Qual o tipo de banana que tem mais potássio?

Perguntado por: afogaca . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 6 votos

banana-prata

A banana-prata é a que contém maior quantidade de potássio, enquanto a banana-nanica é a que possui menos calorias (cerca de 45 kcal, uma unidade de 50 g). A banana-da-terra é a única que não deve ser consumida in natura, pois é mais difícil de digerir.

A banana mais rica em vitamina C é a ouro
A banana prata, a banana figo e a banana maçã são os 3 tipos com maior teor de vitamina C.

A quantidade de potássio encontrada na fruta também varia de acordo com o tipo, safra e maturidade, mas de maneira geral, seria necessário comer umas 14 bananas por dia para suprir o nutriente. É melhor caprichar nas refeições principais!

Para quem gosta de preparar doces, saiba que a banana-prata é a melhor escolha, já que sua polpa é extremamente consistente. No entanto, ela também pode ser consumida in natura ou em vitaminais.

4. Abacate: a fruta contém bem mais do que o dobro de potássio do que uma banana: 975 miligramas.

No papel, o melão cantaloupe tem menos potássio do que a banana.

Batata, batata-doce, beterraba, brócolis, cará, couve, couve-flor, espinafre e tomate.

É com base na concentração desses nutrientes que avaliamos qual tipo de banana é a melhor opção: "Qual a melhor? Se for para fornecer mais energia e potássio ao mesmo tempo, é a da terra. Se for para ter apenas mais potássio é a nanica.

No geral, Juliana Vieira costuma recomendar apenas uma unidade por dia para seus pacientes. Isso porque comer a fruta de forma descontrolada pode, sim, provocar o aumento de peso (assim como a maioria dos alimentos), mas a recomendação também serve para garantir mais variedade de ingredientes nas refeições.

376 mg

Banana-nanica
Ela é utilizada em diversos doces e vitaminas. Em 100g da fruta há, aproximadamente, 92 kcal, 376 mg de potássio, 28 mg de magnésio e 1,9 g de fibras.

Consuma frutos do mar que são boas fontes de potássio.
O peixe é outra boa forma de obter o mineral; em uma porção de 85 g, há: 484 mg em salmão ou atum enlatados.

Pode ser realizada apenas reposição via oral se esta for viável, se não houver alterações em ECG. Deve ser administrado o xarope de Cloreto de Potássio (KCL) 6% – 10 a 20 ml após refeições, 3 a 4 vezes por dia VO (15 mL = 12 mEq) ou em cápsula de Cloreto de Potássio (KCL) 600mg/cápsula = 8 mEq/cápsula.

Quando a quantidade de potássio na corrente sanguínea está baixa, dá-se o nome de hipocalemia. Isso pode ocorrer por diversos fatores, entre eles diarreia, vômitos, uso excessivo de álcool ou laxantes, insuficiência renal crônica, entre outros.

Banana-prata
Por isso, é consumida frita ou como bananada, além de ser saboreada in natura ou como vitaminas. Essa variedade de banana é rica em vitamina C e potássio (teor menor que a nanica).

Damascos secos: outra fruta seca que entra no ranking é o damasco, que tem 257 miligramas em ¼ de xícara. Melão cantaloupe: uma porção de 134 gramas deste tipo de melão tem 358 miligramas de potássio. Mamão: Uma porção pequena de mamão papaia tem 264 miligramas de potássio.

Alcachofra, alho, alho poró, aspargos, banana e soja são alimentos ricos em frutooligossacarídeos, também podem ser acompanhamentos para uma dieta com ferro. Atenção ao café, chás, leite e seus derivados, pois eles podem dificultar que o seu organismo absorva o nutriente.

Feijão preto

Feijão preto é abundante em potássio
Além do alto índice de proteína, o feijão tem 739 mg do mineral.

Pode promover o sono
O chá de banana tornou-se um auxílio popular ao sono. Ele contém três nutrientes principais que muitas pessoas afirmam ajudar a melhorar o sono – potássio, magnésio e triptofano.

Casca de banana
As cascas de banana têm muito potássio, assim como a fruta. Por isso, é um ótimo adubo orgânico. Triture as cascas, fazendo uma massa. Depois, é só enterrar ao redor de cada planta.

MEDICAMENTOS QUE CAUSAM HIPERCALEMIA (aumento do potássio no sangue) Inibidores da ECA (Enzima Conversora da Angiotensina); anti-inflamatórios não esteroides; ciclosporina; digitálicos (em superdosagem); diuréticos poupadores de potássio; heparina; penicilinas e outros medicamentos contendo potássio; succinilcolina.

O potássio é necessário para o funcionamento normal de todas as células. Pois regula os batimentos cardíacos, garante o funcionamento adequado dos músculos e nervos. Além de ser vital para sintetizar proteínas e metabolizar carboidratos.