Qual o terceiro mandamento da quimbanda?

Perguntado por: evarela . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
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(Êxodo 20:3) Devemos fazer “todas as coisas com os olhos fitos na glória de Deus”.

Indica-se haver uma umbanda manifestamente voltada para a caridade, em que a quimbanda seria o seu lado demoníaco; assim como há outra manifestação possível da mesma religiosidade, uma versão pelo seu interior, nomeada por meio das palavras de “Seu” Agnaldo como sendo dois lados da mesma moeda: “tem a umbanda que é a ...

Quimbanda, no Rio Grande do Sul, é uma modalidade ritual que assumiu um estatuto sem par no restante do Brasil. Designando o culto de exus e pombagiras, a quimbanda alcançou um lugar proeminente em relação a outras expressões afrorreligiosas, como são o batuque e a umbanda.

Quem é o mandamento mais forte?

  • Estrossa. 89.3%
  • Galan. 1.8%
  • Fraudrin. 1.8%
  • Gloxinia. 5.4%
  • Gray Lord. 1.7%

Os Cinco Mandamentos da Igreja são cinco obrigações ligadas à vida litúrgica que todo católico deve cumprir para sua salvação e crescimento espiritual. Podemos e devemos sempre fazer o nosso máximo, mas a missa, a confissão, a comunhão, o jejum e o dízimo são o mínimo que precisamos cumprir.

Os representantes da quimbanda são os exus e as pombas-giras, referidos habitualmente, nos terreiros afro-brasileiros, como o povo da rua.

Os exus mais evoluídos são chamados de "exus cabeças de legião", que são sete, e comandam uma legião espiritual. São eles: Exu Lalu - serventia direta de Oxalá.

Na quimbanda esse povo emerge pela identificação de Caboclos quimbandeiros, ou Exus e Pombas-giras das matas. Também existem Caboclos que podem transitar entre os lados (direito e esquerdo), tal como, por exemplo, o Caboclo Arranca-Toco, Cobra-Coral e Treme-Terra.

A Quimbanda é identificada por trabalhar com entidades consideradas de esquerda dentro da Umbanda, ou seja, Exus e Pombas Giras, por vezes, consideradas entidades com alto poder para magias. Essas entidades são tidas como mensageiros entre os homens e as divindades.

Na umbanda, são cultuados nove orixás (Oxalá, Ogum, Oxossi, Xangô, Iemanjá, Oxum, Iansã, Nana Buruquê e Obaluaê/Omulú.

Partindo para a análise e interpretação do cosmos religioso, é possível notar que às sete linhas rituais da umbanda correspondem as sete linhas rituais da quimbanda, comandadas pelos seguintes exus: Exu 7 Encruzilhadas, Exu Pomba-Gira, Exu Tiriri, Exu Gira-Mundo, Exu Tranca-Ruas, Exu Marabô, Exu Pinga Fogo.

A Quimbanda é onde atuam os Exus e Pomba-Giras (também chamados de “Povo de Rua”), eles fazem uso de forças negativas (isso não significa malignas), muitas vezes estão presentes em lugares onde possa ter Kiumbas (obsessores-seres malignos), em portas de templos religiosos de qualquer espécie, cemitérios, encruzilhadas, ...

A palavra Ebo (Ebó) vem do idioma yorùbá e significa oferenda, sacrifício ou troca de elementos com os Orixás. O principal objetivo do Ebó é transformar ou equilibrar dificuldades, seja na saúde, trabalho, família, amor, justiça ou em outras situações da vida.

O sangue dos animais, a oferenda dos frutos, das ervas e dos minerais provoca a manutenção e o fortalecimento do axé. Trata-se de um sistema mítico de restituição que coloca as energias em ação, provocando o movimento e a Vida.

Em Êxodo , 20:7, nos ensina o Terceiro Mandamento: "Não tomarás o Nome do Senhor teu Deus em vão, porque o Senhor não terá por inocente o que tomar seu nome em vão”.

4° Mandamento: honrar pai e mãe.