Qual o termo técnico para pele vermelha?

Perguntado por: avasconcelos . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

Eritema: vermelhidão na pele.

Texto: AFAGIA a - fa - gi - a sf. Impossibilidade de deglutir, ou seja, engolir alimentos, bebidas ou a própria saliva.

Eritema é o nome clínico para manchas vermelhas na pele.

Acromia: falta de melanina, falta de pigmentação, pessoa albina.

Hematoma é o acúmulo de sangue fora dos vasos sanguíneos, que pode acontecer em qualquer lugar do corpo e surge, geralmente, em decorrência de algum trauma ou lesão. Ex: O hematoma é identificado como uma mancha na pele, que pode ser de cor roxa, vermelha, azul ou preta, após algum trauma.

Edema. O edema consiste no inchaço em qualquer parte do corpo. Contudo, também representa um problema sério, que resulta da saída de líquidos em excesso dos vasos sanguíneos para os tecidos corporais.

As petéquias, segundo definição, são manchas avermelhadas de tamanho pequeno e causadas, na maioria das vezes, por algum tipo de sangramento ocorrido na pele de um indivíduo, como ocorre em situações de trauma físico. Elas nem sempre são identificadas como o sintoma principal de uma doença.

Ela acontece quando os vasos sanguíneos da pele se dilatam, aumentando o fluxo de sangue, que resulta na coloração vermelha. Diversos fatores podem causar a vermelhidão na pele, como alergias, exposição desprotegida ao sol, mudanças bruscas de temperatura e uso inadequado de cosméticos.

Hiperemia é uma alteração na circulação sanguínea do paciente, que faz com que haja um aumento na quantidade de sangue circulando em um determinado órgão e/ou região do corpo do paciente.

Hematoma. Um hematoma se dá quando alguns vasos sanguíneos se rompem e o sangue vaza para os tecidos que os circundam, criando uma mancha roxa visível.

Febre ou hipertermia: a partir de 37,8º C. Hiperpirexia: a partir de 41º C. Hipotermia: temperatura abaixo do normal.

Cianose é uma coloração azulada na pele, nos lábios e no leito ungueal (unhas) causada por uma escassez de oxigênio no sangue.

Astenia – fraqueza, cansaço físico intenso.

Os tecidos hiperemiados apresentam uma coloração mais avermelhada (eritema) que o usual, devido ao ingurgitamento sanguíneo que ocorre na região. É muito comum em tecidos onde há inflamação em curso.

Descrição: O Eritema Infeccioso é uma doença exantemática (doença que cursa com erupção de pele) benigna, própria da infância. Também chamado de Quinta Doença.

Edema: aumento da espessura, depressível, com cor própria da pele ou rósea-branca. É determinado pelo acúmulo de líquido na derme e/ou hipoderme. Infiltração: aumento da espessura e consistência da pele, com menor evidência dos sulcos, limites imprecisos, acompanhando-se, as vezes, de eritema discreto.

O vômito ou êmese é um ato involuntário, que consiste na expulsão peroral forçada do conteúdo gástrico, provocada por contração enérgica dos músculos ab- dominais.

O soluço, salouco ou singulto (em latim: Singultus) é um fenômeno reflexo que se manifesta por contração espasmódica e involuntária do diafragma, prosseguida de movimento de distensão e de relaxamento, através do qual o pouco ar que a contração forçara a entrar no estômago é expulso com um ruído característico.

A cianose é a coloração azulada da pele decorrente de oxigenação insuficiente do sangue. A cianose surge quando circula pela pele sangue sem oxigênio (desoxigenado), que é mais azulado e menos vermelho.