Qual o tipo de cobra que pia?

Perguntado por: echaves . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

pia-cobra-do-norte Geothlypis aequinoctialis.

A cobra Hognose é um animal que também emite um tipo de assobio e chega a inflar o pescoço como uma naja.

Uma das formas mais seguras para saber se há cobras em seu quintal é realizando periodicamente uma busca através da limpeza e organização do espaço que habitamos, principalmente se vivemos em lugares propensos à presença desses animais.

Conheça a cobra Caninana: a Cantagalo do Pantanal
Spilotes pullatus, esse é o nome científico dado à cobra caninana, também conhecida regionalmente como cobra cantagalo.

Há quem recomende plantar no quintal certos tipos de plantas capazes de espantar cobras. Entre as espécies vegetais citadas, estão arruda, manjericão, capim-limão, cactos e citronela.

“Cobra-de-veado berra para chamar chuva.” Crença da área litorânea semelhante à encontrada na área serrana para a Lachesis muta (surucucu), que reza que a serpente emite sons semelhantes aos de um bezerro, para atrair chuva (n = 37 citações).

“O aparecimento desses animais se dá em períodos chuvosos ou quando ocorrem limpezas de terrenos baldios. As cobras procuram locais onde haja alimentos, especialmente onde os espaços sejam tomados por vegetação”, esclarece o ST Carlos Araújo, especialista em operações de salvamento.

Basicamente nenhum. As vezes ouve-se um sibilar mas isso é apenas o ar a reagir à sua língua que procura identificar o que a rodeia. Temos as as cascavéis que fazem um tilintar idêntico a um chocalho, mas é com o abanar do rabo onde têm umas escamas ocas que fazem esse barulho e, portanto, não é um barulho genuíno.

Fatos Verdadeiros: Em primeiro lugar devemos lembrar que as cobras são répteis, ou seja, as mesmas não se alimentam do leite. Podem ser ovíparas ou vivíparas, desprovidas de glândulas mamárias, sendo assim, não amamentam seus filhotes. Seu sistema digestório não está adaptado a essa alimentação.

De onde vem o barulho do chocalho da cascavel? E por que as cascavéis fazem esse barulho? O comportamento nada mais é do que um aviso da serpente quando se sente ameaçada. O chocalho é usado para mostrar para os predadores que a cobra está por perto.

Características gerais: Conhecida popularmente como cruzeira ou urutu, é uma serpente peçonhenta, possui porte grande e de cauda curta. A dieta é composta de pequenos mamíferos, são vivíparas, quando ameaçadas acabam se enrolando, vibram a cauda e dão o bote.

Jararacuçu (Bothrops jararacussu)
Na língua tupi-guarani, "jarara" significa “o bote da cobra”, e "uçu” ou “ussu" grande, longo. Assim, jararacuçu lembra a longa distância que a cobra pode atingir ao dar o bote. A espécie é considerada muito perigosa, pois sua picada pode injetar uma grande quantidade de veneno.

Cobras detestam plantas com cheiro forte, e o capim-limão ou capim santo com certeza possui essa característica.

Ó grande apóstolo, São Paulo! Vendo que vós éreis mais forte do que o veneno das cobras, os pagãos vos julgaram um deus. Na verdade vós não éreis Deus, mas estáveis intimamente unido a Deus.

Ao colocar a língua para fora, elas captam o cheiro no ar e levam a mensagem até o cérebro através de dois buraquinhos no céu da boca, onde enfiam as pontas. Assim, sabem que tipo de animal esta por perto, mesmo quando o animal está atrás delas ou escondido na vegetação.

As serpentes d'água mais comuns de jardim são as cobras bastardas ou cobras de escada. Com atividades diurnas e pouco noturnas, estas costumam ser vítimas de atropelamentos porque procuram sempre o calor retido no asfalto das estradas pra se aquecerem durante a noite.

1 – Cobra nariz-de-folha
Essa cobra bizarra da espécie Langaha madagascariensis vive em árvores e é natural da ilha de Madagascar.

O gato é um animal caçador por natureza. Você pode ter um gato e ele vai ajudar a afastar as cobras e ratos de suas casas. Eles começam a persegui-las devido à movimentação que fazem. Isso vai ajudar a afastá-las.

E que a ocorrência se dá mais entre quatro e sete horas da manhã e entre 17 horas e 18 horas e 30 min, em locais úmidos, de vegetação rasteira e perto de rios, mangues, lagoas e terrenos baldios, normalmente em locais escuros e fechados. Segundo o major Melo, a serpente peçonhenta mais comum no Estado é a Jararaca.

Coloque alguns ovos no interior para usar como isca. A cobra vai se rastejar para dentro de um dos furos para tentar pegá-los, mas não conseguirá encontrar a saída. As armadilhas são baratas e fáceis de encontrar. Procure numa loja de artigos para pesca ou produtos para animais.

Chamada pelos gaúchos da fronteira de “cobra mamadeira”, aquela que tanto mama na mulher como em vaca, história contada desde os primórdios, e que vem se mantendo na tradição gaúcha, através da transmissão oral, no decorrer das gerações.

Continuar lendo Que sotaque fala pia?