Qual o tempo máximo de aspiração?

Perguntado por: aalegria . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 4 votos

Manter durante a aspiração uma pressão entre 80 e 120mmHg (maior pode provocar traumas). Cada manobra de aspiração deve durar de 10 a 15 segundos. Deve-se deixar o paciente descansar por 20 a 30 segundos entre as aspirações.

1 A aspiração visa ao conforto e à manutenção da vida
É um procedimento muito importante, tem que ser bem feito, cuidado bem da enfermagem. O enfermeiro tem que ter visão de quantas vezes tem aspirar apesar de estar prescrito para realizar, por exemplo: 3 vezes ao dia e tu vê a necessidade de aspirar 5 vezes (Sandra).

A aspiração de secreções intratraqueal é responsável por sérias complicações como: arritmias, laringoespasmos, traumatismos da mucosa traqueal, microatelectasias, hipoxemia, insaturação de oxigênio, bradicardias, hipertensão arterial, aumento da pressão intracraniana, infecções, ansiedade, alterações na pressão parcial ...

2º Os pacientes graves, submetidos a intubação orotraqueal ou traqueostomia, em unidades de emergência, de internação intensiva, semi intensivas ou intermediárias, ou demais unidades da assistência, deverão ter suas vias aéreas privativamente aspiradas por profissional Enfermeiro, conforme dispõe a Lei do Exercício ...

Introduzir a sonda na cavidade nasal, com a extensão (borracha) de aspiração pinçada na conexão com a sonda a fim de evitar trauma, seguindo o curso natural das narinas, inclinando ligeiramente a sonda para baixo e avançando para a parte posterior da laringe; 17.

De acordo com Balbino (2016), a sequência correta de aspiração é tubo ou traqueostomia, nariz e boca. Essa ordem se justifica pela utilização de uma mesma sonda para aspirar da área estéril para a área limpa.

A ordem de aspiração é: primeiro o tubo endotraqueal, segundo a cavidade nasal e terceiro a cavidade oral, quando se trata de utilizar a mesma sonda de aspiração.

- Se a secreção estiver espessa, a instilação na via aérea de 10 a 20 ml de água de injeção ou soro fisiológico 0,9% pode ser útil para fluidificar essa secreção. Deve-se instilar a água de injeção no momento em que a sonda estiver dentro da traquéia para evitar que a água vá para os alvéolos.

Existem basicamente três tipos de aspiração: naso- traqueal, orotraqueal e endotraqueal. Para a aspiração nasotraqueal deve-se introduzir uma sonda através da narina para atingir a laringe, provocando a tosse, ou ultrapassá-la e aspirar secreções traqueobrônquicas(22).

Em alguns casos, como quando há obstrução ou hemorragia, a etapa não é recomendada. Em todos os cenários, ele deve ser realizado por profissional capacitado, já que se trata de algo invasivo.

Causa ligada a cânula de traqueostomia: É a chamada ROLHA, que ocorre quando há um entupimento da cânula de traqueostomia por secreções que vão endurecendo no interior da sua luz.

A aspiração é uma condição em que fluidos ou partículas sólidas (especialmente alimentos) entram na traqueia ou nos pulmões (são inalados ou aspirados), em vez de serem engolidos para o esôfago e o estômago. Isso pode causar bloqueio das vias aéreas e inflamação e infecção dos pulmões.

Alguns dos sintomas que podem estar associados à pneumonia por aspiração são:

  • Dor no peito.
  • Tosse com expetoração purulenta (com pus)
  • Tosse com sangue ou pus.
  • Falta de ar.
  • Respiração ofegante.
  • Febre.
  • Fadiga.
  • Confusão mental.

A aspiração das VAS e VAI a pacientes entubados ou traqueostomizados, considerados estáveis somente poderá ser realizada pelos Técnicos de Enfermagem com a presença do enfermeiro na unidade.

Os sintomas típicos incluem respiração ofegante, asfixia, dificuldade em respirar, coloração azulada da face e uma tosse persistente. Se o objeto estiver causando um bloqueio importante nas vias aéreas, estes sintomas ocorrem de repente e requerem tratamento imediato em um departamento de emergência.