Qual o tipo de cliente mais fácil de atender?

Perguntado por: abonfim2 . Última atualização: 3 de maio de 2023
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Esse tipo de cliente parece ser fácil atender. Afinal, ele normalmente é simpático e bem-humorado. O problema é que, assim como o cliente sem pressa, ele pode fazer com que o processo de venda seja bem mais demorado, retirando um precioso tempo que poderia ser utilizado para atender mais pessoas.

O que é perfil de cliente ideal? O perfil de cliente ideal, ou ICP (do inglês Ideal Customer Profile), é uma definição do consumidor que entende a importância e se beneficia do produto ou serviço que sua empresa oferece.

Ser claro e direto ao repassar informações aos consumidores é indispensável para um profissional de suporte e atendimento ao cliente. Não adianta saber o que o cliente deve fazer ou o que vai ser feito para solucionar a questão, e não conseguir passar isso para o consumidor de maneira clara.

A ferramenta considera características dos quatro perfis comportamentais: executor, comunicador, analista e planejador. A seguir, confira dois exemplos de situações frequentes em um ambiente corporativo e como lidar com os diferentes perfis comportamentais.

Os piores tipos de clientes

  • 1) Os clientes sem educação. Atrase um dia ou cometa um deslize com este tipo de cliente para ver o que acontece.. ...
  • 2) Os clientes que fingem ter muito dinheiro. ...
  • 3) O cliente que só gosta de cobrar. ...
  • 4) O cliente que acha que tudo é fácil.

Cliente especialista
Dos tipos de clientes, é o mais difícil de abordar, pois geralmente tem uma visão profissional sobre o produto ou serviço.

Por isso, existem três tipos de atendimento ao cliente que podem ser implementados em qualquer empresa de qualquer porte e segmento, de acordo com suas necessidades é claro, que são eles: o atendimento robotizado, básico e humanizado.

Na sua empresa, você saberia apontar quais são os tipos de clientes e suas características? Basicamente, existem dois tipos de clientes: externos e internos. Entendê-los a fundo pode ser determinante para o sucesso das suas vendas.

3 formas de classificar clientes

  • Curva ABC. A curva ABC é uma das principais formas de classificar clientes. ...
  • Interesses e objetivos. Também é possível classificar os clientes a partir de interesses e objetivos que eles têm em comum. ...
  • Localização geográfica.

- Cliente lento: demora a tomar decisões, é displicente e distraído. Para atendê-lo é necessário repetir e argumentar várias vezes, e no final fazer um resumo. Dica: encoraje-o e ajude-o a tomar a decisão. Nunca perca a paciência com este tipo de cliente.

A jornada de compra do cliente, ou buyer's journey, em inglês, consiste nas etapas pelas quais o cliente passa durante o processo compra. É dividida em quatro principais fases, que são: aprendizado, reconhecimento, consideração e decisão.

Quem é o cliente atento, onde vive, do que se alimenta? Brincadeiras a parte, o cliente ativo é um dos tipos mais raros de consumidor. Afinal, ele realmente quer ouvir o que você tem a dizer e mais, ele está atento a todas as informações.

Cliente ansioso
Ele tem pressa e deseja sempre que as entregas sejam feitas de maneira imediata. A melhor forma de lidar com esse perfil é ser sempre solícito, mas tomando cuidado para não ceder a todos os seus desejos.

Como definir o seu perfil de cliente ideal

  1. Mapear a sua base de clientes se você já possui histórico de vendas. ...
  2. Criar uma lista com hipóteses caso ainda não possua base de clientes.

Confira mais dicas de como fazer a análise de clientes em um passo a passo simples e prático!

  1. Identifique os clientes potenciais. ...
  2. Faça pesquisa de satisfação periodicamente. ...
  3. Segmente seu público. ...
  4. Descubra as necessidades e expectativas de cada grupo. ...
  5. Acompanhe os dados regularmente.

Por fim, temos o consumidor 5.0, que é um perfil com maior intimidade com as ferramentas tecnológicas e usa ativamente a internet para comprar. Como estão em busca de praticidade e agilidade para resolver seus problemas, esperam um atendimento rápido e eficiente por parte das empresas.