Qual o tipo de cliente mais difícil de atender?

Perguntado por: umata . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.3 / 5 11 votos

Tipo mais difícil de abordar, o cliente especialista tem mais conhecimento sobre o produto ou serviço do que a própria equipe de vendas. É a pessoa que pesquisou antes de entrar em contato e, por isso, é provável que ele tenha comparado o produto ou serviço com diversas referências, além de saber detalhes.

Conheça os 4 perfis principais de clientes e como usá-los para vender mais por meio da psicologia de vendas.

  1. Cliente pragmático: características. ...
  2. Cliente analítico: características. ...
  3. Cliente afável: características. ...
  4. Cliente expressivo: características.

O cliente ansioso está sempre com pouco tempo. Com mais compromissos para atender e se preocupar, ele quer tudo aqui e agora, sem demora.

Abaixo, vamos conferir os três tipos de clientes que todo negócio tem e a importância de cada um deles:

  • 1º: SABE QUE PRECISA DO PRODUTO (ele procura e está extremamente motivado para adquirir esse produto) ...
  • 2º: o cliente que SABE E DEFERE (enrola ou procrastina) ...
  • 3º: O QUE NÃO SABE, MAS PRECISA.

Então, se o cliente está sendo somente indelicado ou grosseiro, é recomendável ter paciência e acionar o seu gestor. Contudo, se o cliente ofendê-lo e faltar com respeito, configura-se danos morais. Nesse caso, você pode se recusar a atender o cliente, mas é preciso abrir um boletim de ocorrência contra o agressor.

Como lidar com clientes difíceis

  1. Pratique a escuta ativa.
  2. Considere a heurística do afeto.
  3. Pense como um iniciante.
  4. Deixe o medo de lado.
  5. Destrinche o problema.
  6. Trate a raiva com naturalidade.
  7. Mantenha a calma e siga em frente.

4º Perfil – cliente arrogante ou chato
Não é fácil lidar com este perfil, ele nunca se dá por plenamente satisfeito, só efetua compra depois de concluir que as garantias oferecidas, o preço e os resultados estão de acordo com que deseja.

Cliente crítico
Normalmente costumam reclamar de tudo de forma fundamentada e também sem nenhum motivo específico. Por isso, forneça toda a atenção que o cliente precisar, mas sempre evite entrar em discussão. Lembre-se que ele acredita ter sempre a razão.

O carente
O cliente carente pode parecer um alvo fácil, mas na verdade não é. Ele valoriza, acima de tudo, o tempo que será dedicado a ele, e é esse o momento de mostrar um relacionamento com o cliente de excelência.

Como identificar o perfil do cliente ideal

  1. Analise os clientes atuais.
  2. Conheça bem as suas soluções.
  3. Defina o seu público-alvo.
  4. Defina uma persona.
  5. Faça um mapa de empatia.
  6. Acompanhe os influenciadores do seu segmento.
  7. Faça pesquisa de mercado.

Para encontrar o cliente ideal é preciso qualificar-se, analisar a sua rede, concentrar-se em empresas em crescimento, escolher os clientes com quem quer fazer negócios e não se deixar enganar pelo engajamento. Encontre o cliente mais lucrativo e comece a criar suas próprias oportunidades agora mesmo.

- Cliente lento: demora a tomar decisões, é displicente e distraído. Para atendê-lo é necessário repetir e argumentar várias vezes, e no final fazer um resumo. Dica: encoraje-o e ajude-o a tomar a decisão. Nunca perca a paciência com este tipo de cliente.

Cliente cético
É aquela pessoa que desconfia de tudo o que você fala em relação ao seu produto ou serviço, sempre pensando que será enganado se concretizar a compra. O indicado é ter em mente que o cliente cético é daqueles do “só acredita vendo”.

O cliente ansioso
O ansioso tem dificuldade de lidar com prazos, mesmo que conheça todas as condições no ato da compra dos serviços e produtos. Para ele, as entregas e instalações devem ser feitas de imediato, por isso, o consumidor ansioso procura o SAC incessantemente. Nesse caso, seja solícito, mas não ceda.

Tem cliente que é expansivo, gosta de falar a maior parte do tempo. Tem cliente que é mais reservado, fechado, que não tem muito tempo para oferecer a uma conversa. Tem clientes que estão num dia ruim, eventualmente mal-humorados, ou há aqueles que são sempre assim.

Enfrentando o nervosismo

  1. Escuta. A primeira coisa a se fazer é escutar atentamente o que o cliente tem a dizer. ...
  2. Agilidade. Demonstre interesse em resolver o problema. ...
  3. Empatia. Coloque-se no lugar do cliente, certamente, isso o ajudará a compreender o sentimento dele e resolver o problema com mais afinco. ...
  4. Sinceridade.

6- O curioso: prestam muita atenção nas falas do vendedor e costumam fazer várias perguntas. Não são bem informados, mas querem fazer de você, o “google” a respeito dos produtos e serviços que você vende.

É isso o que diz a lei (vide: Art. 187 do CC). Quando o consumidor extrapola esses limites, ele comente ato ilícito, e pode ser responsabilizado com multas e ainda terá que arcar com os prejuízos causados ao fornecedor, ai incluídas eventuais despesas com processo, custas e gastos com a contratação de advogado.

Para lidar com pessoas arrogantes no trabalho, siga as nossas dicas abaixo!

  1. Combata a arrogância com bom humor. O bom humor desarma as pessoas arrogantes. ...
  2. Não leve a arrogância para o lado pessoal. ...
  3. Ignore tentativas de chamar atenção. ...
  4. Seja um bom exemplo. ...
  5. Exercite a empatia. ...
  6. Saiba quais batalhas deve escolher. ...
  7. Seja assertivo.