Qual o tempo ideal para um casal morar junto?

Perguntado por: emoraes . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.4 / 5 7 votos

O tempo ideal varia de acordo com o casal, mas a maioria dos especialistas afirma que é melhor namorar por pelo menos um ano antes da mudança. Fale sobre assuntos importantes antes da mudança, como a divisão de tarefas domésticas, finanças e tempo a sós.

Em 2017, o Bridebook, um popular site de planejamento de casamentos, realizou uma pesquisa com 4.000 pessoas que revelou que, em média, um casal médio 4,9 anos em um relacionamento antes de se casar.

6 dicas importantes para seguir ao morar junto com seu parceiro

  1. Atentem-se à questão financeira. ...
  2. Estabeleçam regras de convivência. ...
  3. Estejam sempre abertos ao diálogo. ...
  4. Organizem suas coisas e doem/vendam o que tiverem a mais. ...
  5. Façam coisas juntos. ...
  6. Não se esqueçam do romantismo.

Tem sonhos e projetos em comum. Outro forte indicio de que chegou o momento de ir morar juntos é quando o casal começa a ter sonhos e projetos futuros em comum. Pode ser o sonho de uma viagem, um empreendimento ou mesmo comprar uma casa. Tudo isso simboliza que vocês estão alinhados no mesmo propósito.

1. Planeje a compra do primeiro imóvel. A aquisição do primeiro imóvel é um passo importante para quem deseja morar junto. Mesmo que, de início, vocês pretendam morar de aluguel, fazer um planejamento para que vocês se tornem proprietários de uma casa ou apartamento no futuro é muito importante.

A união estável é a convivência entre pessoas que não possuem nenhum impedimento para casar, porém, por motivos próprios, não o fizeram.

Os conviventes passaram a ter direitos e deveres definidos: respeito e consideração mútuos; assistência moral e material recíproca; guarda, sustento e educação dos filhos comuns. Não fala em fidelidade recíproca nem em vida em comum sob o mesmo teto, como no casamento.

Segundo o artigo 1.790 do Código Civil: “A companheira ou o companheiro participará da sucessão do outro, quanto aos bens adquiridos onerosamente na vigência da união estável [...]”. Ou seja, o companheiro terá parte na herança dos bens comuns comprados durante a união, mas não dos bens particulares.

Para Priscila, a grande vantagem de morar junto antes de casar é que o casal pode se conhecer melhor em situações que só o convívio traz. Isto inclui manias, organização pessoal, dividir o espaço, respeitar o espaço do outro, saber ouvir, saber ceder e ver se ambos se adaptam bem e têm os mesmos planos para o futuro.

A regra dos três meses está prevista em uma norma do antigo Ministério do Trabalho e foi criada para evitar fraudes como a demissão de um empregado para que ele receba recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) ou do seguro-desemprego, voltando a ser contratado logo depois.

De acordo com especialistas, nenhuma decisão importante, como morar juntos, noivar ou casar, deve ser feita antes do primeiro ano de namoro.

Segundo o levantamento da Noh, os casais de grandes cidades no Brasil gastam, juntos, uma média de R$ 4.500 por mês, com alimentação, moradia, saúde e lazer. “Muitas vezes, esse gasto acaba ficando em cima de apenas um parceiro que precisa assumir ainda o papel de cobrar o outro.

6 dicas para manter a organização financeira a dois

  • 1) Organize a renda do casal. O primeiro passo e, talvez o mais importante, é a organização da renda do casal. ...
  • 2) Combinem as despesas. ...
  • 3) Organizem os gastos individuais. ...
  • 4) Mantenha as finanças em ordem. ...
  • 5) Tenham uma Reserva de Emergência. ...
  • 6) Tenham metas conjuntas.

Não é raro ver pessoas que depois de se casarem ou começarem a morar na mesma casa, passam a ter problemas na relação. "É, inclusive, bastante comum acontecer uma verdadeira crise no relacionamento após morar junto, isso antes ou depois de casar", comenta a psicoterapeuta Sabrina Gonzalez.

Sobre viver a dois

  1. Confie no outro. A confiança é a base de um relacionamento sólido. ...
  2. Não guarde mágoas. Sabe aquela resposta que seu parceiro te deu e você não gostou? ...
  3. Mantenham momentos individuais. ...
  4. Não idealize o seu par ou seu relacionamento. ...
  5. Saia da rotina. ...
  6. Expresse seus sentimentos.

Entendam a diferença entre casamento e união estável. O casamento é a união mais formal pois, necessita do Registro Civil, sendo emitida uma certidão de casamento. Já na União Estável, pode existir ou não a formalização da relação.

No que pese fins previdenciários, a lei exige o prazo de dois anos para se obter os benefícios. O regime de bens especifica as regras de partilha do patrimônio do casal, e é muito importante tanto na circunstância de casamento quanto de união estável.

Em resumo, quem mora junto com uma pessoa tem, sim, direito à herança em caso de falecimento do companheiro se for configurada uma união estável.