Qual o termo técnico para dor ao urinar?

Perguntado por: apimenta . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

Disúria: emissão de urina com diferentes graus de desconforto. Na prática, traduz-se por micção acom- panhada de dor que, via de regra, é referida no meato uretral. Habitualmente, é causada por inflamação em decorrência de infecção urinária, processos obstrutivos ou inflamatórios da bexiga e/ou da uretra.

Disúria é definida como dor, queimação, ardência ou desconforto durante ou após o ato de urinar. É um sintoma muito freqüente em mulheres adultas e a causa principal é a infecção do trato urinário. A maioria das pacientes é avaliada em atenção primária à saúde e em consultó- rios/ambulatórios não especializados.

O tratamento da disúria depende obviamente da causa. Infecções são tratadas com antibióticos, doenças da próstata devem ser avaliadas por um urologista, a vaginite atrófica melhora com estrogênio vaginal, etc. Não existe um remédio único que trate todas as causas de disúria ao mesmo tempo.

A piúria é definida como a presença de dez ou mais células brancas por milímetro cúbico de uma amostra de urina, ou pela presença de três ou mais glóbulos brancos por campo de urina, ou um teste com fita reagente, que é positivo para esterase de leucócitos.

Algia: dor. Alopecia: perda ou queda de cabelo.

A hematúria é definida como a presença de glóbulos vermelhos na urina. Pode ser macroscópica (visível ao olho nu) ou microscópica (visível apenas com o auxílio do microscópio). A hematúria microscópica é um achado incidental que é frequentemente detectada em exames de urina de rotina.

Volume urinário menor que 400 ml em 24 horas é definido como oligúria. Ausência de urina (anúria) é sugestiva de obstrução mecânica da bexiga ou da SVD, caso presente, até que se prove o contrário.

A disúria é um sintoma muito comum na cistite e na uretrite, podendo ocorrer eventualmente na pielonefrite. É causada pela irritação da bexiga e da uretra, provocada pela infecção. A presença de sangue na urina é chamada de hematúria.

Edema. O edema consiste no inchaço em qualquer parte do corpo. Contudo, também representa um problema sério, que resulta da saída de líquidos em excesso dos vasos sanguíneos para os tecidos corporais.

1. Abcesso. O abcesso é uma coleção de material purulento (pus) que normalmente se forma devido a uma infecção por bactéria.

A infecção urinária simples pode ser tratada com medicações como Sulfametoxazol-trimetoprim, Fosfomicina, Nitrofurantoína ou as Cefalosporinas. Os antibióticos da classe das quinolonas (ciprofloxacina e outros) devem ser evitados como primeira escolha porque os efeitos colaterais podem ultrapassar os benefícios.

Para um paciente saudável, além do pH da urina estar entre 5,5 e 7,5, em média, a densidade precisa constar entre 1,005 e 1,030 e ter a ausência de glicose, cetonas, proteínas, sangue, bilirrubina, urobilinogênio e nitrito.

Um aumento de leucócitos (piócitos) na urina, indica processo inflamatório das vias urinárias, podendo estar localizado desde os glomérulos até a uretra, sendo ou não de causa infecciosa.

Piúria é a presença de leucócitos degenerados ou pus na urina. Pode ser um sinal de uma infecção bacteriana, viral ou fúngica do trato urinário. A causa mais comum é cistite.

O vômito ou êmese é um ato involuntário, que consiste na expulsão peroral forçada do conteúdo gástrico, provocada por contração enérgica dos músculos ab- dominais.

Febre ou hipertermia: a partir de 37,8º C. Hiperpirexia: a partir de 41º C. Hipotermia: temperatura abaixo do normal.

Êmese: ato de vomitar. Entérico: relativo ao intestino.

Dentre as principais condições clínicas que causam uremia estão o diabetes mellitus , a hipertensão arterial , doenças renais congênitas , doenças renais agudas mal curadas e os traumas renais causados por acidentes.

Poliúria: diurese maior que 2,5 litros diários. Oligúria: diurese inferior a 600 ml por dia. Anúria: diurese nula ou menor que 100 ml por dia.

Conceitos: O termo médico para descrever a presença de sangue na urina é Hematúria. Quando se consegue perceber o sangue na urina a olho nu, chamamos isso de Hematúria Macroscópica.

Diminuição ou supressão da excreção urinária.