Qual o teor alcoólico do vinho Carreteiro?

Perguntado por: iparis . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 17 votos

14%

A Carreteiro padroniza o vinho 50 anos, um vinho tinto suave de mesa criado para a comemoração dos 50 anos da empresa (Figura 6). De acordo com a legislação, esse vinho deve conter teor alcoólico de 8,6 a 14% em volume, podendo conter até 1 atm de pressão a 20ºC e mais de 25g de glicose/L (BRASIL, 2004; BRASIL, 2018).

15%

De maneira geral, os vinhos tranquilos, que não têm gás nem são fortificados, têm entre 10 e 15% de álcool, sendo que no Brasil, 7% é o mínimo permitido para o vinho.

Os vinhos mais alcoólicos encontrados nas adegas costumam ser os licorosos, ou fortificados. Como já foi dito, a legislação brasileira define que os vinhos licorosos devem ter entre 14 e 18% de álcool, mas em outros países a regulamentação varia, e alguns rótulos podem chegar a ter 22% de volume alcoólico.

3.3.4 Vinho
A Carreteiro padroniza o vinho 50 anos, um vinho tinto suave de mesa criado para a comemoração dos 50 anos da empresa (Figura 6).

Principais características do vinho bordô
A uva Bordô é de fácil identificação, já que se distingue por possuir cor vívida e intensa, em tons de violeta, decorrente da elevada concentração de antocianinas na casca das uvas, que passam para os vinhos durante o processo de maceração.

Contudo, alguns vinhos podem ser mais fortes e vinhos fortificados, como vinho do Porto ou xerez, têm teor alcoólico em torno de 20%. A concentração de álcool da cerveja, como categoria, é a mais baixa e a maioria das cervejas regulares têm teor alcoólico na faixa de 4% a 10%.

Beber mais por menos
"Cada taça de vinho corresponde a um copo grande de chope e uma garrafa de vinho rende em média seis taças, o valor que você gastará para beber seis chopes será muito mais alto do que para consumir uma garrafa de vinho", explica o sommelier.

Qual embriaga mais rapidamente? Uma pint de cerveja (665 ml) e uma taça média de vinho (175 ml) possuem praticamente o mesmo teor alcoólico. No entanto, a embriaguez ocorre quando esse álcool passa para a corrente sanguínea. E a velocidade com que isso acontece varia com cada bebida.

Os vinhos com cores mais profundas, como é o caso do tinto, costumam ter um teor alcoólico mais alto.

Rótulos com alto teor alcoólico são mais encorpados e densos, enquanto os vinhos com baixa graduação alcoólica são tão leves que, muitas vezes, podem parecer suco. O fato é que quanto mais maduras forem as uvas, mais açúcares naturais terão e, assim, mais elevado será o teor alcoólico do vinho.

Menor teor alcoólico

  • BRANCOS. • Quinta de Linhares Vinho Verde DR Escolha (11,6%) • Dona Paterna Alvarinho/Trajadura Escolha 2019 (12%) ...
  • ROSÉS. • Domaine Horgelus Côtes de Gascogne Rosé 2018 (11,8%) • ...
  • TINTOS. • De Lucca Tannat/Merlot Reserva 2019 (12,2%) • Colonnara Lyricus Rosso Piceno DOC 2017 (12,5%) ...
  • DOCE. •

A categorização de vinho seco, meio-seco e doce (ou suave) é feita a partir da quantidade de açúcar residual por litro de vinho. Na legislação brasileira, o vinho seco tem até 4g de açúcar por litro; das 4,1g/L até 25g/L o vinho é meio-seco; acima disso, o vinho pode ser considerado doce ou suave.

Com a intenção de preservar as características originais da bebida, alguns produtores apostam na fervura à vácuo, que facilita o processo de desalcoolização. Neste caso, ao aquecer o vinho à temperatura citada acima, é possível realizar a evaporação do álcool sem interferir na integridade da bebida.

La Dorni Tinto Seco

Elaborado a partir de uvas tintas bordô, o La Dorni Tinto caracteriza-se pela coloração vermelho-rubi, aroma marcante, sabor frutado e paladar equilibrado, não contem teor alcoólico nem açúcar em sua composição.

Última atualização em 15 de outubro de 2021 às, 15h19. Fundada em 2008, a Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo, ultrapassou a Concha y Toro e se tornou a maior importadora de vinhos do Brasil.

1.650 anos de idade

Por enquanto, acredita-se que o vinho mais antigo do mundo ainda engarrafado seria um romano de 1.650 anos de idade, que foi encontrado em 1867 em um túmulo perto da cidade de Speyer, na Alemanha.

1.700 anos

O vinho mais velho do mundo tem quase 1.700 anos e, segundo especialistas, ainda pode ser consumido. Ele fica em exposição no Museu Histórico do Palatinado, em Speyer, na Alemanha, região onde foi achado por arqueólogos em uma tumba romana em 1867.

Os vinhos suaves são mais adocicados e costumam agradar aos iniciantes no mundo dos vinhos. Em geral, eles são produzidos a partir de uvas de mesa como Concord, Herbermont e Niágara. Alguns produtores, no entanto, trabalham com uvas mais nobres, uvas viníferas, como Cabernet Sauvignon, Pinot Noir, Merlot e Chardonnay.

O que é o tanino do vinho? O tanino do vinho é um componente presente na casca, nas sementes e no engaço das uvas, principalmente nas tintas. Trata-se de uma substância química que atua como um mecanismo de defesa em vários tipos de plantas e frutos. Na prática, o sabor amargo dos taninos afasta pragas e insetos.