Qual o tempo ideal para deixar o feijão de molho?

Perguntado por: dpeixoto . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 18 votos

8 a 12 horas

Quando ingerido e fermentado em nosso organismo, produz gases que nos geram aquele famoso desconforto. A solução para esse problema está em deixar o feijão de molho por um longo periodo, de aproximadamente 8 a 12 horas. Dessa maneira, o fitato se dissolverá na água e sua digestão será muito melhor.

O simples fato de hidratar os grãos irá ativar as fitases e oxalases, enzimas responsáveis por quebrar os fitatos e oxalatos dos grãos. Guardar na geladeira é importante para conter o desenvolvimento de microrganismos (eles se desenvolvem na umidade, em temperatura ambiente e em pH neutro, geralmente).

Coloque o feijão na panela de pressão e encha de água com até 2/3 da sua capacidade. Adicione uma folha de louro. Cozinhe em fogo alto até começar a pegar pressão, depois diminua para o fogo mínimo e mantenha por aproximadamente 15 minutos.

Esqueceu de deixar o feijão de molho? Nesse caso, faça o remolho do feijão em água quente por pelo menos uma hora.

Ela conta que a recomendação serve, na realidade, para diminuir a quantidade de fitatos, composto presente nos grãos que dificulta a absolvição de proteínas, minerais e vitaminas pelo corpo. “O uso do vinagre facilita a 'quebra' do ácido fítico”, explica.

Deixar o feijão de molho ajuda a reduzir a presença desses compostos, tornando o feijão mais fácil de digerir e causando menos desconforto digestivo. Eliminação de antinutrientes: Os feijões contêm antinutrientes como fitatos e taninos, que podem interferir na absorção de minerais essenciais, como ferro e cálcio.

A maior parte dos estudos indica um tempo entre 8 e 12 horas, ou seja, exatamente aquilo que nossas avós faziam: colocar o feijão de molho na noite anterior para cozer no dia seguinte.

Se você também ama fazer aquele feijão bem temperado na panela de pressão, anote este segredinho: uma colher de sopa de vinagre de maçã Minhoto evita que depois de pronto ele forme aquela espuma que pode estragá-lo mais rápido.

O molho é importante porque o feijão tem fitatos na composição, substâncias antinutricionais que dificultam a absorção de nutrientes. Ao colocar o grão de molho, a enzima fitase libera nutrientes que ficam presos no fitato, aumentando a absorção de vitaminas e minerais presentes no alimento.

Remolho rápido para feijão
O processo de remolho rápido consiste em usar o calor para hidratar e amolecer os grãos, além de eliminar as toxinas presentes. Para isso, lave os feijões em água corrente, e coloque uma panela grande e adicione o dobro de água e leve ao fogo (sempre alto).

Deixe o feijão de molho por 2 horas. Escorra e transfira para uma panela de pressão. Junte a água, o tempero pronto, o sal e o louro. Deixe cozinhar, em fogo baixo, por 20 minutos após o início da fervura.

Depois que a panela pegar pressão, ou seja, depois dos 20 minutos iniciais, é que você deve começar a contar o “tempo de pressão”, indicação muito comum nas receitas.

Para cada 1 xícara de feijão, você vai utilizar 1/2 cebola picadinha, 3 dentes de alho amassados, 1 colher (sopa) de azeite ou óleo, 50 g de bacon picadinho e sal a gosto. Numa panela em fogo baixo, coloque o óleo ou azeite e o bacon. Deixe até que ele fique dourado.

A água em que o feijão ficou de molho deve ser trocada antes do cozimento? Essa é uma prática recomendável. Ao deixar o grão de molho, uma boa parte dos compostos que causam flatulência acabam ficando na água. Por isso, ao trocá-la você evita que isso aconteça.

Não é indicado deixar o feijão de molho por mais de 24 horas. Não há problemas em deixar por pouco mais de 12 horas, mas também não é necessário. Vale ressaltar que depois de muito tempo na água o grão também tende a ficar mais mole e a textura pode desagradar após o cozimento.

12 horas

Além disso, a água também ajuda a eliminar as substâncias presentes no feijão que podem causar gases e indigestão. Por isso, deixe de molho por 6 a 12 horas no máximo, trocando de água uma vez durante esse período.

feijão azuki

Opte pelo o feijão azuki
Se você ainda sofre bastante com o desconforto intestinal ocasionado pelo feijão carioca tradicional, opte pelo feijão azuki, por menor quantidade desses oligossacarídeos, assim, diminuirão os gases.

Mas, alguns grãos como o feijão, a lentilha, a ervilha e o grão-de-bico podem causar inchaço em determinadas pessoas. Isso porque eles favorecem também a produção de gases e, as vezes, retenção de líquidos. Os gases são responsáveis por aquela sensação de que a barriga está inchada e dura.

Caso o dia esteja muito quente, pode-se fazer este processo dentro da geladeira para evitar que microrganismos se desenvolvam durante, ou até mesmo quando se inicie a fermentação dos grãos. Se acontecer de algum grão boiar, descarte, pois certamente este já está muito seco e não irá cozinhar bem.

Lave os grãos em água corrente e escorra. Num recipiente, cubra os grãos com água de forma a deixá-los totalmente submersos. A água deve ficar no dobro da altura dos grãos, pois eles incham durante a hidratação. Deixe descansar pelo tempo médio de 8 a 12 horas.