na língua. Reduz até o mau hálito", diz. No mercado, ainda podem ser encontrados produtos que contêm cloreto de zinco. São sprays que dão frescor imediato à língua e reduzem o mau hálito.

Diversos fatores podem provocar os dois tipos de candidíase na boca. O principal deles é o sistema imunológico debilitado, seja por doença ou medicamentos que alterem o equilíbrio natural de micro-organismos. Normalmente, o sistema imunológico deve repelir vírus ou bactérias prejudiciais.

Basta usar as cerdas da sua escova dental. Você também pode tentar uma escova dental específica, que tenha um limpador de língua integrado à parte de trás da cabeça. A língua abriga bactérias e partículas de alimentos que ficam presos debaixo de uma fina camada de muco.

Na maioria das vezes, o tratamento é feito com medicamentos responsáveis por eliminar o fungo, sendo a Nistatina e o Fluconazol os mais comumente utilizados. Além disso, podem ser usados remédios para melhorar a imunidade, cessar o desconforto e a dor e melhorar algum mal-estar que o paciente esteja apresentando.

Candidíase ou monolíase é uma infecção provocada por fungos – o mais frequente é a Cândida albicans – que pode acometer as regiões inguinal, perianal e o períneo. Apesar de não ser considerada uma doença sexualmente transmissível, pode ser transmitida através de relações sexuais.

O diagnóstico da candidíase oral é clínico, mas em paciente com um quadro atípico, pode-se solicitar alguns exames, como: citologia exfoliativa (sendo a mais indicada), biópsia (é raramente solicitada, e deve ser realizada após o esfregaço superficial), cultura microbiológica, e testes de suscetibilidade.

Manchas brancas dolorosas na língua ou no interior das bochechas. Às vezes, a área não produzirá manchas brancas, mas ficará vermelha e dolorida. Sangramento leve das lesões ao comer ou escovar os dentes. Acúmulo de fungos no céu da boca, gengiva, amígdalas ou no fundo da garganta.

Na maioria das vezes são processos silenciosos e assintomáticos. As manifestações orais são pouco comuns, mas podem se apresentar na forma de úlceras, hiperpigmentações, petéquias e hiperqueratoses.

Ele deve conhecer as manifestações mais comuns de sífilis na mucosa oral, para auxiliar no diagnóstico e tratamento da doença(2). As manifestações orais da sífilis podem se apresentar como placas cinzentas, úlceras com bordas irregulares e esbranquiçadas, placas mucosas, nódulos, manchas e erosão(2,3).

Sintomas a se atentar

  • Aftas na boca, que não necessariamente doem.
  • Lesões similares a (feridas e herpes labial) ao redor da boca.
  • Garganta avermelhada e dolorida, com dificuldades para engolir.
  • Amigdalite.
  • Vermelhidão com manchas brancas que se assemelham a infecções na garganta.
  • Corrimento esbranquiçado ou amarelo.

Candidíase oral
Candidíase oral se caracteriza como a doença da língua causada por fungo que se dá pelo aparecimento de partículas esbranquiçadas no órgão e em outras partes da boca.

Sinais de um problema na língua
A língua também pode ficar inchada ou sofrer alterações de cor ou textura. Em alguns casos, pessoas com problemas na língua apresentam dificuldades para movimentá-la, podendo ter dificuldade para falar e para comer.

Os estomatologistas são especialistas no diagnóstico das doenças da boca. Eles são, por exemplo, os profissionais indicados para analisar e, se necessário, realizar biopsias das lesões da boca e dos ossos maxilares. Desta forma, são grandes aliados no diagnóstico precoce do câncer de boca.

Tung Gel Original é um gel desenvolvido especialmente para limpar a língua, prevenindo e protegendo-a contra as bactérias causadoras do mau hálito.

Meio copo de água e uma pitadinha de bicarbonato, faça um bochecho e pronto! A mistura neutralizará a acidez da boca, reduzindo assim o surgimento das aftas e das cáries. Mas tenha muita atenção: a lesão em contato direto com o bicarbonato pode se agravar.