Qual o teor de proteína do capim Mavuno?

Perguntado por: abittencourt . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 4 votos

Proteína bruta de até 21% (época das águas). Produção maior de CARNE e LEITE.

Urochloa brizantha cv

O capim-mavuno é proveniente do cruzamento da Urochloa brizantha cv.

MAVUNO é um Híbrido, proveniente do cruzamento entre Brachiaria ruziziensis e Brachiaria brizantha. O MAVUNO é uma planta perene, tetraploide, apresenta habito de crescimento ereto que forma touceira com altura media de 1,30 metros; Folhas longas e largas, arqueadas e pilosas nas duas faces, muito macia.

Depois de definida a forrageira, é de extrema importância fazer o manejo de pastagem para que os animais tenham um alimento nutritivo durante o ano todo. Afinal, quais são os melhores tipos de capim para o gado de corte?
...
Entre eles, destacamos:

  • capim-mombaça;
  • capim-massai;
  • capim-tanzânia;
  • BRS Zuri;
  • BRS Quênia.

As melhores pastagens para o rebanho bovino vão do Capim Mombaça ao Brachiarão

  • Brachiaria humidicola. O Brachiaria humidicola é ideal para ser cultivado na região Norte e no Pantanal. ...
  • Brachiaria decumbens. O Brachiaria decumbens é perfeito para ser cultivado em regiões de Cerrado. ...
  • Brachiaria ruziziensis.

(2008) encontraram em plantas de capim-Marandu, 22,8 e 57,7% de teores de matéria seca, 9,4 e 4,5% de proteína bruta, 6,9 e 6,4% de cinzas, 68,4 e 75,7% de fibra em detergente neutro e 42,1 e 49,8% de fibra em detergente ácido, respectivamente, nos períodos de verão e inverno.

As médias dos teores de proteína bruta variaram de 17,60% a 19,40% (base da MS) entre as doses de 0 e 300 kg de N ha-1, respectivamente.

Dentre as Brachiarias que podem ser inseridas nos sistemas integrados de produção, destacam-se as Brachiarias híbrida cv. Mulato II, Sabiá, e Cayana, por serem forrageiras de alta produtividade, com boa qualidade bromatológica e tolerância ao pisoteio dos animais.

Dentre as forrageiras mais comuns, destaca-se a braquiária decumbens (braquiarinha), mas o andropogon também apresenta boa resistência à seca.

Capim Paiaguás: Sistema Radicular Profundo e Alta Tolerância a Seca.

Lino Roberto Ferreira, no Curso CPT Formação de Pastagens com Braquiária em Consórcio com Milho, “a Brachiaria brizantha possui características semelhantes às da Brachiaria decumbens, diferenciando-se por ser mais ereta, perfilhar menos e não emitir raízes adventícias nos nós inferiores do colmo”.

O capim-marandu (Brachiaria brizantha cv. Marandu) é uma gramínea forrageira perene de hábito de crescimento cespitoso, formando touceiras de até 1,0 m de diâmetro e afilhos com altura de até 1,5 m.

A Brachiária híbrida cv. Mulato II é um híbrido exigente, que requer boa fertilidade do solo, característica típica de cultivares de alto potencial produtivo. Dessa forma, deve-se ter atenção quanto ao seu posicionamento, de forma a possibilitar a expressão de toda a sua produtividade.

Brachiaria Humidicola

Tomando como base essas informações, as melhores opções de capim para solos fracos e de baixa fertilidade são: – Brachiaria Humidicola; – Brachiaria Decumbens.