Qual o tempo verbal de visto?

Perguntado por: ramorim . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

Verbo ver - Verbo irregular da 2ª conjugação

PresentePretérito perfeitoPretérito mais-que-perfeito
vejo vês vê vemos vedes veemvi viste viu vimos vistes viramvira viras vira víramos víreis viram

O verbover”, no presente do indicativo, apresenta a seguinte conjugação: eu vejo, tu vês, ele ou ela vê, nós vemos, vós vedes, eles ou elas veem. Já o termo “ver”, na segunda ocorrência, está no infinitivo.

O pretérito imperfeito é aquele que se refere a uma ação anterior ao momento da fala e que, no tempo passado a que pertence, não foi finalizada, podendo ter sido, por exemplo, interrompida por outro acontecimento.

Pretérito perfeito é um tempo verbal que expressa ações no passado. Ele pode ser simples, quando faz referência a uma ação já concluída, e composto, quando aponta um fato passado que se prolonga até o presente (modo indicativo) ou uma ação passada, mas duvidosa (modo subjuntivo).

O pretérito indica passado. No modo indicativo, ele é usado para situações acabadas, para situações inacabadas ou para situações anteriores a outras já passadas. Assim, existem três tipos de pretérito: pretérito perfeito, pretérito imperfeito e pretérito mais-que-perfeito.

É por isso que o futuro do subjuntivo do verbo VER fica: “se eu vir o filme”; “quando você vir o resultado do teste”; “quando nos virmos novamente”; “se vocês virem a verdade”...

Conjugações verbais: verbo Vir
Presente: venho, vens, vem, vimos, vindes, vêm. Pretérito imperfeito: vinha, vinhas, vinha, vínhamos, vínheis, vinham. Pretérito perfeito: vim, vieste, viemos, viestes, vieram. Pretérito mais-que-perfeito: viera, vieras, viera, viéramos, vieram.

As duas formas existem e estão corretas. Ver é a forma do verbo no infinitivo (pode ver, vai ver, quer ver). Vê é a forma conjugada do verbo ver na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele vê, ela vê, você vê) ou na 2.

Formas nominais
infinitivo pessoal: ver, veres, ver, vermos, verdes, verem.

Como vemos, a principal diferença entre estes dois tempos do modo indicativo é a seguinte: O pretérito perfeito indica uma acção passada, inteiramente concluída. O pretérito imperfeito indica uma acção passada mas que continua.

O pretérito perfeito indica um fato que aconteceu em um determinado momento no passado, enquanto o pretérito imperfeito é usado para indicar uma ação que não foi terminada.

O pretérito perfeito é um tempo verbal do modo indicativo. Um verbo conjugado no pretérito perfeito do indicativo indica que a ação verbal aconteceu num determinado momento do passado, tendo o seu início e o seu fim no passado. Na terça-feira eu visitei meus avós paternos.

Os tempos verbais do modo indicativo são: presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais-que-perfeito, futuro do presente e futuro do pretérito.

Tempo presente: exprime um fato que ocorre no momento da fala. Ex.: Estou fazendo exercícios diariamente.

Quais são os tempos no modo indicativo? O modo indicativo apresenta seis tempos verbais distribuídos entre passado, presente e futuro: presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais-que-perfeito, futuro do presente e futuro do pretérito.

Verbos regulares da 1.ª conjugação

Verbo estudarVerbo trabalhar
(eu) estudava (tu) estudavas (ele) estudava (nós) estudávamos (vós) estudáveis (eles) estudavam(eu) trabalhava (tu) trabalhavas (ele) trabalhava (nós) trabalhávamos (vós) trabalháveis (eles) trabalhavam

Em geral, os tempos verbais são divididos em presente, passado e futuro. Mas, a depender do modo do verbo analisado, ainda é possível encontrar tipos de futuros e outras subclassificações para o pretérito.

Se a ação ocorre antes da fala, o verbo está no passado (ou pretérito); se acontece no momento da enunciação, está no presente; e se transcorre num momento posterior ao da fala, está no futuro.

Pode vir ou pode vim: qual o certo? Seguindo a norma da conjugação do verbo no presente do indicativo, o correto seria "pode vir". A colocação "pode vim", escrita com m, está completamente errada.

Uma dica: Para não ter erro, é só lembrar que, no futuro do subjuntivo, o radical do verbo ver passa a ser vir, e o radical do verbo vir torna-se vier. Lembre-se de que isso também ocorre com os derivados dos dois verbos.

Indicativo

  1. Presente. euvenho. tuvens. elevem. nósvimos. ...
  2. Pretérito Imperfeito. euvinha. tuvinhas. elevinha. nósvínhamos. ...
  3. Pretérito Perfeito. euvim. tuvieste. eleveio. nósviemos. ...
  4. Pretérito Mais-que-perfeito. euviera. tuvieras. eleviera. nósviéramos. ...
  5. Futuro do Presente. euvirei. tuvirás. elevirá ...
  6. Futuro do Pretérito. euviria. tuvirias. eleviria.