Qual o tempo mínimo para tomar antibiótico?

Perguntado por: uboaventura . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.8 / 5 7 votos

Antibióticos têm indicação de serem usados por sete dias, mas tratamento pode ser individualizado.

Pode levar a que as bactérias que estão a provocar a doença do paciente não morram e a que o problema persista e até que estas desenvolvam resistência ao fármaco.

Por que é preciso tomá-lo, em geral, por dez dias? Entre a ingestão do antibiótico e ele atingir o ponto da infecção, o medicamento vai perdendo força.

Se o paciente suspende o uso neste momento, as bactérias mais fortes que continuam vivas começam a se multiplicar novamente e os sintomas vão reaparecer. Como as novas bactérias são descendentes daquelas mais resistentes, é bem provável que o mesmo medicamento não cure mais esta infecção.

Os médicos costumam repetir que não se deve interromper o tratamento com antibióticos antes do fim, mesmo após o desaparecimento dos sintomas.

Os efeitos colaterais mais comuns da amoxicilina, podemos citar: Diarreia: a diarreia é o efeito colateral mais comum, especialmente quando o medicamento é tomado em altas doses ou por períodos prolongados. Náusea e vômito: embora menos comum que a diarreia, náusea e vômito também podem ocorrer como efeitos colaterais.

Também é importante evitar o consumo de bebidas alcoólicas durante o tratamento com qualquer tipo de antibiótico, porque o álcool pode prejudicar o fígado e interferir no metabolismo dos antibióticos, levando à redução da eficácia, envenenamento ou aumento dos efeitos colaterais.

A amoxicilina é um antibiótico classificado como um penicilânico e é utilizado no combate às bactérias como a maioria das espécies de Streptococcus, Listeria monocytogenes e Enterococcus.

Para tratar infecções bacterianas, os médicos normalmente optam por utilizar meropeném – classe de antibióticos considerada mais forte e de amplo espectro -, mas o uso indiscriminado pode elevar ainda mais os índices de resistência bacteriana.

O antibiótico precisa sim ser tomado mesmo horário como determinado pelo médico. Dr. Rodrigo esclarece que cada medicamento tem o tempo de ação no organismo calculado, e ao tomá-lo conforme orientado, o paciente fica protegido da ação de bactérias durante esse período até a próxima ingestão do remédio.

Pesquisadores da Universidade da Virgínia, nos EUA, mostraram que antibióticos podem interferir na capacidade do organismo de combater uma doença. Isso porque, ao afetarem bactérias comuns que habitam o intestino, esses medicamentos acabam também por enfraquecer o sistema imune.

Além de uma alimentação adequada, o uso de probiótico se mostra eficiente para auxiliar a recuperação da microbiota após o tratamento com antibióticos. Os probióticos são amplamente prescritos para a prevenção da disbiose associada a antibióticos e efeitos adversos.

23 mar Antibiótico fica no corpo por até dois anos
Estudo feito pelo Instituto Sueco para Controle de Doenças Infecciosas e publicado na revista Microbiology informou que basta tomar um antibiótico por sete dias que as defesas do organismo de um indivíduo ficam prejudicadas por até dois anos.

Em geral, os antibióticos devem ser tomados por 7 a 14 dias — mas isso é definido de acordo com orientação médica. Vale ressaltar que, mesmo sentindo melhora no quadro, não se deve interromper o tratamento.