Qual o termo técnico para dor nas costas?

Perguntado por: afrutuoso . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 16 votos

Má postura, inflamação ou mesmo hérnia de disco.

Confira 4 principais tipos de dores nas costas e o que querem...

  • Torcicolo.
  • Cervicalgia.
  • Lordose e escoliose.
  • Lombalgia.

Nesse caso, a dor irradia para pernas e virilha e é chamada de ciática ou ciatalgia (dor lombar acima das nádegas, dor lombar perto da bacia, dor lombar perto dos rins).

Algia: dor. Alopecia: perda ou queda de cabelo. Anabolizante: promove o anabolismo; provoca a assimilação e a conversão de nutrientes (alimentos) em tecidos.

O dorso é a região entre o pescoço e a região glútea. Ele contém a coluna vertebral (medula espinhal) e dois compartimentos de músculos do dorso: compartimentos extrínseco e intrínseco.

Mais especificamente podemos defini-la como dor na região posterior do tronco inferior, do final das costelas até a prega glútea. A dor sentida na região do dorso, mas localizada entre a região abaixo dos ombros até o final das costelas, é chamada de dorsalgia.

Lumbago é um termo utilizado por algumas pessoas ou profissionais da saúde para descrever a dor na região lombar, embora outros termos mais utilizados para mencionar este sintoma sejam “dor lombar” ou “lombalgia”.

CID M54.5 é o código para Dor lombar baixa, conforme a Classificação Internacional de Doenças. Destaco neste artigo o significado e os procedimentos a serem adotados para atendimentos com essa classificação.

Sabe a diferença entre dores nas costas e na coluna? Sim, há diferenças: dores na região lombar são cada vez mais frequentes, incluindo o público mais jovem, enquanto dores nas costas estão relacionadas a fatores musculares ou problemas em algum órgão do nosso corpo.

Quando se tem músculos das costas inflamados, é comum que as dores apareçam tanto gradualmente ao longo dos meses como de forma repentina na coluna lombar, região que sustenta a maior parte do nosso peso.

São basicamente três: lombalgia aguda, lombalgia subaguda e lombalgia crônica. A diferença principal entre elas está na intensidade e na duração do desconforto.

O termo médico para este tipo de dor é Mialgia. Os tecidos musculares estão presentes por todo o corpo, por isso, as dores musculares podem ser sentidas nas mais diversas regiões corporais. Geralmente, afetam um pequeno número de músculos por vez.

O que é? A dor lombar, também conhecida como lombalgia, ocorre na parte inferior da coluna vertebral e está entre as dores mais comuns entre homens e mulheres nas diferentes fases da vida. Ela é causada geralmente por uma lesão em um músculo. O número de pessoas que convive com dor lombar é bastante grande atualmente.

Dores nas costas podem ser causadas por simples hábitos errados como sedentarismo, obesidade e tabagismo. Pode ser também uma manifestação de doenças como depressão, fibromialgia, câncer, artrites, hérnia de disco, osteoartrose (bico de papagaio), cálculo renal, aneurisma de aorta, úlcera gástrica, entre outras.

Febre ou hipertermia: a partir de 37,8º C. Hiperpirexia: a partir de 41º C. Hipotermia: temperatura abaixo do normal.

Disenteria - Diarréia com a presença de muco, pus ou sangue nas fezes e dor à evacuação (tenesmo).

Edema. O edema consiste no inchaço em qualquer parte do corpo. Contudo, também representa um problema sério, que resulta da saída de líquidos em excesso dos vasos sanguíneos para os tecidos corporais.

Dorso ou região posterior, tanto do corpo humano quanto de objetos, móveis, etc.

A parte superior das costas ou coluna torácica, tem 12 vértebras, rotulados T1-T12. A parte inferior das costas ou coluna lombar, tem cinco vértebras, rotulada L1-L5. A coluna lombar tem o maior peso em relação a outras regiões da coluna, o que torna uma fonte comum de dor nas costas.

Dorsal: região intermediária onde estão localizados os arcos costais (costelas). Corresponde ao “meio das costas”. Dorsalgia é termo utilizado para dor na região dorsal. Lombar ou lombossacra: trata-se da parte inferior da coluna, logo acima das nádegas.

Quais exames podem ser solicitados? O raio x simples geralmente é o primeiro exame. Outros exames incluem a tomografia computadorizada, a ressonância magnética e a mielografia, todos com indicação criteriosa e embasada em hipótese diagnóstica.