Qual o termo técnico de dor nos olhos?

Perguntado por: ipereira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

Inflamação do olho acompanhada de vermelhidão e dor de intensidade variável.

O que é quemose? A quemose é uma inflamação no olho que acontece devido a um inchaço na conjuntiva do olho, que deixa o globo ocular irritado.

A causa mais comum de dor à movimentação ocular está relacionado à simples fadiga ocular. Para realizar os movimentos oculares, nosso globo ocular utiliza músculos específicos, cada um responsável por um tipo de movimento do olho.

A sensação de dor ocular é descrita como sensação de corpo estranho ou de “algo que arranha” e, na maioria das vezes, é causada por alterações na pálpebra, conjuntiva e córnea.

Uma das causas prováveis de dor na nuca e nos olhos, descrita muitas vezes como “dor atrás dos olhos” ou “dor no fundo dos olhos” são dores de cabeça de enxaqueca e sinusite. A sinusite é uma infeção numa das cavidades nasais que pode criar pressão atrás dos olhos, causando dor num só olho ou, então, em ambos os olhos.

Eritema: vermelhidão na pele.

Ramela

Ramela ou Remela é o nome popular dado a secreção branca ou amarelada que se acumula no canto dos olhos. De modo geral, essa secreção é o que sobra da lágrima depois da parte líquida evaporar.

A síndrome do olho vermelho é a apresentação aguda de eritema na região visível do globo ocular, decorrente de um processo inflamatório do segmento anterior do olho (como a córnea, íris, corpo ciliar, porção anterior da esclera) ou suas membranas (como a conjuntiva e episclera).

A episclerite é uma inflamação do tecido que se encontra entre a esclera (a camada fibrosa resistente que cobre o olho) e a conjuntiva (a membrana que reveste a pálpebra e cobre o branco do olho). Em geral, desconhece-se a causa. Os sintomas incluem vermelhidão do olho, inchaço e irritação.

Olho seco; Exposição contínua e crônica dos olhos à luz solar; Exposição direta dos olhos ao vento, poeira e/ou poluição.

Angioedema é uma doença que provoca o aparecimento de inchaços na camada mais profunda da pele, principalmente nos lábios, mãos, pés, olhos ou região genital.

Compressão do Nervo Óptico
O liquor do cérebro está em uma pressão aumentada, mas de maneira tal que comprime muito mais o nervo e a bainha do nervo do que outras estruturas do cérebro propriamente ditas. Essas são as possíveis causas de dor do fundo do olho afetando o nervo óptico.

Os olhos inchados podem ser causados por conjuntivite, terçol, picadas, alergias, velhice, bebidas alcoólicas e até menstruação! Acordar com os olhos inchados é um grande incômodo. Pior ainda quando vem acompanhado por vermelhidão, olheiras, bolsas abaixo dos olhos e/ou irritação.

Os principais sintomas da Síndrome do Olho Seco proveniente da falta de lubrificação são: vermelhidão, ardor e a sensação de que há areia nos olhos. Em casos mais graves, é comum apresentar sensibilidade à luz e desconforto ao piscar.

Em aplicação tópica ocular, o diclofenaco sódico é eficaz no alívio dos processos inflamatórios do segmento anterior do olho e para prevenir a inflamação pós-operatória, quando aplicado antes da cirurgia ocular.

Muitos conhecem a enxaqueca como sendo uma forte dor de cabeça. O que muitas pessoas não sabem é que existe também a enxaqueca que afeta diretamente os olhos, chamada de enxaqueca ocular. Ela se caracteriza por uma série de alterações que podem ocorrer em um ou ambos os olhos.

Existem algumas formas de aliviar o sintoma, como uso de soro fisiológico e compressas de água, e o tratamento também pode envolver o uso de colírios e pomadas específicas.

Edema. O edema consiste no inchaço em qualquer parte do corpo. Contudo, também representa um problema sério, que resulta da saída de líquidos em excesso dos vasos sanguíneos para os tecidos corporais.

Febre ou hipertermia: a partir de 37,8º C. Hiperpirexia: a partir de 41º C. Hipotermia: temperatura abaixo do normal.