Qual o tempo médio de um desmaio?

Perguntado por: rfreitas . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

Nos episódios mais comuns de desmaio (síncope), o tempo de inconsciência é relativamente curto. Em média, bastam alguns segundos para a recuperação da consciência e retomada dos sentidos, sem nem se lembrar direito do que ocorreu.

O desmaio (síncope) é uma perda repentina e rápida de consciência em que a pessoa cai no chão ou em uma cadeira, seguida pelo retorno da consciência. A pessoa fica sem movimento e enfraquecida e podem apresentar pernas e braços frios, pulso fraco e respiração superficial.

É importante checar se não é uma situação mais grave, que exige acompanhamento médico. Indivíduos que apresentam episódios recorrentes e inexplicáveis de desmaio podem ter arritmia cardíaca, insuficiência cardíaca, risco de convulsão ou alguma doença no sistema nervoso central que precisa de um diagnóstico preciso.

Dois minutos. É o tempo médio que uma pessoa consegue ficar sem respirar. Depois disso, a falta de oxigênio pode causar um desmaio – defesa do corpo para que o indivíduo volte a respirar.

Se não se sentir bem e mantiver sintomas, deve deitar-se novamente.

Caso encontre a vítima já desmaiada, checar a respiração é a primeira providência a ser tomada. “Se estiver respirando normalmente, procure elevar suas pernas”, sugere Aguiar. “Isso aumenta o fluxo sanguíneo na cabeça e ajuda a recobrar os sentidos”.

O que NÃO deve ser feito em caso de desmaio é:

  1. Dar água ou comida pois pode provocar asfixia;
  2. Oferecer cloro, álcool ou qualquer produto com cheiro forte para respirar;
  3. Sacudir a vítima, pois se houver alguma fratura a situação pode piorar.

Causas do desmaio
Desmaio, em si, não é uma doença, mas pode ser consequência de outros quadros clínicos, como: doenças cardiovasculares, distúrbios metabólicos, uso de diuréticos em doses mais altas, queda repentina de pressão causada por mudança de posição, cansaço extremo, nervosismo intenso e dores fortes.

O tempo de crise é variável, mas a média é entre 30 e 40 minutos. Reação exagerada da amígdala cerebral, que provoca o desequilíbrio de serotonina e libera um alto nível de adrenalina no organismo – responsável por desencadear os demais sintomas físicos.

Sinais e sintomas

  1. Mal-estar.
  2. Escurecimento da visão.
  3. Suor abundante.
  4. Perda de consciência.
  5. Relaxamento muscular.
  6. Palidez.
  7. Respiração superficial.

A pessoa ansiosa tem dificuldade para retomar o ritmo regular da respiração, ficando cada vez mais ansiosa por não conseguir respirar direito. Como não há necessidade para a oxigenação excessiva, esse sintoma provoca tontura, dor no peito, exaustão e sensação de desmaio.

A causa exata da síncope miccional ainda não é totalmente compreendida. No entanto, supõe-se que sua existência possa estar relacionada à abertura (vasodilatação) dos vasos sanguíneos, que ocorre quando o paciente se levanta e fica em pé no vaso sanitário, ou que ocorre no esvaziamento rápido de uma bexiga cheia.

Ainda, há suor frio, náuseas, ânsia de vômito, visão turva, pulso fraco entre outros sintomas. Isso acontece porque, em boa parte dos casos, o fluxo de sangue do cérebro é alterado.

Quando entramos no estágio REM, o cérebro ativa o mesmo mecanismo que produz os sonhos. Mas as alucinações da quase morte não são sonhos propriamente ditos, parecem mais sonhos lúcidos, porque ocorrem enquanto estamos conscientes.

O paciente que tem crises convulsivas pode chegar a ficar roxa ou vermelha, pois a respiração é afetada. Diferente da pessoa que desmaia, pois ela geralmente fica pálida e com uma sensação de moleza. Além disso, os gatilhos que fazem uma pessoa ter crises convulsivas ou desmaios são completamente diferentes.

Borrifar direto na vítima, como se fosse um aromatizador, ou mesmo no sistema de ar condicionado, poderia ter esse efeito. Éter e clorofórmio são muito potentes, são depressores do sistema nervoso central.

Sendo assim, vá até as suas configurações e entre em “histórico de notificações”, ativando ele. Com isso, você poderá ver o histórico das notificações recebidas. Sendo assim, a mensagem que foi apagada aparecerá e se ela não for muito grande, você conseguirá visualizá-la!

Coloca-se está cunha devagar para baixo da vítima, depois disso, é que se enrolam as bordas laterais sobre os cabos de auxílio para levantar e carregar a vítima. A vítima é abraçada e levantada, de lado, até a altura do tórax das pessoas que a estão socorrendo.