Qual o tempo para definir a cor dos olhos do bebê?

Perguntado por: avilela . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.9 / 5 12 votos

Por volta dos 6 meses de idade a cor dos olhos vai se definindo. Em geral esse é o tempo que ocorre grande migração de melanócitos no organismo e a criança vai pigmentando como um todo, inclusive os olhos.

Castanhos, verdes ou azuis. De que cor vão ser os olhos do bebé? A maioria dos bebés nascem com os olhos cinzentos, pelo que, para averiguar a cor exata do pequeno, vão ter de esperar, pelo menos, seis meses, que é a idade em que a cor se começa a definir.

Se os pais tiverem um dos avós com olhos azuis, as chances de terem um bebê de olhos azuis sobem um pouco; 4. Se um dos pais tem olhos castanhos e o outro tem olhos azuis, as probabilidades são maiores da criança ter olhos claros, dependendo da cor dos olhos dos avós; 5.

Bebês de pele clara costumam nascer com olhos acinzentados ou azuis porque a produção de melanina ainda é muito pequena ao nascimento. Somente a partir dos 3 a 6 meses de idade é que o olho do bebê já possuirá melanina suficiente para que ele tenha uma cor semelhante à cor que terá ao longo da sua vida.

O que o seu bebê come ou faz e o quanto ele é exposto à luz não influenciam em nada. Está tudo nas mãos da genética. Mas se o seu filho nasceu com olhos castanhos, significa que ele já acumulou a quantidade certa de melanina determinada pelo código genético, ou seja, os olhos dele não vão mudar.

Alguns estudos apontam que até os 2 anos de idade há uma troca total do cabelo, dando lugar a fios mais longos e mais fortes. Há casos em que a criança fica “carequinha”, até mesmo depois de um ano de vida, mas há uma penugem, mas não se preocupe, é normal. Depois dos dois anos de vida, você deve ficar de olho.

No decorrer dos seis primeiros meses de vida a produção de melanina é mais intensa. Depois disso e, até ao primeiro ano de vida, os olhos do bebé podem escurecer e depois clarear.

Os primeiros sorrisos de um bebê são apenas sua maneira instintiva de demonstrar que está feliz. Esses sorrisos são lindos, mas muitos pais pela primeira vez anseiam pelos sorrisos sociais. Sorrisos sociais são quando o bebê sorri porque quer se comunicar com você e quer que você sorria de volta para ele.

Embora seja um fator genético, estudos apontam que é possível mudar a cor dos olhos consumindo alguns alimentos de forma natural.
...
Vegetais que mudam a cor dos olhos

  1. Espinafre. O alto teor de ferro que o espinafre possui ajuda a íris dos nossos olhos ficar mais cristalina. ...
  2. Cebola. ...
  3. Gengibre. ...
  4. Castanhas.

Quando a mãe tem cabelo liso e o pai cabelo cacheado, o bebê tem 50% de chances de nascer tanto com o cabelo liso quanto cacheado. O que determinará o tipo de cabelo da criança é o gene dominante, ou seja, qual dos dois genes, da mãe ou do pai, prevalecerá.

Quando puxam o seu próprio cabelo, ou enrolam com as mãos, estão simplesmente a entreter-se. Se estiverem ansiosos, pode ser uma forma de aliviar o stress. À medida que forem crescendo vão acabar por deixar de o fazer. Se persistirem e o fizerem com frequência deverá consultar o pediatra.

Fique totalmente tranquila! Isso é muito comum, por incrível que pareça. Os bebês pequenos têm prazer em tocar repetidamente algumas partes da cabeça, como as orelhas – muitos pais até acham que pode ser dor de ouvido – ou o cabelo.

Um bebê é considerado recém-nascido do seu nascimento até os 28 dias de vida. Depois desse período já pode ser designado como apenas bebê ou lactente.

“Mesmo que não enxergue muito bem ao nascer, o bebê 'percebe' a mãe desde o início”, explica o pediatra neonatal Luiz Renato Valério, do Hospital Pequeno Príncipe (PR). Além do olhar, esse reconhecimento, de acordo com o especialista, se dá também por meio do cheiro, da voz e do toque.

O bebê recém-nascido já enxerga, porém consegue ver apenas objetos até 30 cm de distância, pouco focalizados e praticamente em preto e branco. Nessa fase, eles têm grande preferência pela face humana, principalmente a da mãe.

De acordo com os especialistas, nos primeiros meses de vida não há necessidade de colocar travesseiro no berço do recém-nascido, sendo o mais indicado dormir em uma superfície firme, plana e macia, acomodando bem a coluna do bebê. A partir dos seis meses, a criança já pode usar um travesseirinho.