Qual o tempo ideal de sono para cada idade?

Perguntado por: ndrumond . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

- 14 a 17 anos: 8 a 10 horas (sendo aceitável entre 7 e 11 horas); - 18 a 25 anos: 7 a 9 horas (sendo aceitável entre 6 e 11 horas); - 26 a 64 anos: 7 a 9 horas (sendo aceitável entre 6 e 10 horas); - 65 anos ou mais: 7 a 8 horas (sendo aceitável entre 5 e 9 horas).

Se necessita de acordar às 6h
Neste caso deverá recolher-se às 20h46, 22h16 ou às 23h46 – e se quiser mesmo adiar a hora do descanso então a última chamada é à 1h16.

Em média, uma pessoa adulta precisa dormir entre 7 e 9 horas por dia. Por adulto, entenda-se pessoas entre 18 e 64 anos.

De acordo com o varejista, cada ciclo do sono dura aproximadamente 90 minutos, e em cada noite você deve passar por cinco ou seis desses momentos. Acordar no meio do ciclo pode fazer com que você se sinta muito cansado. O ideal é, portanto, que você acorde entre os ciclos.

Idealmente, o objetivo deve ser passar por 5 a 6 ciclos de sono completos, por isso, para acordar às 4 da manhã, deve ir para a cama às 19 horas ou às 20h30.

Entretanto, essa prática faz mal à coluna. De acordo com o ortopedista Lourimar Tolêdo, do Ráquis Instituto da Coluna, ficar deitado durante um longo período pode prejudicar a estabilidade da coluna vertebral, o que aumenta o risco de lesões.

Um estudo publicado recentemente confirma que dormir tarde não só diminui o tempo de vida do indivíduo como aumenta o risco de desenvolver distúrbios psicológicos e câncer.

A narcolepsia é uma condição neurológica crônica em que a pessoa acaba sentindo uma sonolência bastante excessiva, chegando a adormecer em vários momentos do dia, mesmo após uma boa noite de sono.

Era um momento vago. No século 17, a noite de sono era mais ou menos assim: Das 21 às 23 horas, as pessoas que tinham condições começavam a recostar-se em colchões forrados com palha ou trapos (os colchões dos ricos poderiam ter enchimento de penas), prontas para dormir por duas horas.

Porém, levantar cedo traz benefícios positivos para a saúde, incluindo melhor concentração, melhor qualidade do sono, energia duradoura, produtividade e muito mais. Independente quão cedo você busca acordar, você sempre precisar respeitar seu cronotipo para dormir o mínimo exigido pelo seu corpo.

Dormir pelo menos cinco horas por noite pode reduzir a probabilidade de ocorrência de vários problemas crônicos de saúde para pessoas com mais de 50 anos, segundo uma nova pesquisa. Problemas de saúde podem atrapalhar o sono — mas dormir mal também pode ser um prenúncio ou um risco propriamente dito, segundo eles.

Um exemplo de como o nosso corpo reage após horas e dias sem dormir é o caso do americano Randy Gardner, que em janeiro de 1964 entrou para o Guinness Book (o livro de recordes mundiais) após ficar 264 horas (cerca de 11 dias e 25 minutos) sem dormir.

De acordo com Claudio Stamp, autor do livro Why We Nap (inédito no Brasil e que pode ter o título livremente traduzido como "Por que cochilamos"), lançado em 1992, Tesla dormia 15 minutinhos a cada período de 4 horas. Isso seria equivalente a dormir cerca de uma hora e meia por dia.

De acordo com o especialista, a falta crônica de descanso favorece ainda a fadiga, o envelhecimento precoce, queda na imunidade e sonolência durante o dia, além do aumento no risco de desenvolver doenças crônicas como transtornos psiquiátricos e cardiovasculares.

7 dicas para manter o sono em dia durante a quarentena

  1. Crie e siga novas rotinas.
  2. Procure dormir e acordar no mesmo horário.
  3. Evite o consumo de bebidas estimulantes à noite.
  4. Não coma logo antes de deitar.
  5. Evite aparelhos eletrônicos antes de dormir.
  6. Faça exercícios físicos durante o dia.

Como ensinar o seu corpo a acordar cedo

  1. Estabeleça uma rotina para o sono. ...
  2. Deixe o ambiente preparado. ...
  3. Aposte num bom colchão e travesseiro. ...
  4. Não use a função “soneca” ...
  5. Alguns minutinhos de sol pela manhã ...
  6. Tome um bom café da manhã assim que sair da cama. ...
  7. Tenha dias bem planejados. ...
  8. Estilo de vida saudável.