Qual o termo técnico para vômito?

Perguntado por: oresende . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 12 votos

O vômito ou êmese é um ato involuntário, que consiste na expulsão peroral forçada do conteúdo gástrico, provocada por contração enérgica dos músculos ab- dominais.

Emese, ou vômito, é a expulsão do conteúdo do estômago através da boca.

Náusea: sensação desagradável de enjôo e vontade de de vomitar.

O vômito é a expulsão violenta e forçada do conteúdo gástrico, acompanhada de contração do diafragma e da musculatura abdominal, com relaxamento do cárdia e contração do piloro. Usualmente, é precedido de náusea e acompanhado de pa- lidez, taquicardia, sialorreia, sudorese e lassidão.

Disenteria - Diarréia com a presença de muco, pus ou sangue nas fezes e dor à evacuação (tenesmo).

Generalmente indica hemorragia del TRACTO GASTROINTESTINAL SUPERIOR. Nota de escopo: Vômito de sangue que apresenta característica de cores vermelho claro ou café-terra. Geralmente indica sangramento do TRATO GASTROINTESTINAL SUPERIOR.

A regurgitação consiste no refluxo de comida do esôfago ou do estômago, sem náuseas nem contrações violentas dos músculos do abdômen. A ruminação é a regurgitação sem causa física aparente. ou de um controle nervoso anômalo que afeta a coordenação entre o esôfago e o seu esfíncter na abertura do estômago (acalasia.

O vômito, também denominado de êmese, nada mais é que uma eliminação involuntária do conteúdo gástrico. Ele ocorre por causa de uma forte e incontrolável contração dos músculos abominais que levam ao aumento súbito da pressão intra-abdominal e, consequentemente, à expulsão do conteúdo gástrico.

A hematêmese é o vômito de apreciável quantidade de sangue. Melena são fezes escuras, quase pretas e pastosas, lembrando borra de café ou piche; elas se explicam pela presença de sangue no aparelho digestivo, pois era tais casos a origem da hemorragia se situa geralmente nos seg- mentos mais altos do trato digestivo.

A Pirose é a queimação no estômago após a ingestão de alimentos gordurosos. A condição causa a sensação de calor excessivo, que pode aparecer associada a uma secreção de saliva e uma acumulação de gases. Também conhecida como azia, a Pirose produz-se quando a pessoa regurgita o ácido gástrico.

Astenia – fraqueza, cansaço físico intenso.

Edema. O edema consiste no inchaço em qualquer parte do corpo. Contudo, também representa um problema sério, que resulta da saída de líquidos em excesso dos vasos sanguíneos para os tecidos corporais.

Hematoma. Um hematoma se dá quando alguns vasos sanguíneos se rompem e o sangue vaza para os tecidos que os circundam, criando uma mancha roxa visível.

Os vômitos são chamados precoces, quando ocorrem minutos após a ingestão de alimentos, e tardios, quando surgem duas a três horas depois. Quanto à sua duração, podem ser agudos, crônicos ou recorrentes.

A ânsia de vômito se caracteriza por uma vontade de vomitar que, nem sempre, chega a se concretizar. Essa náusea pode durar minutos ou dias e ser causada por diferentes motivos, desde cheiros desagradáveis até alguns tipos de doenças como a labirintite, por exemplo.

Primeiramente você deve descansar o estômago por algumas horas e não comer nada sólido e beber apenas líquidos claros. Um pouco mais tarde você pode comer comidas leves e suaves que são fáceis de digerir. Se você estiver vomitando muito, o melhor é tomar apenas pequenos goles freqüentes de líquidos claros.

Aumentar gradualmente a quantidade de líquidos que ingere. Evitar alimentos sólidos até que o episódio de vómitos tenha passado. Descansar. Interromper temporariamente a toma de fármacos orais, que podem irritar o estômago e agravar os vómitos.

evacuação | Dicionário Infopédia de Termos Médicos.

Eritema é um termo médico para designar um sinal clínico presente em várias patologias e caracterizado por rubor da pele ocasionado pela vasodilatação capilar.