Qual o termo técnico usado para fraqueza?

Perguntado por: acorte . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Astenia – fraqueza, cansaço físico intenso. Ataxia - Falta de coordenação.

Sinal ou sintoma clínico manifestado como debilidade, falta ou perda de força e energia. Sinal ou sintoma clínico manifestado como debilidade, falta ou perda de força e energia.

Afasia – Sintoma neurológico revelado por perda ou incapacidade de expressar ou interpretar a linguagem falada ou escrita. Aférese – Remoção do sangue do próprio paciente. Agalactia – Ausência de leite nas mamas depois do parto; agalactose.

Astenia (ou debilidade) – consiste em uma sensação de cansaço ou exaustão na ausência de força muscular; Fraqueza muscular – é um sintoma sem motivos aparentes, que caracteriza diversas condições de saúde e pode surgir por variadas causas.

A asteniamialgia, termo médico que define a fadiga, com sensação de fraqueza e falta de energia, pode explicar os sintomas apresentados pelo cantor (tremores). Geralmente, é causada por diversos fatores, como resfriados, gripes, deficiência de vitaminas, exposição a tratamentos como quimioterapia, entre outros.

A fraqueza muscular, também conhecida como adinamia ou astenia, é comum após a realização de um grande esforço físico. Por exemplo, após participar numa maratona ou realizar exercício no ginásio em excesso, ou após a repetição da mesma tarefa/ação durante muito tempo, entre outras causas.

Mialgia é o termo médico para dor muscular. O sintoma pode aparecer em praticamente todo o corpo – uma vez que os músculos estão em quase todas as regiões. Geralmente, é resultado de estresse, esforço excessivo ou atividades físicas.

Normalmente, a fadiga deveria ser apenas uma imitação, a curto prazo, das atividades físicas ou intelectuais. Mas, em alguns momentos, a fadiga pode representar uma doença: quando não melhora mesmo após o repouso. Os médicos às vezes chamam esse tipo de fadiga de “astenia”.

A fraqueza muscular pode se apresentar junto a outros sintomas, como:

  • Cansaço físico ou mental;
  • Dificuldade para respirar;
  • Perda de força em um ou mais músculos do corpo;
  • Incapacidade de sustentação da cabeça;
  • Dificuldade para mastigar, engolir ou falar;
  • Perda involuntária de fezes ou urina.

Caquexia é a perda de tecido adiposo e músculo ósseo. Ocorre em muitas doenças e é comum em vários tipos de câncer quando seu controle falha. Alguns tipos de câncer, em especial pancreático e gástrico, produzem caquexia profunda. Alguns pacientes podem perder 10% a 20% do seu peso corporal.

evacuação | Dicionário Infopédia de Termos Médicos.

O termo úlcera refere-se a um tipo de lesões, semelhantes a uma ferida, na pele ou nas mucosas que r...

Os sintomas de fraqueza no corpo podem ser apenas pontais e passageiros, especialmente após um período em que o organismo foi submetido a exaustão física. Isso inclui uma atividade física intensa, muitas horas sem se alimentar adequadamente, falta de sono ou até pouca ingestão de água.

Perda de força refere-se à uma condição em que a pessoa não consegue mover um músculo normalmente, apesar de tentar o máximo que pode.

Quando faltam alguns nutrientes, o corpo concentra a sua energia no funcionamento dos órgãos mais vitais. Com isso, sentimos fadiga e fraqueza nos músculos — que parecem não ter mais a força adequada para realizar as atividades diárias.

As principais fraquezas pessoais

  1. Impaciência. A impaciência é um dos principais obstáculos que nos mantêm separados dos nossos objetivos. ...
  2. Egoísmo. ...
  3. Ciúme. ...
  4. Covardia. ...
  5. Conformismo com a ignorância. ...
  6. Ressentimento.

Resposta: A origem é o Latim FLACCUS, “flácido, mole, sem vigor”. O significado se encontra nos dicionários.