Qual o tempo ideal para começar a namorar?

Perguntado por: asalazar . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 16 votos

Como regra geral, dois meses é o tempo ideal para falar sobre namoro. Contudo, os relacionamentos não são iguais. Se você sentir que a hora certa é após um mês, vá em frente. Se durante esse estágio você não achar que é a hora certa, você pode dar alguns passos para se preparar para a conversa.

Identificando um pré-namoro
Para que haja um pré-namoro, é necessário que as duas pessoas se sintam apaixonadas uma pela outra e declarem essa paixão. Mas, em vez de iniciar, imediatamente, um namoro, o casal faz um acordo e espera para adentrar em um “nível” maior de diálogo e convívio.

De acordo com especialistas, nenhuma decisão importante, como morar juntos, noivar ou casar, deve ser feita antes do primeiro ano de namoro.

Duas ou três vezes por semana, em um relacionamento casual, é o suficiente. Se tiverem saído só algumas vezes e não há nada sério entre vocês, enviar mensagens todos os dias pode dar a impressão de que está “sufocando” e pressionando o sujeito.

Para ter valor de união estável, o casal precisa apenas passar a morar juntos, independente do tempo de relacionamento. Antigamente, a justiça reconhecia como união estável apenas relações com mais de cinco anos em comum, hoje em dia, porém, isso não é mais uma regra.

O ficar: é caracterizado pelo relacionamento onde os jovens possuem intimidade e proximidade, porém não existe envolvimento familiar e de certa forma, não requer compromisso sério. O namorar: ato de dar continuidade ao “ficar”.

6 estratégias para transformar um rolo em namoro

  1. Agir como ficante, não como namorada ¿ Grau de risco: baixo. ...
  2. Mostrar o quanto você é boa amiga¿ Grau de risco: médio. ...
  3. Ser sincera e falar o que sente ¿ ...
  4. Ficar com outro na frente dele ¿ ...
  5. Fazer o cara precisar muito de você¿ ...
  6. Não pressionar e deixar o menino agir ¿

“Ficar sério tem um significado de compromisso com o outro no sentido de respeito e fidelidade. O relacionamento tradicional tem um peso maior porque envolve famílias e amigos - para que ambos sejam aceitos em suas relações familiares”, explica a psicóloga Mônica Machado.

Não, beijar na boca não é pecado se isso não levar a outros atos que são errados. Cada pessoa dentro do relacionamento deve conhecer e estabelecer seus limites. Um beijo dado sem segundas intenções no namoro não é pecado.

Assim, resumidamente, essas fases podem ser descritas da seguinte forma:

  • Paixão. A paixão é a fase do encantamento de um casal. ...
  • Amor. O amor é a fase onde a visão do parceiro mostra-se real e não idealizada como na paixão. ...
  • Conflitos. ...
  • Rotina. ...
  • Maturidade emocional.

Amor tem 5 fases, mas casais desistem na metade, diz psicólogo

  • fase - Paixão. Essa é a parte mais envolvente do relacionamento. ...
  • fase - Comprometimento. Nesse momento, a relação ganha a sensação de solidez e calmaria. ...
  • fase - Desilusão. ...
  • fase - Amor real. ...
  • fase - Transformação.

2. Quanto tempo de namoro até o noivado? Cada casal tem o seu próprio tempo. Não existe uma regra que estipula que depois de tantos meses ou anos de namoro é hora de noivar.

Quando o relacionamento está sendo muito invasivo para uma das partes, ou seja, está ultrapassando os limites do que é desejado para alguém, é preciso que haja um diálogo entre os dois para descobrir o ponto em comum (se é que ele existe) entre os envolvidos.

As pessoas estão mais dispostas a aceitar as obrigações que você tem com seu parceiro ou sua família e tendem a assumir que você é um casal mais adequado porque você ficou noivo.

Ele gosta de estar perto de você e está sempre sorrindo
Quando o homem está interessado, ele quer estar ao seu redor. Ele se mostra curioso para as coisas que você está fazendo, para a sua vida, e até para o que você fez até o dia de hoje. Claro, daqui para frente, ele espera dividir o tempo futuro com você.

Confira 7 maneiras de cuidar do relacionamento

  1. 1 - Elogie. ...
  2. 2 - Explore sua cidade. ...
  3. 3 - Troque de posição. ...
  4. 4 - Compartilhe novidades. ...
  5. 5 ¿ Dê presentes diferentes. ...
  6. 6 - Saia com amigos. ...
  7. 7 - Escreva mensagens aleatórias.

Um relacionamento saudável é regado de confiança e respeito. Assim, mesmo que tudo não seja um mar de rosas, não há cobranças desproporcionais e as brigas são resolvidas com rapidez. Além disso, existe muito apoio e torcida para que ambos consigam alcançar o que querem.

Não é raro ver pessoas que depois de se casarem ou começarem a morar na mesma casa, passam a ter problemas na relação. "É, inclusive, bastante comum acontecer uma verdadeira crise no relacionamento após morar junto, isso antes ou depois de casar", comenta a psicoterapeuta Sabrina Gonzalez.

“Isso pode gerar um desgaste na relação se o casal ainda não tiver vínculo forte o suficiente para lidar com situações do dia a dia”, alerta. Antes de tomar a decisão, também vale lembrar de todos os pontos que um casamento “de papel passado” implica.

A diferença maior entre os dois casos é a forma com que o casal vê sua relação. Há quem acredite que seja necessário assumir um compromisso oficial perante a sociedade para demonstrar seu comprometimento e há quem pense que morar junto dividindo a vida a dois já é o suficiente.

Geralmente, as pessoas precisam de cinco a seis encontros para oficializar o namoro. Cada casal é diferente, mas se nada acontecer após três ou quatro dates, não se preocupe e espere mais duas ou três saídas para discutirem o futuro de vocês.