Qual o termo técnico de diarreia?

Perguntado por: lperes5 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

Disenteria - Diarréia com a presença de muco, pus ou sangue nas fezes e dor à evacuação (tenesmo).

A diarréia é um desarranjo do intestino com aumento do número de evacuações e fezes amolecidas ou líquidas. Causas: Os germes causadores da diarréia costumam chegar ao ser humano através da boca, podendo estar na água ou alimentos contaminados. A maioria das diarréias é causada por vírus, bactérias ou parasitas.

Grande volume, pequeno número de evacuações, dor periumbilical (eventualmente), fezes apresentam gotículas de gordura e aspecto que sugere má absorção (odor fétido/restos alimentares), ausência de pus e muco, acompanhada de emagrecimento, anemia, deficiência vitamínica.

Termos técnicos são palavras usadas para definir algo muito específico de um ou mais procedimentos de alguma profissão.

O vômito ou êmese é um ato involuntário, que consiste na expulsão peroral forçada do conteúdo gástrico, provocada por contração enérgica dos músculos ab- dominais.

Edema. O edema consiste no inchaço em qualquer parte do corpo.

Febre ou hipertermia: a partir de 37,8º C. Hiperpirexia: a partir de 41º C. Hipotermia: temperatura abaixo do normal.

Tipos de diarreia

  • Diarreia aguda: 14 dias ou menos de duração.
  • Diarreia persistente: entre 14 e 30 dias de duração.
  • Diarreia crônica: mais de 30 dias de duração.

A diarreia costuma ser classificada em dois tipos: aguda e crônica. Tais denominações se referem ao tempo de duração do quadro.

di·ar·rei·a a. [ Medicina ] Evacuação frequente de fezes líquidas ou quase líquidas. Grafia no Brasil: diarréia. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: diarreia.

O que diferencia a diarreia da disenteria, em especial, é o aparecimento de sangue nas fezes neste último caso¹,². Diarreia: Neste caso acontece um aumento da frequência ou diminuição da consistência fecal. É considerada diarreia mais de três evacuações no período de 24 horas.

O que é diarreia? A diarreia é uma condição comum, caracterizada por fezes soltas, aguadas ou uma necessidade frequente de defecar. Geralmente, dura alguns dias e desaparece sem qualquer tratamento. Uma diarreia cuja duração seja superior a 4 / 5 dias pode ser sintoma de um problema mais grave e deve ser investigada.

Fase 1 – É um aumento de menos de quatro fezes por dia. Fase 2 – É um aumento de quatro a seis evacuações por dia. Fase 3 – Representa um aumento de mais de sete evacuações por dia, ou incontinência, e implica na necessidade de tratamento para a desidratação.

Descrição do caso: Na descrição do caso siga as regras básicas da comunicação médica; descreva sequencialmente a história, o exame físico, os exames complementares de diagnóstico e a evolução do doente. O objectivo é ser completo sem obscurecer o caso com pormenores irrelevantes.

A diarreia aguda pode ser definida pela ocorrência de 3 ou mais evacuações amolecidas ou liquidas nas ultimas 24 horas. A diminuição da consistência habitual das fezes é um dos parâmetros mais considerados.

Êmese: ato de vomitar. Entérico: relativo ao intestino. Epistaxe: sangramento no nariz. Equimose: sangue depositado por baixo dos tecidos, manchas escuras ou avermelhadas.

Astenia – fraqueza, cansaço físico intenso. Ataxia - Falta de coordenação.

1. Sensação de fraqueza, ou de falta de forças, sem perda da capacidade muscular.

Abscesso: pus. Absorção: penetração de líquido pela pele ou mucosa.

O termo Curativo de compressão ou Curativo Compressivo descreve uma ampla variedade de bandagens com muitas aplicações diferentes.