Qual o tipo de aprendizagem mais evidente na situação 3 como é possível identificá lo?

Perguntado por: abarros . Última atualização: 1 de maio de 2023
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c) Na situação 3, o tipo de aprendizagem dominante é a associativa. Nesse tipo de aprendizagem, o aprendiz estabelece relação entre estímulo, resposta e consequência.

A partir destas competências, os autores definiram quatro estilos de aprendizagem: ativo, reflexivo, teórico e pragmático. Conheça as características de cada um deles.

A aprendizagem associativa se refere ao estabelecimento de relação entre dois estímulos ou eventos. Esse tipo de aprendizagem se refere à atribuição de relação entre dois estímulos de acordo com o condicionamento pavloviano ou entre um comportamento e uma consequência de acordo com o condicionamento operante.

Existem três tipos de aprendizagem significativa que são aprendizagem representacional, conceitual e proposicional.

Existem diversos fatores que podem interferir negativa ou positivamente no processo de aprendizagem do aluno. Entre eles, destacam-se aspectos ambientais, econômicos, sociais, afetivos, psicológicos, emocionais e familiares.

A aprendizagem significativa ocorre quando uma nova ideia se relaciona aos conhecimentos prévios, em uma situação relevante para o estudante, proposta pelo professor. Nesse processo, o estudante amplia e atualiza a informação anterior, atribuindo novos significados a seus conhecimentos.

Veja, a seguir, os principais tipos de Transtornos de Aprendizagem:

  • Dislexia.
  • Discalculia.
  • Disortografia.
  • Disgrafia.
  • Transtorno do Processamento Auditivo Central.
  • Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividadea.
  • Referências:

consciência fonêmica: conhecer os fonemas (sons) das letras e saber usá-los. instrução fonética sistemática: aprender a relação entre as letras e os sons. fluência em leitura oral: saber ler com velocidade, de forma agradável.

Para se aplicar a técnica, existem 4 etapas fundamentais: Aquisição: O observador reconhece, ao observar o modelo, as características distintivas de sua conduta; Retenção: O que foi observado é armazenado na memória; Desempenho: Se o observador aprova o comportamento do modelo e aceita as consequências, ele o reproduz.

Os Estilos Cognitivos de Aprendizagem caracterizam a maneira na qual o aluno está mais receptivo ao conhecimento, identificando-o, há como definir as melhores estratégias de ensino para conseguir aumentar o rendimento do aluno, até mesmo nas disciplinas que possui mais dificuldade.

Seus estudos definiram a aprendizagem com base no estudo da gênese psicológica do pensamento humano. Para ele, a aprendizagem é a aquisição de conhecimento através das estruturas cognitivas do indivíduo, principalmente o pensamento e a linguagem, e da sua interação com o meio.

Na aprendizagem observacional, a pessoa aprende através de um processo de observação do comportamento do outro, retenção das informações e posterior replicação desses comportamentos observados. Em outras palavras, é a capacidade de aprender ao ver outra pessoa fazendo.

Este define aprendizagem implícita como "aquisição de conhecimento que acontece independente das tentativas conscientes para aprender na ausência de conhecimento explícito sobre o que se adquiriu" (p.

APRENDIZADO ASSOCIATIVO
A diferença básica entre os dois é bastante simples: enquanto no condicionamento clássico o animal aprende a associar um comportamento que lhe é próprio a um novo estímulo, no condicionamento operante o animal aprenderá um novo comportamento (CARLSON, 2002).

Ausubel (2003) identifica três tipos de conhecimento significativo: Representacional, Conceitual e Proposicional.

A aprendizagem adaptativa entende que cada pessoa tem seu jeito de aprender, basta adotar a metodologia mais adequada para o indivíduo. Desta forma não há essa carga no aluno ou colaborador e isso o motiva ainda mais a buscar conhecimento e avançar em seus estudos.