Qual o tipo de colágeno para as articulações?

Perguntado por: aaraujo . Última atualização: 20 de maio de 2023
3.9 / 5 6 votos

O colágeno tipo II, conhecida como colágeno não desnaturado, é o componente mais abundante nas cartilagens. Ele é produzido em um processo não enzimático a baixas temperaturas, que garante a integridade da proteína. Esse tipo de colágeno é indicado no tratamento de artrite reumatóide e osteoartrite de origem autoimune.

O colágeno em pó é um grande aliado para manter a saúde não apenas da pele, mas também de todo o corpo. Ele é dividido ainda em algumas categorias: Tipo 1: ideal para juntas e para atribuir melhor elasticidade para a pele; Tipo 2: é o mais recomendado para quem apresenta problemas nas articulações.

Diversos estudos clínicos apontam para a segurança e eficácia do Colágeno Tipo II na melhora do processo inflamatório nas articulações. O produto é recomendado para todas as pessoas que praticam esportes ou não, sentem dores articulares, e que já estão com idade avançada.

O Colágeno Tipo 2 Cartliv Equaliv é um produto premium que se destaca no mercado de suplementos devido à sua alta qualidade e objetivo específico: promover a saúde ideal das articulações.

Lista com os melhores Colágenos de 2023

  • Nutrify. Collagen Renew.
  • Puravida. Collagen Protein.
  • Max Titanium. Colagen.
  • Dark Lab. Colágeno Hidrolisado.
  • New Millen. Colágeno Hidrolisado.

Qual o melhor tipo de colágeno para os ossos? Quando falamos em colágeno para os ossos, muitas pessoas lembram do tipo II por estar associado às articulações. Porém, apesar do colágeno tipo II ser reconhecido por sua ação na saúde das articulações, é o colágeno tipo I o mais indicado para os ossos.

Não há nenhum efeito colateral associado a suplementação de colágeno tipo 2, ou seja, não há nenhum malefício associado ao seu consumo. Sendo uma suplementação segura para todas as pessoas, trazendo benefícios principalmente para quem sofre com dores nas articulações.

O colágeno hidrolisado tipo 1 e tipo 3 são indicados para quem quer ganhos estéticos, como melhora da aparência dos cabelos, das unhas e, claro, um aspecto mais jovem da pele. Além de trazerem excelentes resultados nesses sentidos, os colágenos tipo 1 e 3 ajudam no ganho de massa muscular e de massa magra.

Atualmente, o único colágeno com alegação comprovada pela Anvisa para a saúde da pele são os 'peptídeos bioativos de colágeno com peso molecular médio de 2 kDa', a descrição técnica da marca VERISOL®”, afirma Lucchetti.

Pode fazer uso ao mesmo tempo do colágeno tipo I e do tipo II junto com o magnésio dimalato? Boa noite, tudo bem? Sim você pode consumir tranquilamente os colágenos tipo I, II e magnésio dimalato ao mesmo tempo. O magnésio vai ajudar no efeito dos colágenos no seu corpo.

O colágeno tipo II é responsável para manter a saúde das nossas articulações e cartilagens, combatendo os quadros de doenças articulares autoimunes, inflamações, artrite reumatoide e até lesões.

MSM - Enxofre Orgânico
O MSM (Metil Sulfonil Metano), popularmente conhecido como enxofre orgânico, é mais uma opção de suplemento natural para aliviar dores articulares.

O colágeno hidrolisado serve para oferecer bons ingredientes ao nosso corpo para que ele mesmo produza o próprio colágeno tipo 1. Já o colágeno não hidrolisado atua no nosso sistema de defesa, ajudando na proteção contra a destruição do colágeno tipo 2 presente nas cartilagens e articulações.

UC II é a sigla para colágeno não hidrolisado tipo II; agora é uma marca registrada. Assim, os outros nomes comerciais que tenham em sua composição este tipo de colágeno, não podem chamar de UC II; assim, descrevem o tipo de colágeno.

Exercícios de fortalecimento muscular
Os exercícios atuam no estímulo à produção de colágeno nas articulações. Em especial, os de fortalecimento muscular, como levantamento de peso, agachamentos e flexões, podem ajudar a aumentar a densidade óssea e estimular a produção de colágeno nas articulações.

O suplemento de colágeno tipo 2 é o mais indicado para cuidar da saúde de articulações e cartilagens, atuando na prevenção e tratamento de doenças que acometem essa região. A recomendação baseada em estudos científicos é consumir 40 mg de colágeno tipo 2 ao dia, na fórmula de cápsulas ou pó.

Atualmente, é sabido que o tipo 1 é o mais indicado para a manutenção da boa saúde de unhas, pele e cabelos. Por outro lado, o colágeno não hidrolisado tipo 2 já é o mais recomendado em se tratando do auxílio à preservação das articulações, já que ajuda bastante na reposição da perda nessas regiões.

O colágeno do tipo II é, portanto, o colágeno predominante na cartilagem dos nossos joelhos. Ele é produzido pelos condrócitos para a formação da matriz condral da cartilagem hialina.

O melhor colágeno para idosos é aquele que contém o tipo I e II juntos. Visto que, ele vai ajudar a prevenir doenças ósseas e articulares, e também a melhorar a aparência da pele e aumentar a força e massa muscular.

Os alimentos mais ricos em colágeno são os de origem animal, como pele de frango, pele de porco, e nos ossos e nas cartilagens de frango, porco, carne e peixes. O fato é que o consumo desses alimentos na dieta garante um consumo adequado de proteínas nas refeições.