Qual o tipo de chá que substitui a sertralina?

Perguntado por: omello . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

Erva-de-são-joão.

Camomila: é um dos ingredientes mais famosos nas receitas de chá para insônia e ansiedade. Ela combate nervosismo, estresse, hiperatividade e dificuldade para dormir.

camomila

Chá de camomila
Provavelmente a mais popular entre os apaixonados por chá, a camomila é um dos principais calmantes utilizados para dormir. E sua fama não é à toa: ela age no sistema nervoso, reduzindo a ansiedade e os níveis de cortisol, hormônio do estresse.

Chá de lavanda

Chá de lavanda
A lavanda possui propriedades sedativas, relaxantes, calmantes e ansiolíticas que auxiliam a melhorar a ansiedade, inquietação e agitação, e reduzir o estresse, que podem causar insônia ou dificuldade para dormir.

Erva-de-são-joão
A erva-de-são-joão é um poderoso alimento antidepressivo e pode ser consumido em chá ou em cápsulas. Além de ser rico em vitamina C — que também tem ação contra a depressão —, tem hipericina, uma substância com efeito antidepressivo natural comprovado por estudos científicos.

Melissa ou cidreira
Isso acontece porque ela possui componentes que possuem um efeito calmante, ajudando assim no combate direto à depressão e também o ajudando a adquirir boas noites de sono, ao relaxar o corpo antes de dormir.

Camomila
Como vimos, além de calmante natural, a camomila é um antioxidante e antiinflamatório dos mais eficazes. Isso sem contar que ela auxilia a digestão e, por seu efeito sedativo, é também uma aliada no combate ao estresse.

Além dos benefícios do chá de erva-doce também pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade. Isso ocorre porque ele contém compostos que atuam no sistema nervoso, ajudando a acalmar a mente e promover a sensação de relaxamento.

A fonte mais conhecida de Ômega 3, os peixes como Sardinha, Cavala e Salmão podem ajudar em momentos de ansiedade. Esses ingredientes também são ricos em Triptofano, o que melhora a saúde mental e a produção de hormônios como a Serotonina. A concentração também é beneficiada pelo consumo, assim como o sono.

Com propriedades contra insônia, varizes e dores articulares, esse fitoterápico não deve ser consumido concomitantemente a anticoagulantes nem IMAOS (inibidores de monoamina oxidase) usados em tratamentos para depressão, pois potencializa seus efeitos.

Chá de erva cidreira reduz o estresse
O ingrediente se destaca pela ação calmante e sedativa. Portanto, age para diminuir problemas de insônia, ansiedade e até estresse. Além disso, o óleo essencial de erva cidreira é utilizado na aromaterapia por seu efeito sedativo leve.

Lentilha, grão-de-bico e ervilha. São outras boas fontes de magnésio, mineral de importância fundamental para o bom funcionamento do sistema nervoso. Basta uma concha pequena de um desses alimentos, cozido, nas refeições principais, para ajudar a aliviar os sintomas da ansiedade.

Remédios de farmácia que não precisam de receita

  1. Melatonina. A melatonina é uma substância produzida pelo próprio organismo, que tem como função regular o ritmo circadiano, fazendo com que funcione normalmente. ...
  2. Anti-histamínicos.

A erva-doce possui ainda cumarina, substância conhecida por seu efeito anticoagulante, por isso não é indicada para pessoas que fazem uso de medicamentos com a mesma ação, uma vez que pode potencializar seu efeito.

Olá! Tomar uma xícara de chá de camomila, erva doce, cidreira ou hortelã todos os dias durante a noite é geralmente seguro e pode até mesmo proporcionar alguns benefícios à saúde.

CHÁ DE LOURO: PARA QUE SERVE? O chá de louro é conhecido pela sua ação anti-inflamatória, diurética, antioxidante, digestiva e anti-reumática. Geralmente, a parte utilizada do louro são suas folhas, que são ricas em potássio, magnésio e vitaminas B6, B9 e C, além de possuir ação diurética.

Quais são os antidepressivos fitoterápicos mais usados?

  • – Erva de São João/Hipericão/Hypericum perforatum) ...
  • – Açafrão. ...
  • – Passiflora (Passiflora incarnata) ...
  • – Valeriana (Valeriana officinalis)

As flores da erva-de-são-joão (Hypericum perforatum) contêm em seus ingredientes biologicamente ativos hipericina e hiperforina. A erva-de-são-joão pode aumentar serotonina no sistema nervoso central e em doses muito elevadas atua como um inibidor da monoamino-oxidade (IMAO).