Qual o tipo de cobra que assobia?

Perguntado por: snobrega4 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

cobra Hognose

A cobra Hognose é um animal que também emite um tipo de assobio e chega a inflar o pescoço como uma naja. Ela raramente morde e costuma atacar por meio de “cabeçadas”.

Basicamente nenhum. As vezes ouve-se um sibilar mas isso é apenas o ar a reagir à sua língua que procura identificar o que a rodeia. Temos as as cascavéis que fazem um tilintar idêntico a um chocalho, mas é com o abanar do rabo onde têm umas escamas ocas que fazem esse barulho e, portanto, não é um barulho genuíno.

O som de alerta da cascavel, o som de chocalho, é um dos ruídos mais arrepiantes da natureza: se puder ouvi-lo, já está perto demais.

cobra Hognose

A cobra Hognose é um animal que também emite um tipo de assobio e chega a inflar o pescoço como uma naja. Ela raramente morde e costuma atacar por meio de “cabeçadas”. Confira mais: Vídeo mostra luta de rata para salvar seu filhote do ataque de uma cobra.

O barulho é causado por pererecas-assobiadoras, anfíbios trazidos de Porto Rico, no Caribe, e que encontraram na capital um ambiente propício para se reproduzir desordenadamente.

“Os registros mais frequentes foram de aves de rapina como acauã, carcará, gavião-carijó, gavião-caboclo e gavião-preto. Na lista das predadoras de serpentes também está o anu-branco, que não é um rapinante”, diz.

Cobra cascavel, a agitadora de chocalho das terras brasileiras - Instituto Butantan.

As cobras não falam, mas podem emitir sons para. desencorajar o ataque do predador.

Você pode assobiar, buzinar e até saudá-la com um “fala, minha extensa consagrada”. A cobra não vai ligar. Não por antipatia, mas porque ela é surda. “As cobras não têm ouvido externo e possuem um rudimentar ouvido interno, que não escuta”, explica o diretor do Museu Biológico do Instituto Butantan, Giuseppe Puorto.

E por que as cascavéis fazem esse barulho? O comportamento nada mais é do que um aviso da serpente quando se sente ameaçada. O chocalho é usado para mostrar para os predadores que a cobra está por perto. “Isso acaba evitando acidentes indesejados no habitat natural e também com seres humanos.

Use uma armadilha de cola.
Em tamanho pequeno ou grande, essas armadilhas são como caixas que você pode armar em lugares onde você avistou a cobra que está tentando capturar. Essas armadilhas já vêm com iscas já instaladas para atrair a serpente para o lado de dentro.

Uma das formas mais seguras para saber se há cobras em seu quintal é realizando periodicamente uma busca através da limpeza e organização do espaço que habitamos, principalmente se vivemos em lugares propensos à presença desses animais.

Taipan

Taipan-do-interior (Oxyuranus microlepidotus)
É a cobra mais perigosa para a nossa espécie, e um dos animais mais perigosos do planeta. Mas pode respirar tranquilamente.

No estado da Flórida, nos Estados Unidos, o comportamento intrépido de uma cobra cascavel chamou atenção da Comissão de Conservação de Peixes e Vida Selvagem do Estado. O réptil percorreu impressionantes 160 quilômetros, enfrentando terrenos cheios de arbustos e o clima quente, para encontrar um par e acasalar.