Qual o termo técnico para pouca urina?

Perguntado por: oalegria . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 13 votos

A oligúria é caracterizada pela diminuição da quantidade de diurese. Pode ser considerado oligúria quando se produz entre 100 ml a 400 ml de urina no período de 24 horas. A oligúria é definida como uma lesão renal aguda.

Volume urinário menor que 400 ml em 24 horas é definido como oligúria. Ausência de urina (anúria) é sugestiva de obstrução mecânica da bexiga ou da SVD, caso presente, até que se prove o contrário.

Vontade de urinar com muita frequência ao longo do dia ou no decorrer da noite são sintomas conhecidos como polaciúria e noctúria.

Diminuição ou supressão da excreção urinária. A anúria pode ser de causa pré-renal (choque com diminuição da irrigação sanguínea); renal (glomerulonefrite aguda, necrose tubular, enfarte renal); ou pós-renal (obstrução dos canais ou vias excretoras).

Colúria. É a coloração escura da urina devido à eliminação de bilirrubina (substância que compõe a bile e que dá a coloração amarelada à pele). Está associada a doenças do fígado, como a colestase.

A disúria é um sintoma muito comum na cistite e na uretrite, podendo ocorrer eventualmente na pielonefrite. É causada pela irritação da bexiga e da uretra, provocada pela infecção. A presença de sangue na urina é chamada de hematúria.

Enurese é a incapacidade de conter micção, eliminando a urina. As Causas Enurese podem estar relacionadas a alterações nos rins, bexiga, uretra ou qualquer outra região do sistema urinário.

As categorias de causas de oligúria incluem diminuição do fluxo sanguíneo renal, insuficiência renal e obstrução do fluxo urinário. Frequentemente, a história e o exame físico sugerem um mecanismo (p. ex., hipotensão recente, uso de fármaco nefrotóxico).

Uso de diuréticos e diabetes mellitus não controlado são causas comuns de poliúria. Na ausência de diabetes mellitus e uso de diuréticos, as causas mais comuns de poliúria crônica são polidipsia primária, diabetes insípido central e diabetes insípido nefrogênico.

Pode ser causada por causas pré-renais, intrínsecas dos rins ou pós- renais. As causas pré-renais são: hipovolemia, sepse e insuficiência cardíaca. Causas renais: doenças tubulares, intersticiais ou glomerulares.

Introdução: A pneumatúria consiste na eliminação de ar no jato urinário.

O termo diurese é utilizado para denominar a quantidade de urina eliminada em determinado período, normalmente 24h. Ela fornece dados que possibilitam avaliar a função renal do paciente e suas condições hemodinâmicas e auxiliar no diagnóstico de doenças específicas.

Poliúria: diurese maior que 2,5 litros diários. Oligúria: diurese inferior a 600 ml por dia. Anúria: diurese nula ou menor que 100 ml por dia.

Diminuição ou falta de secreção biliar.

Quando existe icterícia, podem ser observadas mais duas alterações decorrentes de alterações no metabolismo: a acolia fecal (as fezes ficam com aspecto esbranquiçado, semelhantes a massa de vidraceiro) e a colúria (urina escura, causada pela eliminação de um pigmento chamado de bilirrubina, que normalmente seria ...

Diurese corresponde ao volume de urina expelido por uma pessoa, geralmente no período de 24 horas. Por meio da avaliação desse material, incluindo coloração e odor, os enfermeiros e médicos conseguem verificar como está a função renal de um paciente.

Como o próprio nome sugere, se trata do achado de glóbulos vermelhos, chamados de eritrócitos, presentes na urina de maneira anormal. Ela pode acometer homens e mulheres podendo ser resultado de algo relativamente simples ou até mesmo de problemas extremamente graves para a saúde.

A Enurese e a Encoprese relacionam-se com a falta de controlo sistemático da urina ou dos esfíncteres (respetivamente), em locais inapropriados e após a idade em que seria expectável que este existisse.

Eritema: vermelhidão na pele.