Qual o termo técnico para dor de barriga?

Perguntado por: equarteira . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 19 votos

Cólica: dor abdominal; dor de barriga.

Algia: dor de origem subjetiva, sem lesão anatômica ou orgânica apreciável. Álgico: relativo a dor, doloroso. Analgesia: perda da sensibilidade para a dor, conservando a sensibilidade tátil. Anasarca: edema generalizado.

O vômito ou êmese é um ato involuntário, que consiste na expulsão peroral forçada do conteúdo gástrico, provocada por contração enérgica dos músculos ab- dominais.

Dor de barriga é um termo popularmente usado para descrever uma série de desconfortos abdominais que vão desde a má digestão até problemas mais graves, como apendicite. Na grande maioria dos casos, o desconforto é passageiro e pode desaparecer sem a necessidade de tratamento.

Odinofagia (do grego odyno-, dor+ -phagia, comer) é a condição caracterizada por deglutição dolorosa, popularmente referida como dor de garganta.

O termo disfagia pode se referir tanto à dificuldade de iniciar a deglutição (geralmente denominada disfagia orofaríngea) quanto à sensação de que alimentos sólidos e/ou líquidos estão retidos de algum modo na sua passagem da boca para o estômago (geralmente denominada disfagia esofágica).

O termo “afasia” quer dizer que houve ruptura total da capacidade de compreensão e formação de linguagem. Já a disfasia é uma anormalidade na capacidade de compreensão, sem um dano completo. Em outras palavras, quando o paciente chega ao ponto de a doença atingir graus muito elevados, lida-se com uma afasia.

Febre ou hipertermia: a partir de 37,8º C. Hiperpirexia: a partir de 41º C. Hipotermia: temperatura abaixo do normal.

A cefaleia é o termo técnico para dor de cabeça. Já a enxaqueca, que também é chamada de migrânea, é um dos tipos de cefaleia. Mas não é o único, existem outros 150! Entender as características dos mais comuns e saber descrevê-las ajuda o seu médico a prescrever o melhor tratamento.

Significado de esquelalgia: Termo médico que define uma dor na perna.

Edema. O edema é um inchaço ocasionado pelo acúmulo de líquido em certos tecidos do corpo. Embora o edema possa afetar qualquer parte do corpo, é possível notá-lo mais nos pés, nas pernas, nos tornozelos e nas mãos.

Melena é uma hemorragia intestinal que se caracteriza pela presença de sangue nas fezes do indivíduo. Este termo médico é usado para se referir especificamente ao sangue digerido que pode, ou não, estar misturado às fezes e ser resultado de uma hemorragia digestiva alta.

1. Abcesso. O abcesso é uma coleção de material purulento (pus) que normalmente se forma devido a uma infecção por bactéria.

Infecção intestinal
As infecções do intestino geralmente são causadas por vírus, protozoários ou bactérias e podem provocar uma dor de barriga que normalmente é acompanhada por outros sintomas como diarreia, náusea, vômitos e febre.

A dor epigástrica, popularmente conhecida como “dor na boca do estômago”, é um incômodo comum. Esse tipo de desconforto doloroso é sentido na parte superior do abdômen, logo abaixo do tórax. Por ser muito comum, na maioria das vezes a dor epigástrica não está associada a fatores graves.

A dor na barriga é um problema muito comum que pode ser provocado por situações simples como má digestão, excesso de gases ou estresse excessivo, por exemplo, podendo desaparecer sem precisar de tratamento, sendo apenas aconselhado repousar, evitar comer alimentos gordurosos ou ricos em açúcar e beber muita água.

Fadiga: cansaço, esgotamento.

“Odinofagia” é o termo médico utilizado para designar a sensação de dor ao engolir alimentos, ou seja, a dor ao deglutir. O significado de odinofagia vem do grego, sendo que “odyn” é dor e “phagia” é comer. Muitas vezes, a odinofagia aparece associada ao termo “disfagia”, que é a dificuldade para engolir alimentos.

A causa mais comum de dor ao engolir é um vírus como um resfriado ou gripe. Infecções sinusais também podem ser a culpa. A dor na garganta é provavelmente causada por amígdalas inflamadas, tosse ou irritação causada por gotejamento dos seios da face.

Dispneia: falta de ar, dificuldade para respirar. Dispneico: com dispneia.