Qual o termo técnico da saturação normal?

Perguntado por: tnogueira9 . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.7 / 5 6 votos

O nível de oxigênio mensurado com um oxímetro é chamado de nível de saturação de oxigênio (abreviado como O2sat ou SaO2). A SaO2 é a porcentagem de oxigênio que seu sangue está transportando, comparada com o máximo da sua capacidade de transporte.

Os aparelhos de oximetria, em geral, exibem 2 informações: a frequência cardíaca (PR – pulse rate, medido em bpm – batimentos por minuto) e a saturação periférica de oxigênio (SpO2).

Os valores normais de oximetria estão entre 95 e 100%. Lembrando que o uso de esmaltes nas unhas compromete o funcionamento.

A maioria das pessoas precisa de um nível de saturação de no mínimo 89% para manter suas células saudáveis. Acredita-se que um nível menor do que esse por um curto tempo não cause danos. Entretanto, suas células podem ser agredidas e sofrer danos se a baixa nos níveis de oxigênio ocorrer muitas vezes.

Os sinais vitais avaliados para saber se um paciente está bem são: frequência cardíaca, frequência respiratória, pressão arterial e temperatura. Geralmente, a avaliação dos sinais vitais é a primeira parte do atendimento na atenção básica, auxiliando na triagem dos pacientes.

A saturação por bases desejada (V2) pode variar de 50% a 70%, sendo em geral: 50% para cereais e tubérculos; 60% para leguminosas e cana-de-açúcar, utilizado no Cerrado; 70% para hortaliças, café e frutas.

O nível ideal de saturação, em geral, é entre 95% e 100%. Se o nível de saturação estiver abaixo de 92%, procure imediatamente auxílio médico.

A falta de oxigenação no sangue, ou hipoxemia, é a condição em que se tem uma baixa concentração de oxigênio no sangue. Esse é um fenômeno grave, que pode ocorrer tanto em emergências médicas quanto em situações pulmonares crônicas e/ou avançadas.

A taxa de saturação de oxigênio (SpO2) e a frequência cardíaca (FC) são dois parâmetros vitais para definir o status cardiovascular humano e o estado de saúde do paciente (Fan and Li, 2018, O'Driscoll et al., 2008). Uma oxigenação adequada dos tecidos humanos é necessária para a manutenção da vida.

A oximetria de pulso é um método não-invasivo utilizado para avaliar a oxigenação do paciente, isto é, a saturação do oxigênio da hemoglobina arterial (Sp02).

“Entre 95% e 100%, a pessoa está bem. De 90% a 95%, gera preocupação. Abaixo de 90%, alguma medida precisa ser tomada, porque pode levar a uma situação de sofrimento, muitas vezes, irreversível dos órgãos”, aponta o neurocientista.

O nível de saturação ideal para uma pessoa em boas condições de saúde é acima de 94%. Mas, é importante destacar que oxímetro não dá diagnóstico, ele só auxilia e mantém o paciente informado sobre os níveis de oxigênio no sangue. Com a doença pulmonar causada pela COVID-19, o oxímetro de dedo se popularizou.

Um oxímetro de pulso pode medir a SpO2. É um dispositivo não invasivo colocado sobre o dedo de uma pessoa. Ele mede os comprimentos de onda da luz para determinar a proporção dos níveis atuais de hemoglobina oxigenada para hemoglobina desoxigenada.

A hipóxia grave refere-se a anóxia e é uma causa relativamente comum de lesão ao sistema nervoso central. A anóxia encefálica prolongada pode levar à MORTE ENCEFÁLICA ou a um ESTADO VEGETATIVO PERSISTENTE.

Saturação <88% em ar ambiente ou cianose central ou frequência respiratória >35 irpm Manter máscara com reservatório.

Quando o valor de saturação diminuiu muito rapidamente ou quando se encontra abaixo de 85-90% pode indicar a presença de algum problema de saúde grave, como pneumonia, insuficiência cardíaca ou anemia, que precisa ser identificado no hospital e tratado o mais rápido possível.

  • DADOS VITAIS.
  • PRESSÃO ARTERIAL(PA), TEMPERATURA.
  • CORPORAL(T), PULSO(P), FREQUÊNCIA.
  • RESPIRATÓRIA(FR) e SATURAÇÃO DE.