Qual o tipo de adenoma mais perigoso?

Perguntado por: icastro5 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

Porém, como já explicado, apenas uma minoria dos adenomas evoluem para câncer. Os pólipos vilosos e túbulo-vilosos são os que têm mais risco de malignização.

O adenoma com displasia de alto grau é considerado uma ponte patológica entre uma lesão benigna e o câncer invasivo(14).

Tratamento e prevenção
Os adenomas são removidos por completo por meio de pinça eletrocirúrgica ou alça durante a colonoscopia. É recomendado a extração total dos adenomas detectados principalmente os adenomas vilosos grandes, pois possuem alto risco de se tornarem cancerígenos.

Para pacientes do sexo feminino com adenomas maiores que 5cm, a cirurgia para retirada do adenoma é quase sempre indicada devido ao alto risco de transformação maligna e complicações. Em alguns casos selecionados de subtipos com menor risco de complicações, pode até se considerar observar a evolução.

No que se refere ao tamanho, os adenomas de pituitária podem ser microadenomas, quando têm menos de 1 cm de diâmetro, ou macroadenomas, quando têm 1 cm ou mais de diâmetro.

Podem ocasionar dores de cabeça , visão turva, impotência (em homens), infertilidade e relações sexuais dolorosas. Costumam responder bem à remoção cirúrgica. Adenomas da glândula tireoide : presentes como nódulos tireoidianos .

Cerca de 6% dos indivíduos com idade superior a 60 anos pode abrigar um adenoma adrenal. Não foram descobertos ainda outros fatores predisponentes, e possibilidades de prevenção também é desconhecida.

O médico oncologista Rafael De Cicco explica que o adenoma é um tipo benigno de tumor que afeta glândulas em geral, podendo ocorrer em outras partes do corpo além da tireoide. “O adenoma de paratireoide é a presença desse tumor benigno das glândulas paratireoides.

Os pólipos colônicos são lesões pré-cancerosas, que devem ser precocemente diagnosticados e tratados de forma adequada 1. O adenoma intestinal é uma lesão benigna que apresenta um potencial de malignização para displasia grave e, posteriormente, para adenocarcinoma invasivo 2.

O que são os adenomas de hipófise? São tumores que afetam a hipófise, uma glândula considerada uma das mais importantes do corpo. Considerados raros, os adenomas de hipófise representam cerca de 15% dos tumores intracranianos, que em sua maioria são benignos, apenas 0,1% dos casos possui malignidade.

O adenocarcinoma é um tipo de câncer que afeta as glândulas e o tecido epitelial dos órgãos excretores. O termo é derivado de “adeno”, que significa glândula, e “carcinoma”, que descreve um câncer epitelial. É o tipo mais comum de câncer.

Qual médico trata o Adenoma Hepático e Adenomatose? O médico que trata o adenoma do fígado é o Hepatologista.

A cirurgia é realizada com anestesia geral e dura cerca de 2 a 3 horas.

Pacientes com adenomas, que apresentam dor súbita, forte intensidade e com hipotensão, devem ser avaliados imediatamente em centro especializado. Presença de massa palpável no abdômen e fígado aumentado de tamanho pode ser visto em até 25% dos pacientes. Icterícia é raro.

Muitas vezes, a Cirurgia de adenoma no fígado pode ser feita de maneira minimamente invasiva, por meio de videolaparoscopia. Dessa forma, evita-se a realização de grandes cortes sobre o abdômen, possibilitando recuperação mais rápida e com menos dor.

Ainda de acordo com o médico, entre dez a 15 pessoas por ano necessitam desse tipo de cirurgia que, quando realizada por hospitais particulares, chegam a ter um custo que oscila de R$ 10 mil a R$ 20 mil.

O adenoma intestinal é uma lesão benigna que apresenta um potencial de malignização para displasia grave e, posteriormente, para adenocarcinoma invasivo 2. O principal fator de risco, é sem dúvida, a presença de pólipos adenomatosos tubulares ou vilosos.

Cistoadenoma. Esse é um tipo de tumor benigno que se forma a partir do tecido que reveste os ovários. Ao contrário dos outros tipos, ele não regride sozinho, sendo necessário uma aspiração com agulha ou tratamento cirúrgico.