Qual o tipo de câncer que dá tontura?

Perguntado por: osalgueiro7 . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Oncologista aponta sintomas que podem indicar câncer no pâncreas. Os sintomas dependem da região onde está localizado o tumor. Os mais perceptíveis são perda de apetite e de peso, fraqueza, diarreia e tontura; O tumor que atinge a cabeça do pâncreas provoca icterícia, doença que deixa a pele e os olhos amarelados.

Alterações no tamanho ou na cor de um sinal ou alterações em uma ulceração cutânea que não cicatriza. Um crescimento ou mancha na pele que cresce ou muda de aparência. Uma ferida que não cicatriza. Linfonodos aumentados.

Quais os primeiros sintomas de câncer de pâncreas?

  • Perda de peso;
  • Falta de apetite;
  • Dor no abdome, principalmente na parte de cima do abdome e quando se irradia para a região das costas;
  • Fraqueza;
  • Urina escura em associação com fezes claras;
  • Náuseas;
  • Pele e olhos amarelados (icterícia).

"Tontura incapacitante, dor de cabeça de forte intensidade, enjoos e vômitos são sinais de alarme para várias doenças graves e são sintomas comuns nas labirintites, portanto é sempre recomendado procurar um pronto-socorro no surgimento desses sintomas", alerta.

Cansaço inexplicável e perda de energia. Hematomas frequentes. Sangramento anormal. Dor contínua.

Várias disfunções e doenças podem causar tontura constante (ou “labirintite”, como a tontura é referida popularmente), algumas de forma contínua, outras em episódios.

Apesar de tonturas serem comuns, não devem ser encaradas com normalidade, pois as mesmas podem ser o sinal de alerta para diversas doenças que vão de situações corriqueiras, até quadros sérios e graves. Vale lembrar que a tontura é um sintoma e não uma doença.

Não existe nenhum exame de sangue para detectar câncer no corpo inteiro. O que existe, além do hemograma completo, são exames de sangue específicos, que ajudam no rastreamento de determinados tipos de neoplasias. É o caso de uma série de marcadores tumorais circulantes.

Sentimentos como raiva, depressão, ansiedade, medo, preocupações, angustias, negação e agressividade são comuns entre os pacientes com câncer. Seguem alguns exemplos de situações nos quais esses sentimentos podem aparecer: A negação costuma estar mais relacionada ao momento do diagnóstico.

Sintomas de problemas no pâncreas

  • Dores constantes no abdômen;
  • Olhos e pele amarelados;
  • Urina de cor escura;
  • Após as refeições sentir má digestão;
  • Dores nas costas, que não estão associadas a má postura;
  • Sensação de estômago ou barriga inchados;
  • Vômitos e náuseas recorrentes.

Alteração nas fezes
A diarreia, constipação, mudança de cor e outras alterações nas fezes são sintomas relativamente comuns de pancreatite crônica. “A alteração nas fezes provém do processo inflamatório pancreático, que altera a liberação de enzimas que controlam a digestão”, afirma a médica.

A tontura que está ausente em repouso e ocorre apenas após ummovimento específico (desencadeado) é diferente da tontura que está presente emrepouso, mas aumenta em intensidade com o movimento (exacerbado).

Doenças cardíacas que causam tontura
Podem surgir dois tipos de doença: a estenose aórtica ou a regurgitação mitral.

Tonturas e desmaios
Tonturas, desmaios e até uma síncope são sintomas comuns de doenças cardiovasculares. Eles acontecem nas situações em que há diminuição do fluxo sanguíneo para o cérebro.

Assim como ocorre com outros cânceres, a doença pode ser assintomática no início. No entanto, a grande maioria dos pacientes vai apresentar algum tipo de sintoma. Daí a importância de se realizar os exames periódicos para rastreio precoce da doença.

Exames para detectar câncer incluem mamografia, tomografia e radiografia. Saiba mais! A realização de exame para detectar câncer é fundamental para que a patologia seja identificada precocemente, contribuindo imensamente nas chances de cura e melhores prognósticos.

A tontura também pode estar relacionada à ansiedade, problema que se agravou durante a pandemia do novo coronavírus. “Os problemas podem ser o mais diversos possíveis. Pode, por exemplo, ser um problema hormonal, metabólico, soltura dos cristais dentro do ouvido ou ansiedade, estresse, depressão”, esclarece Jeanne.

Cansaço crônico, muito sono, falta de energia para desenvolver atividades cotidianas, preguiça frequente e tontura são sintomas comuns em casos de diabetes. Ocorrem pela desidratação provocada pela poliúria e pela incapacidade das células em receber glicose suficiente.