Qual o tempo verbal do discurso indireto?

Perguntado por: mramos . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

Normalmente, no discurso indireto utilizamos o tempo verbal imediatamente anterior àquele empregado no discurso direto: She said, "I am tired." = She said that she was tired.

Resposta: É predominante o Pretérito nos discursos indiretos.

Características do discurso direto
Ocorre sem a participação do narrador; É introduzido por verbos de elocução que anunciam o discurso (dizer, perguntar, responder, comentar, falar, observar, retrucar, replicar, exclamar, aconselhar, gritar, murmurar);

Características do Discurso Indireto

  1. O discurso é narrado em terceira pessoa.
  2. Algumas vezes são utilizados os verbos de elocução, por exemplo: falar, responder, perguntar, indagar, declarar, exclamar.

Resumindo, podemos dizer que o discurso direto permite que os personagens falem em primeira pessoa, enquanto o indireto é caracterizado pela narração em terceira pessoa. No primeiro caso, o tempo verbal é aquele da ação como vista pelo personagem.

Para utilizar o discurso indireto é preciso usar um verbo de elocução seguido de um conectivo (preposição, conjunção etc.) que executa a mudança de voz do narrador para a voz da personagem. Exemplo: Eles disseram que não era possível entrar no estabelecimento.

O discurso indireto é definido como o registro da fala da personagem sob influência por parte do narrador. Nesse tipo de discurso, os tempos verbais são modificados para que haja entendimento quanto à pessoa que fala. Além disso, costuma-se citar o nome de quem proferiu a fala ou fazer algum tipo de referência.

Exemplos de discurso indireto
O desconhecido perguntou que horas eram. Foi então que ele disse que estava cansado de tanta confusão. Todos os dias minha mãe me dizia que ficasse atenta e não fizesse bagunça nas aulas.

Em casos de discurso direto, o verbo “disse” é o mais comum para introduzir a fala de um personagem. Já no discurso indireto, os verbos podem variar, como “afirmou”, “questionou”, “explicou”, entre outros.

Nas narrativas, os tempos verbais predominantes são os tempos do passado ou tempos do pretérito (imperfeito, mais-que-perfeito, perfeito), pois, ao narrar, falamos de fatos já acontecidos, e, portanto, anteriores ao momento da fala.

O tempo verbal predominante de um texto é o tempo verbal que foi mais frequente. O texto usava mais verbos no passado, no presente ou no futuro? Apesar de um texto poder incluir todos os tempos verbais em seu escrito, sempre existirá um que predomina, isto é, que aparece mais vezes.

No discurso indireto, o narrador usa as suas próprias palavras para transmitir a fala das personagens. Discurso indireto livre: Helena chegou cansada do trabalho. Apenas tinha vontade de se deitar no sofá. Eu vou para a faculdade depois do almoço.

Desafie os alunos a elaborarem as falas dos personagens contando o que eles falaram (discurso indireto) no lugar das falas diretas (discurso direto). Faça uma lista com os alunos de palavras que eles acham que indicam que algum personagem irá começar um discurso.

As formas verbais são as diferentes maneiras que os verbos podem ter. Elas dependem da pessoa, do tempo e do modo. Amo, amei, comia, comerei, partiu e partira são exemplos de formas verbais que os verbos amar, comer e partir apresentam.

Discurso indireto: o narrador interfere na fala da personagem. Ele conta aos leitores o que a personagem disse, mas conta em 3ª pessoa. As palavras da personagem não são reproduzidas, mas traduzidas na linguagem do narrador.

Verbos declarativos ou que dão sentido de dizer (dicendi) são geralmente usados após declarações e citações. Prefira verbos neutros, como dizer, afirmar e declarar. Ex.: "É possível gerar desenvolvimento sem prejudicar o meio ambiente", disse a coordenadora.

Recapitulando, aqui estão as 7 melhores técnicas para começar um discurso ou apresentação impactante:

  1. Mostre um exemplo interessante sobre o tema.
  2. Cite estatísticas notáveis.
  3. Faça uma pergunta retórica.
  4. Seja ousado e fale uma frase impactante.
  5. Conte uma história.
  6. Não tenha medo de utilizar o humor.
  7. Cite outra pessoa.

Um verbo que enuncia busca dizer para a gente, busca mostrar para a gente alguma ação que acabou de acontecer, ou que vai acontecer, na fala de uma personagem. Se ela vai perguntar, se ela vai responder, se ela vai afirmar, replicar, argumentar, implorar.