Qual o tipo de chocolate para derreter?

Perguntado por: ivilela2 . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.8 / 5 19 votos

Quem trabalha em confeitaria geralmente usa marcas de chocolate para derreter como Callebaut, Harald, Sicao, Mavalério, Garoto, Nesté, Norcau e Selecta.

Agora, para banhar trufas, bombons e pães de mel sou a favor de um belo chocolate ao leite ou meio amargo de alta qualidade. Os chocolates fracionados também estão disponíveis nas versões ao leite, meio amargo e branco, em uma grande variedade de marcas.

Os chocolates fracionados e hidrogenados perdem a nobreza e ganham status de cobertura de chocolate pois em suas receitas a manteiga de cacau é substituída parcial (no caso do fracionado) ou totalmente (hidrogenado) por outra gordura vegetal, que pode ser de óleo de palma, babaçu, soja, etc.

A Top se aproxima mais em sabor e textura do comportamento da manteiga de cacau. Por outro lado, a Confeiteiro é um pouco mais resistente ao calor. Esses dois batem um bolão juntos em receitas de bombons e trufas! O recheio e o sabor ficam por conta do chocolate nobre Melken.

Você já deve ter ouvido esta frase antes e deve estar achando então que a notícia não é assim tão interessante. Ela é sim, pois os chocolates que hoje não derretem na mão são aqueles recobertos de uma camada colorida (que não é de chocolate), como os famosos M&Ms.

No derretimento, você poderá usar dois métodos: micro-ondas ou banho-maria. Micro-ondas: você deve escolher uma tigela que não esquente muito rápido, pois isso pode queimar o chocolate durante o processo. Com o micro-ondas em potência baixa, derreta o chocolate por 30 segundos.

Você pode comer ele puro, ou derreter para receitas, como caldas de bolo, brigadeiros e até tortas. E neste tamanho de barra, é perfeito para dividir com amigos e familiares.

Por tanto, são chocolates todos aqueles produtos que contenham ao menos 25% de cacau nas versões ao leite, meio amarga ou amargas e 20% para o chocolate branco. Todo produto com menor teor de cacau do que o previsto na legislação é classificado como cobertura.

O chocolate fracionado também não precisa de. temperagem, por isso é muito usado em bombons, cascas de ovos de páscoa e barras recheadas.

O chocolate puro (ou nobre) é o melhor tipo para fazer ovo de Páscoa caseiro. É o de melhor qualidade, mais gostoso e saudável. Além disso, após ser temperado, fica com a aparência linda e mantém seu sabor delicioso.

Em suma, o chocolate fracionado pode ser usado para fazer ovos de Páscoa, mas ainda não é o melhor chocolate em questão de qualidade.

Para derreter uma barra de chocolate com creme de leite basta colocá-los juntos no recipiente e realizar o banho-maria conforme foi indicado.

Para derreter chocolate (especificamente no micro-ondas) é preciso uma tigela com material que tenha alta resistência térmica (acima de 100 °C). Evite tigelas de vidro pois, além do material não ser indicado para cozinha, pode sofrer superaquecimento.

No caso da Lacta, os mais populares são o Sonho de Valsa, Ouro Branco, Diamante Negro e Bis. Já a Nestlé é famosa por fabricar os chocolates Prestígio, Suflair, Alpino e Galak. O levantamento também descobriu o chocolate do qual os brasileiros mais gostam.

Informações adicionais: O blend é mistura equilibrada do chocolate ao leite e o meio amargo. Produto não necessita temperagem, pois se trata de uma cobertura. Armazene em local seco e ventilado, temperatura ambiente de até 25°C.

Na verdade, não é o chocolate todo, e sim a cobertura dele, isso porque apresenta quantidade de sólidos de cacau menor que 25%. Além disso, em sua composição a manteiga de cacau é parcialmente substituída por outra gordura vegetal, geralmente de palma.

Eu te explico como usar essa delícia nas receitas! Gente, o chocolate fracionado é um tipo de cobertura ótimo pra confeitaria, viu? Ele conta com uma textura macia, ideal pra banhar bombons, pão de mel, fazer casquinhas de chocolate, entre outros doces.