Qual o termo técnico para urina normal?

Perguntado por: lfreitas . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

Diurese corresponde ao volume de urina expelido por uma pessoa, geralmente no período de 24 horas.

Poliúria: aumento do volume urinário, ou seja, da diurese. Pode decorrer por mobilização de edemas, di- minuição do hormônio antidiurético, diabetes mellitus e até por desobstrução aguda das vias urinárias excretoras. Oligúria:diminuição da diurese.

Disúria corresponde à micção dolorosa ou desconfortável, tipicamente uma sensação aguda de queimação. Algumas doenças podem causar dolorimento sobre a bexiga e períneo. Disúria é um sintoma extremamente comum em mulheres, mas pode ocorrer em homens e em qualquer idade.

Enurese é a incapacidade de conter micção, eliminando a urina. As Causas Enurese podem estar relacionadas a alterações nos rins, bexiga, uretra ou qualquer outra região do sistema urinário.

A disúria é um sintoma muito comum na cistite e na uretrite, podendo ocorrer eventualmente na pielonefrite. É causada pela irritação da bexiga e da uretra, provocada pela infecção. A presença de sangue na urina é chamada de hematúria.

Quanto ao aspecto, a urina pode ser classificada em límpida, ligeiramente turva ou turva, devido à precipitação de fosfatos amorfos (urina alcalina), precipitação de uratos amorfos (urina ácida) ou pela presença de bactérias, leucócitos ou eritrócitos.

Diminuição ou supressão da excreção urinária. A anúria pode ser de causa pré-renal (choque com diminuição da irrigação sanguínea); renal (glomerulonefrite aguda, necrose tubular, enfarte renal); ou pós-renal (obstrução dos canais ou vias excretoras).

Colúria. É a coloração escura da urina devido à eliminação de bilirrubina (substância que compõe a bile e que dá a coloração amarelada à pele). Está associada a doenças do fígado, como a colestase.

Edema. O edema consiste no inchaço em qualquer parte do corpo. Contudo, também representa um problema sério, que resulta da saída de líquidos em excesso dos vasos sanguíneos para os tecidos corporais.

A Enurese e a Encoprese relacionam-se com a falta de controlo sistemático da urina ou dos esfíncteres (respetivamente), em locais inapropriados e após a idade em que seria expectável que este existisse.

Eritema: vermelhidão na pele.

1. Abcesso. O abcesso é uma coleção de material purulento (pus) que normalmente se forma devido a uma infecção por bactéria.

Conceitos: O termo médico para descrever a presença de sangue na urina é Hematúria. Quando se consegue perceber o sangue na urina a olho nu, chamamos isso de Hematúria Macroscópica. Quando essa presença é tão sutil que somente pode ser identificada em um exame de urina, chamamos de Hematúria Microscópica.

Do ponto de vista quantitativo, fala-se do fluxo de urina (medido em litros / dia, mililitros / dia ou mililitros / minuto). O fluxo urinário e o fluxo de diurese são sinônimos.

“A urina, um líquido formado pelos rins, transporta resíduos e toxinas que devem ser eliminados do organismo. Em uma pessoa saudável, deve ser amarelo claro, quase transparente, com pouca espuma e cheiro”, explica. Se o seu xixi está sempre na cor ideal, mas mudou de repente, vale a pena procurar um médico.

Oligúria é excreção de urina < 500 mL/24 horas em adulto, ou < 0,5 mL/kg/h em adulto ou criança (< 1 mL/kg/h em neonatos).