Qual o tempo máximo que uma pessoa pode ficar acordada?

Perguntado por: aconceicao4 . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.7 / 5 5 votos

O registro mais citado é o do americano Randy Gardner, que, para uma experiência para a feira de Ciências de sua escola, ficou 264 horas sem dormir – ou pouco mais de 11 dias, segundo cientistas que o monitoraram durante esse tempo.

Especialista do sono afirma que é sempre melhor dormir apenas uma ou duas horas do que fazer uma direta. Fazer diretas deve ser evitado. De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC), os adultos precisam de mais de 7 horas de sono por noite, e os miúdos de 6 a 12 anos precisam de 9 a 12 horas de sono.

Acredita-se que com apenas 2 horas por dia são satisfeitos todos os padrões de sono, podendo mesmo ser conseguido um melhor desempenho em relação ao sono monofásico, sendo possível despertar de um cochilo de um sono polifásico completamente renovado, como se tivesse dormido uma noite inteira.

99jobs - O recorde para o sono mais longo é de 18 dias, 21... | Facebook.

A especialista explica que a inversão no horário do sono pode ser prejudicial à saúde, sobretudo, quando o indivíduo não possui uma rotina. “Se a mudança dos horários é necessária para fins profissionais, a recomendação é manter a disciplina e dormir sempre no mesmo horário, mesmo nos dias de folga”, explica Renata.

Ou seja, dormir mais pode aumentar as alterações e, consequentemente, favorecer o aprendizado. Os cientistas ainda compararam os níveis de redes no tecido cerebral humano na hora da morte, que exibiam ritmos semelhantes ao sono.

Desta forma, em condições saudáveis para um sono reparador é preciso se recolher para dormir até as 22 horas, porque este é o tempo limite que o corpo precisa para que o cérebro ative a produção noturna de melatonina.

Se necessita de acordar às 6h
Neste caso deverá recolher-se às 20h46, 22h16 ou às 23h46 – e se quiser mesmo adiar a hora do descanso então a última chamada é à 1h16.

De acordo com os especialistas, dormir demais gera a tendência de desenvolver doenças cardiovasculares e hipertensão, por exemplo. Isso porque, durante o sono há redução da atividade cardiovascular, queda da pressão arterial e da frequência cardíaca.

E para isso não existe uma resposta concreta ou um consenso médico. A quantidade de horas ideais de sono varia entre sete e nove horas para um adulto saudável, mas mais do que o tempo, a qualidade também deve ser levada em conta.

De acordo com um novo estudo publicado no periódico Experimental Physiology pessoas que possuem o hábito dormir tarde podem ter mais chances de desenvolver obesidade, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.

Para perder o sono e ficar acordado o resto do dia, podem ser adotadas algumas estratégias, como:

  1. Comer alimentos estimulantes. ...
  2. Tirar um cochilo rápido de 15 minutos. ...
  3. Fazer exercício a cada 30 minutos. ...
  4. Colocar-se num ambiente menos confortável. ...
  5. Comer um lanche saudável. ...
  6. Respirar fundo 10 vezes. ...
  7. Conversar com outra pessoa.

Seis alimentos que tiram o sono

  1. Cafeína. ...
  2. Carne vermelha. ...
  3. Sobremesas açucaradas. ...
  4. Pimenta. ...
  5. Álcool. ...
  6. Alimentos ácidos.

Onde menos de dorme no mundo é na cidade de Seul, na Coreia do Sul: são apenas 5 horas e 44 minutos de sono, em média. Em segunda posição entre as cidades em que menos se dorme está Tóquio, no Japão, com 5 horas e 46 minutos.

Para relaxar o corpo e a mente, o sono tem papel fundamental. Em geral, as pessoas precisam de, no mínimo, oito horas de sono para recarregar as energias para o dia seguinte.

Quanto aos adolescentes (dos 14 aos 17 anos), a orientação é de que durmam de 8 a 9 horas por noite. Para adultos entre 18 e 64 anos, recomenda-se de 8 a 9 horas de sono por noite. Acima dos 64 anos, a necessidade de horas de sono diminui para 7 a 8 horas.

Essa experiência pode deixar os indivíduos extremamente cansados e irritados durante o dia e até a longo prazo provocar cansaço crónico, ansiedade e depressão.

Ficar dias sem dormir está associado à diminuição de emoções positivas e ao aumento das negativas, além de sintomas físicos”, afirma a pesquisadora Soomi Lee, professora da Escola de Estudos do envelhecimento da Universidade da Flórida, que coordenou o estudo.

10 horas

Todos sabem que o sono faz bem para o cérebro - e Einstein levou esse conselho mais a sério do que ninguém. Dizem que ele dormia ao menos 10 horas por dia - o brasileiro médio dorme 7h36m.

Tanto é que os CEOs e maiores empreendedores do mundo não abrem mão de uma boa noite de sono. Dá uma olhada nesta lista e veja o quanto essas pessoas dormem: > Bill Gates, da Microsoft: 7h por noite, de 0h às 7h.