Qual o termo técnico para inchaço?

Perguntado por: oornelas . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 19 votos

Edema. O edema consiste no inchaço em qualquer parte do corpo. Contudo, também representa um problema sério, que resulta da saída de líquidos em excesso dos vasos sanguíneos para os tecidos corporais.

Anasarca: edema generalizado.

O inchaço é um sinal objetivo sendo visível pelo médico ou pelo próprio paciente, e muito comum em pacientes internados no CTI-A. Conceito: O edema é o acúmulo anormal de líquido no espaço intersticial (entre os tecidos).

Febre ou hipertermia: a partir de 37,8º C. Hiperpirexia: a partir de 41º C. Hipotermia: temperatura abaixo do normal.

O vômito ou êmese é um ato involuntário, que consiste na expulsão peroral forçada do conteúdo gástrico, provocada por contração enérgica dos músculos ab- dominais.

Disenteria - Diarréia com a presença de muco, pus ou sangue nas fezes e dor à evacuação (tenesmo).

Ferida incisiva: corte. Ferida infectada: aquela em que há micróbios. Ferida lacerada: quando há arrancamento ou laceração dos tecidos. Ferida perfurada: ferida produzida pela penetração de objeto perfurante.

O edema ou “inchaço”, como é popularmente chamado, é definido como um aumento de volume devido ao acúmulo de líquido no espaço intersticial em qualquer parte do corpo (SELIGMAN, 2013).

O nível de oxigênio mensurado com um oxímetro é chamado de nível de saturação de oxigênio (abreviado como O2sat ou SaO2). A SaO2 é a porcentagem de oxigênio que seu sangue está transportando, comparada com o máximo da sua capacidade de transporte.

Um edema consiste em um acúmulo anormal de líquido no compartimento extracelular intersticial ou nas cavidades corporais devido ao aumento da pressão hidrostática, diminuição da pressão coloidosmótica, aumento da permeabilidade vascular (inflamações), diminuição da drenagem linfática e aumento da retenção de sódio.

Texto: AFAGIA a - fa - gi - a sf. Impossibilidade de deglutir, ou seja, engolir alimentos, bebidas ou a própria saliva.

Astenia – fraqueza, cansaço físico intenso. Ataxia - Falta de coordenação.

EDEMAS LOCALIZADOS

  • Inflamatório.
  • Linfedema.
  • Insuficiência vascular.
  • Angioedema.

O inchaço é causado por excesso de líquidos nos tecidos. Esse líquido é predominantemente composto por água. O inchaço pode se espalhar ou ficar restrito a um membro ou parte de um membro. O inchaço geralmente ocorre nos pés ou parte inferior das pernas.

O inchaço das pernas causado pela retenção de líquido nos tecidos é conhecido como edema dos membros inferiores. Pode ser causado por um problema vascular, sendo esse geralmente venoso ou linfático ou por um problema no coração, nos rins e até mesmo no fígado.

Algidez: resfriamento das extremidades. Álgido: sensação de frio.

Arrepio ou Calafrio é um sentimento de frio que ocorre no início de uma febre alta. A sensação ocorre durante a febre devido à liberação de citocinas e prostaglandinas como parte da resposta inflamatória, o que aumenta o ponto de ajuste de temperatura corporal no hipotálamo.