Qual o teste físico do Exército?

Perguntado por: lmata . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.9 / 5 18 votos

O TAF é composto por corrida de 12 minutos; abdominais; flexão de braços; e barra fixa.

Os integrantes da Base Administrativa realizaram o 3º Teste de Aptidão Física, aplicado nos Cabos e Soldados no dia 19 de outubro e nos Oficiais, Subtenentes e Sargentos no dia 31 de outubro.

Neste exame, eletrodos são colocados no tórax, braços e pernas do paciente e conectados a uma máquina, que monitora sua atividade elétrica cardíaca. O objetivo é detectar anormalidades na anatomia e funcionamento do coração.

Os requisitos globais para se candidatar são, entre outros: ter altura de no mínimo 1,60 m para homens e 1,55m para mulheres; ter nível de escolaridade e faixa etária em conformidade com as exigidas para o cargo.

Temido por muitos candidatos, o teste de barra fixa é considerado um dos testes mais difíceis do TAF.

Dicas de militares para se sair bem nos testes
“Nesta etapa, é necessário um esforço maior do candidato para realizar as provas de corrida e natação. Quem não sabe nadar é válido entrar em uma aula particular de natação, como eu fiz, e praticar corridas” diz a Cabo.

Os primeiros dias destinam-se a familiarizar o recruta com a rotina e as práticas comuns ao ambiente militar. Nesse período, o jovem inicia a prática controlada de atividades físicas. Adquire noções de hierarquia, disciplina e civismo.

TAF da ESA (Escola de Sargentos das Armas)
Corrida de 12 minutos: 2450 metros para o sexo masculino e 2100 metros para o sexo feminino; Flexão na Barra Fixa: 3 repetições para o sexo masculino e 1 repetição para o sexo feminino.

Sendo assim, o que acontece após a reprovação no TAF é o afastamento imediato do candidato, impedindo-o de realizar as demais etapas do concurso.

Assim, cada edital traz uma determinada seleção de exercícios a serem cobrados: barra fixa, abdominal (das mais variadas formas), corridas (das mais variadas formas), salto vertical, salto horizontal, flexão de braço, entre outros.

Veja quais são os principais tipos de avaliação física:

  1. Teste de composição corporal. Nosso corpo é composto de água, músculos, ossos, gordura, órgãos vitais. ...
  2. Teste de resistência cardiovascular. ...
  3. Teste de força e resistência. ...
  4. Teste de flexibilidade.

Procure usar os equipamentos com precisão, pois cada segundo valeu ouro no caso de TAF com etapas eliminatórias e classificatórias. Em algumas provas você pode utilizar celular ou relógio para marcar o tempo.

Os alimentos recomendados são:

  • 20 minutos antes da prova: carboidratos de fácil digestão, como frutas e tapioca;
  • Mais de 1 hora antes da prova: carboidratos de maior tempo de digestão, como pães integrais e leite com grãos;
  • 2 a 3 horas antes da prova: refeições pesadas, como feijão.

Em tal cenário, o cidadão que possuir altura maior que 1,70 m e peso maior que 60 kg e, ainda, no teste realizado pelo dinamômetro, aferir força muscular superior a 127 kg, será considerado tipo físico "A".