Qual o tipo de doença que causa dor na lombar?

Perguntado por: atorres . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.3 / 5 15 votos

Artrose (desgaste da coluna, populares bicos de papagaio); Artrites (inflamação da coluna); Doença degenerativa (desgaste) dos discos intervertebrais; Escorregamentos vertebrais (espondilolistese);

Má postura, inflamação ou mesmo hérnia de disco. As causas variam, mas trazem como conseqüência a famosa lombalgia, ou dor nas costas, que prejudica seu dia-a-dia e sua qualidade de vida.

Aqui estão alguns dos sintomas de coluna lombar inflamada que são os mais comuns:

  • Dor na região lombar que pode se espalhar para as nádegas e pernas;
  • Rigidez na região lombar;
  • Dificuldade em se mover ou ficar em pé;
  • Sensação de formigamento ou dormência nas pernas;
  • Fraqueza muscular nas pernas.

Isso pode indicar osteoartroses, desgastes dos discos intravertebrais, hérnias de disco, fraturas por osteoporose, e até mesmo câncer.

A dor lombar é um sintoma muito frequente na população em geral. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 80% dos indivíduos apresentarão dor na coluna lombar, em algum momento da vida. Felizmente, grande parte dos casos melhora em poucas horas, não sendo motivo de grande preocupação.

A região lombar fica na parte posterior do corpo, abaixo das costelas e acima da bacia. Ela é composta por ossos, músculos, articulações, nervos, ligamentos, entre outros. Também estão próximos da coluna importantes órgãos, como os rins.

Ter uma rotina de alongamentos e exercícios físicos é importante para o tratamento da dor lombar. Tanto os alongamentos quanto os exercícios físicos, auxiliam no controle da dor e na redução de aparecimento de novos quadros, pois contribuem para a melhora da postura, fortalecimento muscular, flexibilidade e equilíbrio.

Ou seja, o melhor remédio para a sua dor lombar é o movimento! Mas atenção: não é qualquer movimento! Existem exercícios específicos para dor lombar. Estes exercícios devem seguir os protocolos corretos de execução e feitos sempre com a orientação de um especialista!

Geralmente, a dor nos rins ocorre abaixo da caixa torácica em um ou em ambos os lados da coluna, na região próxima à virilha e no fundo das costas. Por outro lado, a dor nas costas pode aparecer em qualquer parte das costas, principalmente na região lombar.

A dor que tem origem nos rins é mais aguda, forte, constante e aparece repentinamente, principalmente quando se trata de pedra nos rins. Já a dor nas costas pode variar de leve a grave, sendo caracterizada por pontadas, sensação de queimação ou perfuração.

Dentre os exames, estão a Ressonância e a Tomografia. Com a ressonância é possível avaliar se as partes moles foram afetadas, como um disco intervertebral, que causa dores intensas ou agudas. Já a Tomografia o médico será capaz de investigar traumas, fraturas, tumores, metástases ósseas, artrose e compressão da medula.

Um trauma ou sobrecarga muito grande sobre a musculatura e/ou as vértebras da coluna podem gerar uma lesão inflamatória.

3- Anti-inflamatórios não esteroides
Mais conhecidos como AINES, geralmente são a primeira opção para o tratamento de dor na coluna aguda. Dentre os exemplos mais conhecidos de anti-inflamatórios não esteroides estão o Ibuprofeno(Advil, Alivium), Diclofenaco (Cataflan) e o Naproxeno (Flanax).

A fibromialgia é uma dor frequente em vários lugares do corpo, entre eles a coluna. Além da dor generalizada, a pessoa também pode sentir fadiga, dificuldade para dormir, além de transtornos de humor, como ansiedade e depressão. Para confirmar uma fibromialgia, as dores precisam estar presentes por mais de três meses.

A crise de dor lombar pode durar de dias a seis semanas, quando ela é passageira, ou seja, provocada por esforço físico, má postura ou movimentos repetitivos. Quando se trata de uma dor lombar crônica, pode durar mais de doze semanas (3 meses), indicando a possível inflamação de um nervo.

Porém, a melhor posição para dormir é deitada de lado, com as pernas levemente flexionadas, preferencialmente com um travesseiro entre as pernas e a coluna alinhada. Um travesseiro não muito alto, nem muito baixo também é ideal para apoiar a cabeça e não forçar a região cervical.

Dor nas costas e problemas intestinais possuem uma relação através da conexão entre a coluna vertebral e o intestino. Isso porque a região lombar tem uma responsabilidade enorme de sustentação. Dessa forma, se mantemos uma postura inadequada ao sentar ou fazer força, desequilibramos a comunicação com os órgãos.

A aplicação de calor nas costas pode muitas vezes proporcionar alívio das dores lombares a curto prazo. A aplicação de um saco de água quente na zona também pode ser muito eficaz para o alívio da dor lombar, assim como tomar um duche quente ou um longo e relaxante banho de imersão.

Os analgésicos opioides, em geral, são os medicamentos mais fortes para aliviar a dor. O medicamento de referência nesta classe é a morfina – com outras substâncias acima e abaixo dela em termos de potencial de alívio da dor.