Qual o tipo de caule da cenoura?

Perguntado por: laparicio . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 3 votos

O caule verdadeiro é compacto e se encontra inserido na porção superior do ombro da raiz ou hipocótilo. A parte aérea é composta por hastes eretas, ramificadas, chegando, nas condições de Brasília-DF atingir 1,5 de altura na umbela primária.

Podem ser classificados em eretos, trepadores e rastejantes. Os caules eretos estão relacionados, por exemplo, com plantas de floresta que precisam competir por luminosidade. São exemplos de caules aéreos eretos o tronco, o estipe, a haste e o colmo.

O caule é de formato de disco com entrenós muito curtos, constitui a base do bulbo e localiza-se abaixo do nível do solo. O sistema radicular é do tipo fasciculado, formado por raízes adventícias finas e bem providas de pêlos radiculares no terço médio inferior.

Os tubérculos são caules subterrâneos que acumulam substâncias de reserva energética. Por isso, muitas vezes os tubérculos são comestíveis. Exemplo: batata, inhame, cará. Na superfície dos tubérculos também são encontradas as gemas, as quais podem originar novas plantas.

Legumes do tipo caule: cheios de fibra
O palmito, aipo, aspargo e ruibarbo são os principais legumes da categoria dos caules. Eles costumam ser compridos e finos, já que são aquela parte que fica entre a raiz e as folhas do vegetal, sabe?

Essas hortaliças pertencem à família das brássicas e possuem ação protetora ao organismo, especialmente nos intestinos. As folhas podem ser preparadas assim como a couve, fatiadas e refogadas, para acompanhar carnes e fazer Torta de verduras e Caldo verde nutritivo.

A cenoura, espécie Daucus carota L., é da família Apiaceae. À família da cenoura pertencem a salsinha, aipo, coentro, erva-doce e nabo.

A cenoura (Daucus carota L.) é uma dicotiledônea pertencente à Ordem Apiales e a Família Apiaceae.

Podemos classificar os caules em três tipos principais:

  1. Subterrâneos: desenvolvem-se abaixo da superfície do solo.
  2. Aéreos: localizam-se acima do solo e podem ser classificados em: eretos: disputam a luz solar; trepadores: necessitam de apoio; ...
  3. Aquáticos: desenvolvem-se no meio aquático.

Caules aéreos

  • colmo, exemplos: bambu, cana-de-açúcar e milho;
  • estipe, exemplos: mamão e palmeiras;
  • haste, exemplos: rosa e soja;
  • escapo, exemplos: capim-dandá;
  • tronco, exemplos: árvores;

Escamoso: bulbo que apresenta catáfilos derivados de folhas internas, que não se dispõem concentricamente. Exemplo: lírio-japonês (Lilium longiflorum - Liliaceae).

O caule é, normalmente, glabro, não ramificado, e a raiz é robusta e ramificada. Possui folhas grandes, bastante grossas, geralmente alternas e simples, pecioladas e sem estípulas.

O caule aéreo da batata é normalmente oco na sua parte superior. Tem secção circular, quadrangular ou triangular, podendo apresentar asas, que são lisas ou onduladas. Quando o caule cresce diretamente do tubérculo-mãe ou próximo dele, é chamado de "rama", que pode ou não se ramificar.

O caule verdadeiro (Figura 1B) é um disco comprimido sendo o ponto de partida das folhas e das raízes, que são pouco ramificadas e com profundidade variando de 20 a 30 cm. Figura 1. A) Planta de alho, com as bainhas e pseudocaule. B)

O caule é um órgão vegetal que consiste em um sistema formado por nós e entrenós. As duas principais funções do caule são sustentação e condução. O caule pode assumir outras funções, como proteção, fixação no substrato e realização da fotossíntese. Pode ser classificado em aéreo, subterrâneo ou aquático.

Caules Aquáticos
São clorofilados, podendo desempenhar fotossíntese. São adaptados para a vida aquática, possuindo parênquima capaz de armazenar ar, chamado de parênquima aerífero. Esse tipo de caule permite a respiração do vegetal e flutuação desse vegetal dentro da água.