Qual o tipo de cola para colar borracha de geladeira?

Perguntado por: afarias . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

Esse tipo de adesivo instantâneo também cola couro, borracha e plásticos (exceto materiais plásticos a base de polietileno, polipropileno, silicone e teflon). O melhor da supercola Loctite Super Bonder Original é que ela adere a todos esses materiais e muito mais.

gaxeta

A borracha da geladeira, também conhecida como gaxeta, é uma das peças no eletrodoméstico que podem se desgastar com o uso.

A cola de resorcinol é a mais forte das três, indicada para trabalhos mais pesados em madeira ou PDF que ficarão ao ar livre. Depois vem a cola amarela e a mais simples é a cola de resina plástica.

Aplicar a cola
Aplique a cola de contacto uniformemente em ambas as superfícies. Para pequenos objetos, pode aplicar a cola diretamente do tubo. Se pretender colar superfícies maiores, use uma escova ou espátula de dentes finos para espalhar a cola.

Super Bonder® Loctite® Fórmula Original é a supercola instantânea ideal para colar diversos materiais porosos e não porosos, como porcelana, metal, borracha, couro, madeira, papel, papelão, MDF, cortiça, laminado, compensado e alguns tipos de plástico*, como acrílico, policarbonato, ABS e PVC.

ADESIVO EPÓXI

ADESIVO EPÓXI
É muito forte, durável e resistentes à água. Possui uma textura pegajosa que cola materiais porosos e não-porosos como metal, madeira, vidro, Page 4 plástico, borracha, etc.

O que acontece quando a borracha da geladeira não veda
Essa peça é fundamental, pois é justamente isso que prolonga a data de validade de alimentos perecíveis; se ela estiver gasta, o ar frio sai, a temperatura dentro da geladeira aumenta e a comida estraga.

Outro detalhe importante pra ficar de olho é se a borracha tem mofo, tá desgastada ou mesmo rasgada. Na maioria dos refrigeradores, isso leva, em média, 1 ano pra acontecer. Mas, o ideal é conferir a cada 3 meses.

O aquecimento lateral não é um defeito do produto, as laterais das geladeiras Panasonic podem aquecer de 50°C a 60°C, porém, não oferece nenhum risco aos usuários. Além disso, o aquecimento tem sua função, ele garante que as borrachas de vedação do produto se mantenham secas e sem mofo.

O Adesivo Instantâneo 3M™ Scotch-Weld™ PR100 para Plástico e Borracha é um adesivo instantâneo de baixa viscosidade. É formulado para oferecer desempenho excepcional em substratos difíceis de unir, como EPDM, nylon, polipropileno e polietileno com uso de um primer apropriado.

A Cola de Silicone Tekbond é recomendada para trabalhos artísticos, especialmente para trabalhos em E.V.A., isopor*, papel, papelão, tecidos, esponjas, cortiças, madeiras, entre outros.

A vulcanização da borracha é a adição de enxofre sob aquecimento e na presença de catalisadores. Durante esse processo, os átomos de enxofre quebram as ligações duplas e formam ligações unindo as moléculas da borracha, que são os poli-isoprenos.

A Super Bonder precisa ser guardada na geladeira? Não precisa. A melhor forma de armazenar a cola instantânea é fechando corretamente a tampa na embalagem, evitando o contato da umidade do ar com a substância adesiva. De um modo geral, temperaturas baixas auxiliam na conservação de produtos.

A cola instantânea não adere em plásticos à base de polietileno, polipropileno, silicone e resinas antiaderentes.

Super bonder e plástico
Em geral, esse adesivo não é indicado para colar polietileno (PE), polipropileno (PP), silicone, resina antiaderente (PTFE), isopor e tecidos.

Uma boa opção é a Loctite Durepoxi.

Como falamos, a secagem da cola de sapateiro ocorre antes da junção das partes, o tempo de espera é de 15 à 30, após a unção o efeito da cola é praticamente instantâneo. Mas isto pode variar de marca para marca, por isso, recomendamos sempre a leitura do rótulo e recomendações do fornecedor.

O adesivo de massa epóxi é conhecido por sua rigidez, como uma “cola forte”. Por isso é muito indicado para uso em materiais sólidos, como madeira, metal, vidro, soldas, concreto e aço, além é claro, de possuir eficácia quando se fala em resistência a condições adversas de temperatura e substância.

A cola produzida pela Caulobacter tem uma força de adesão de 68 newtons por milímetro quadrado (N/mm2), enquanto as melhores "supercolas" disponíveis comercialmente quebram-se quando sujeitas a forças de no máximo 28 N/mm2.