Qual o tempo mínimo para um cochilo?

Perguntado por: lbittencourt . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

Um cochilo de 20 a 30 minutos durante o dia pode restaurar o estado de alerta sem deixá-lo grogue ou atrapalhar o sono noturno.

O cochilo costumeiramente dura até 90 minutos. Passando dessa duração, o cérebro avança nas fases de sono e quem acorda pode ter a sensação de indisposição e aquela preguiça”, afirma o médico do sono Franco Chies Martins. Em média, a soneca deve durar por volta de 20 a 30 minutos.

Um cochilo ajuda o corpo a relaxar e recuperar as energias. Assim, ficamos mais criativos produtivos e dispostos. Ele pode, ainda, reforçar nosso sistema imunológico e amenizar os impactos de uma má noite de sono.

20 minutos a cada hora? Em contrapartida, depois da meia noite, cada hora “dormida” (de relógio) equivale a 20 minutos de sono BIOLÓGICO.

A boa notícia é que cochilar à tarde faz bem e oferece benefícios à saúde do corpo e da mente. Hábito comum da cultura espanhola e italiana, a famosa “sesta” (ou soneca após o almoço), aumenta a disposição e a produtividade nas tarefas diárias, diminui o cansaço e melhora a concentração e o desempenho cognitivo.

Uma boa soneca deve durar entre 15 e 30 minutos. Menos tempo do que isso pode não ser o suficiente para descansar. Já passar dos 30 minutos pode acabar fazendo com que você acorde com aquela sensação de estar meio grogue.

Saiba quais são algumas delas:

  1. Programe o alarme para 20 minutos. Para a maioria das pessoas esse é o tempo ideal para dar uma pregadinha no olho e descansar. ...
  2. Estabeleça um horário fixo. O certo é tirar a soneca na mesma hora, todos os dias. ...
  3. Fuja do sol. ...
  4. Prefira a cama. ...
  5. Fuja do barulho. ...
  6. Aromatize o ambiente.

Nesses casos, as pessoas tiram um cochilo durante o dia, após o almoço. Como isso ocorre todos os dias, acaba não atrapalhando o sono noturno. Mas devemos lembrar que mesmo dormindo durante o dia, o período principal de sono continua sendo à noite. Então, os cochilos devem ser curtos, geralmente de 20 a 40 minutos.

Uma revisão científica afirma que, em adultos jovens, uma soneca de cerca de 20 minutos tem efeitos positivos imediatos sobre o estado de alerta e não afeta o sono noturno; em pessoas mais velhas, cochilos de meia hora também não têm consequências para dormir à noite, mas cochilos longos sim.

40 minutos

A orientação é que o sono depois do almoço seja de 15 a 40 minutos. Dessa forma, o descanso é reparador para o organismo e não prejudica a digestão, porque o metabolismo está funcionando normalmente e não dá tempo de entrar em sono profundo.

- Adultos jovens (18-25): 7-9 horas por dia. Não devem dormir menos de 6 horas ou mais do que 10 ou 11 horas. - Adultos (26-64): O ideal é dormir entre 7 e 9 horas, embora muitos não consigam. - Idosos (65 anos ou mais): o mais saudável é dormir 7 a 8 horas por dia.

Tirar uma soneca ou até mesmo pequenos cochilos curtos durante o dia é um habito que ajuda a melhorar a memoria e a produtividade, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Centro de Sono e Cognição da NUS Medicine, nos Estados Unidos.

Dormir à noite diminui a pressão do sono e o ciclo recomeça no dia seguinte. Cochilar durante o dia diminui o impulso homeostático do sono, o que pode nos ajudar a nos sentirmos mais acordados e a ter um melhor desempenho.

Cientistas do Reino Unido indicam que o melhor horário para dormir é entre as 22h e 23h. Cair no sono depois desse horário aumenta em até 25% as chances de desenvolver doenças cardiovasculares. Os pesquisadores acompanharam dados de sono de 88 mil pessoas entre 43 e 79 anos.

O sono polifásico é um padrão de sono alternativo em que o tempo de sono é dividido em vários cochilos de cerca de 20 minutos ao longo do dia, reduzindo o tempo de descanso para 2 horas por dia, sem causar danos para a saúde.

Você mantém o peso sob controle. Repousar de 7 a 8 horas por noite ajuda a manter um peso saudável. Quando os cientistas compararam pessoas que dormem 7 horas com as que têm sono de curta duração, a chance de ganhar peso entre quem dorme menos foi de quase 10% a mais para cada 1 hora perdida de sono.

Para perder o sono e ficar acordado o resto do dia, podem ser adotadas algumas estratégias, como:

  1. Comer alimentos estimulantes. ...
  2. Tirar um cochilo rápido de 15 minutos. ...
  3. Fazer exercício a cada 30 minutos. ...
  4. Colocar-se num ambiente menos confortável. ...
  5. Comer um lanche saudável. ...
  6. Respirar fundo 10 vezes. ...
  7. Conversar com outra pessoa.

A soneca habitual foi associada a um maior volume total do cérebro, que está associado a um menor risco de demência e outras doenças, de acordo com pesquisadores da University College London (UCL) e da Universidade da República do Uruguai.

Antes da soneca, o ideal é que separe 10 minutos para adormecer e 20 para dormir, ou seja, reserve 30 minutos no total para o seu tempo de descanso. Vale a pena analisar o horário desse cochilo: o ideal é que ele ocorra de oito a nove horas antes do seu horário comum de dormir.