Qual o termo técnico para visão turva?

Perguntado por: unogueira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

A hemeralopia é a falta de visão dada por sintomas como “visão turva”, “enevoado” normalmente depois do sol se pôr.

A falta de nitidez na visão ou enxergar tudo embaçado é um sintoma relativamente comum, especialmente em pessoas que têm algum problema de visão, como miopia ou hipermetropia, por exemplo. Mas, isso não significa ser motivo para descuido.

(Diplopia)
Visão dupla é ver duas imagens de um só objeto. A visão dupla pode ocorrer quando apenas um olho está aberto (diplopia monocular) ou, o que é mais comum, quando os dois olhos estão abertos (diplopia binocular). A visão dupla binocular desaparece quando um dos olhos está fechado.

“A acuidade visual é um exame de rotina realizado na consulta oftalmológica. É o primeiro exame que nos mostra se tem algo errado com a visão porque ele nos diz o quanto a pessoa enxerga.

Metamorfopsia é a distorção visual causada por alterações numa região específica e extremamente importante da retina, a Mácula.

Alterações da visão, doenças neurológicas, pancadas na cabeça, neuropatias (comuns em casos de diabetes), consumo de álcool ou drogas e até uso de medicamentos podem ser causas desse tipo de tontura.

A fadiga ocular, ou Astenopia, é a condição de cansaço ocular ocasionada principalmente pelo tempo de permanência de visão em um único ponto, como telas de computadores, por exemplo.

O que é astigmatismo? O astigmatismo é um problema no olho que faz com que uma pessoa tenha dificuldade de enxergar corretamente, causando dificuldade para focalizar a imagem e, assim, distorções.

Miopia, astigmatismo e conjuntivite são algumas das doenças mais conhecidas que afetam a visão. Mas, há também outros distúrbios que também atingem uma parcela significativa da população e que merecem toda atenção.

A acuidade visual é definida como a capacidade dos olhos em distinguir detalhes espaciais, ou seja, identificar a forma e o contorno de objetos ou imagens.

Tipos de Visão
A visão humana acontece de duas formas, conforme a região do olho que capta os estímulos luminosos, são elas: Visão Periférica; Visão Central.

É normal conseguir desfocar a visão propositalmente até certo ponto sem ser ilusão de ótica. Porque, fazer isso constantemente pode ser sintoma de algum problema de visão. Ou mesmo, doenças relacionadas à dificuldade de atenção. Ao contrário do que pensam, a maioria das pessoas consegue fazer isso.

A diplopia é causada por alteração nos músculos ou nervos ao redor dos olhos e, como regra, não é uma doença do olho propriamente dito, mas da posição dos olhos. Resulta de alteração nos músculos extra oculares, geralmente paralisia temporária ou permanente de um destes músculos.

O exame de CAMPO VISUAL, CAMPIMETRIA ou PERIMETRIA avalia a nossa visão periférica. Quem tem Glaucoma perde essa visão periférica e fica com uma visão apenas tubular central. Isso é muito ruim e deve ser constantemente avaliado. Saiba mais!

A baixa visão ou visão subnormal, corresponde quando o valor da acuidade visual corrigida no melhor olho é menor do que 0,3 e maior ou igual a 0,05 ou seu campo visual é menor do que 20º no melhor olho com a melhor correção óptica.

O exame pode ser feito por um oftalmologista, optometrista, um técnico em óptica ou um enfermeiro. No teste padrão, é usada a Tabela de Snellen. Ela é formada por diversas linhas com letras que vão reduzindo de tamanho. A pessoa deve conseguir ler a certa distância, o que determinará sua acuidade visual.

Dentre as causas que podem gerar os escotomas, destacam-se lesões na retina e no nervo óptico, doenças metabólicas, deficiências nutricionais, esclerose múltipla, glaucoma, alterações no córtex visual, hipertensão arterial e exposição a substâncias tóxicas.

Diplopia: é considerada monocular, se a visão é dupla, num único olho, mesmo se o outro olho for fechado, e binocular (usado em conjunto), se a visão dupla só ocorre quando se está olhando com os dois olhos e desaparece se um dos olhos for ocluído.

Quando a nossa pressão arterial atinge níveis muito altos, pode ser que a visão fique embaçada e a dor de cabeça apareça. Quando não tratada, pode ocasionar diversas complicações como infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, insuficiência renal, dentre outras.

O edema (inchaço) macular é o acumulo de líquido (água e proteínas) na região mais importante da visão – a mácula - e ocorre como complicações de muitas doenças intra - oculares. O edema macular causa importante baixa de visão e o seu tratamento em geral requer o uso isolado ou associado de várias formas de tratamento.