Qual o tipo de comunicação certa de acordo com o tipo de público interno?

Perguntado por: vcosta . Última atualização: 13 de maio de 2023
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Todo o conteúdo elaborado para transmissão por meio da comunicação interna deve ser realizado em vias diretas e em diálogo contínuo. Assim, as metas, missão, visão e valores da organização podem ser melhores compreendidos por parte dos funcionários.

Comunicação interna é uma área que se dedica ao fluxo de informações entre o público interno de uma organização, por meio de canais oficiais da companhia. Dependendo do porte, objetivos e valores da empresa, esse setor pode ser representado por: Um departamento estruturado.

Quais são os tipos de comunicação?

  • Comunicação Verbal.
  • Comunicação não verbal.
  • Comunicação escrita.
  • Comunicação visual.

comunicação verbal; comunicação não-verbal; comunicação escrita; comunicação visual.

A comunicação verbal é bastante utilizada no dia a dia das empresas. Ela pode ser colocada em prática através de palestras, reuniões e confraternizações, por exemplo. Geralmente, esse tipo de comunicação é mais utilizada para a interação dos colaboradores, gestores e líderes.

Incentivar o diálogo e o convívio harmônico entre diretores, gerentes e funcionários é o primeiro passo para uma boa comunicação interna. É importante, pois permite que os colaboradores sintam-se à vontade para emitir suas opiniões e anseios – não só para os membros das equipes, mas também para seus próprios gestores.

O plano de Comunicação Interna servirá como um roteiro para realizar uma comunicação eficaz com os colaboradores e que faça sentido para eles e também para a organização. Servirá como um guia, mantendo as ações alinhadas com os objetivos e indicando os caminhos a serem seguidos.

Responsáveis. Também há diferenças entre os responsáveis pela organização e implementação de cada uma dessas abordagens. Enquanto a comunicação interna é feita a partir dos líderes ou entre colegas do mesmo setor, o endomarketing fica sob responsabilidade de uma equipe específica.

A comunicação interna tem como objetivo informar o público interno da organização sobre os mais diversos assuntos que contribua com os processos da empresa. Já o endomarketing, busca, por meio de estratégias comunicacionais, fazer com que os colaboradores se sintam engajados e motivados com o seu trabalho.

A comunicação interna é quando os funcionários compartilham pensamentos e ideias uns com os outros, enquanto a comunicação externa é quando eles compartilham suas ideias com clientes, parceiros ou o público.

Nós estamos sempre nos comunicando por meio de quatro tipos de métodos de comunicação. Há comunicação verbal, não-verbal, escrita e visual. Compreender o uso dessas quatro categorias é essencial para entender o significado da comunicação e melhorar suas habilidades.

Jornais, televisão, telefone, computador, celular e internet são os principais meios de comunicação da atualidade.

Diferente do telégrafo, o telefone se expandiu sendo muito utilizado atualmente: telefone público, analógico, digital, sem fio e celulares. Nos séculos XX e XXI, a televisão e a internet foram (e continuam sendo) os principais meios de comunicação.

A comunicação formal é a transmissão de informações oficiais por vias formalizadas, como por exemplo o ofício. Já na comunicação informal, ao contrário da formal, a transferência de informações ocorre em forma de redes não formais, como exemplo as confraternizações entre os membros de determinada organização.

Uma definição simples para a comunicação interpessoal é a troca de informações entre duas ou mais pessoas, por meio de sinais verbais ou não verbais. Na prática, é a habilidade de receber, interpretar e de transmitir informações utilizando a escrita, a fala ou a expressão corporal.

  • 1 – Comunicação institucional. ...
  • 2 – Comunicação mercadológica. ...
  • 3Comunicação administrativa. ...
  • 4 – Comunicação interna.

Ao longo deste texto, abordaremos os tipos de comunicação: verbal, não-verbal, escrita, visual, oral e assertiva.