Qual o tempo ideal de musculação por dia?

Perguntado por: erocha . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

A recomendação da Organização Mundial da Saúde estipula que, para manter-se saudável, um adulto deve praticar, por semana, de 150 a 300 minutos de atividade física moderada ou 75 a 150 minutos de exercícios intensos.

Segundo ele, há determinações da American College of Sports Medicine (ACSM) apontando que se faça pelo menos 30 minutos diários de exercícios físicos para a manutenção do condicionamento físico, manter o peso e evitar problemas de saúde provenientes do sedentarismo.

As recomendações sobre quanto tempo deve durar um treino vão desde 30 minutos até mais de duas horas. Mas qual delas é a mais sensata para quem busca hipertrofia ? Primeiramente, não existe um “limite” no tempo de treino.

Sim, é possível ter bons resultados com um treino de 30 minutos, desde que ele seja feito em elevada intensidade. É óbvio que existem outros inúmeros fatores que vão fazer o treino ser efetivo ou não, mas no geral, um treino de 30 minutos é suficiente para que você possa ter bons resultados.

Treinar o mesmo grupo muscular todos os dias atrapalha o processo de reconstrução das fibras, que acontece durante o descanso do nosso corpo. Além disso, o excesso de treino, ou overtraining, pode causar fadiga muscular, lesões sérias e até mesmo problemas nas articulações.

"A partir dos 3 a 4 meses, podemos notar de uma forma mais construtiva, se tratando de musculação, o crescimento e a definição dos músculos.

Faça exame de bioimpedância
A técnica mede a massa magra, a gordura total, a água corporal e outras informações referentes ao estado nutricional do atleta, sendo um importante fator para acompanhar o crescimento muscular. Ou seja, fornece dados para ajustar o treinamento em casa ou na academia.

Com a correria do dia a dia e tantas atividades que ocupam grande parte do tempo, treinar todos os dias é uma tarefa desafiadora. Mas não precisa se preocupar, porque treinar 3 vezes por semana já é o suficiente para você cuidar da sua saúde, alcançar seus objetivos e obter resultados.

Frequência mínima
Ou seja, você pode treinar um grupo muscular apenas uma vez por semana desde que o bombardeie de exercícios com mais intensidade. Mas o ideal, de acordo com o especialista, é treinar os músculos 2 vezes por semana.

Os melhores alimentos pós-treino
“Nessa hora, é muito importante consumir proteínas, de origem animal, como carne bovina, frango, peixe, ovos e laticínios, ou vegetal, principalmente grãos, como feijão, ervilha, grão de bico, soja e lentilha”, indica Wesley Silva Ferreira, nutricionista do Smart Fit Nutri.

A seguir listamos 5 opções de alimentos que podem ser combinados e são ótimos para o seu pré-treino.

  1. Banana. Rica em carboidrato e potássio, a banana contribui para a energia do corpo e promove o relaxamento muscular, evitando cãibras e dores depois do treino. ...
  2. Batata-doce. ...
  3. Grãos integrais. ...
  4. Pão integral. ...
  5. Suco de frutas.

Malhar duas vezes por dia pode ter alguns benefícios, como melhorar o desempenho, aumentar a disposição e reduzir os períodos de inatividade. No entanto, também existem algumas desvantagens, como o risco aumentado de lesões e de treinamento excessivo.

  • Frutas vermelhas. Elas possuem antioxidantes que ajudam a reduzir inflamações e na recuperação muscular após os treinos. ...
  • Kiwi. Ele contém antioxidantes que atuam rapidamente na promoção da perda de gordura. ...
  • Banana. ...
  • Abacate. ...
  • Mamão.

Estimativa da Energia Queimada

5 minutos37 Calorias441 Calorias
10 minutos74 Calorias882 Calorias
15 minutos110 Calorias1323 Calorias
30 minutos220 Calorias1764 Calorias

Treinando de 6-5 vezes na semana
Esse seria o ideal, pois é possível dar vários estímulos no mesmo músculo durante a semana e terá os dias de recuperação. Quando se treina de 6-5 vezes por semana você entra em total rotina de treino e fica cada vez mais difícil desistir.

Quem treina por 7 dias na semana não passa pelo processo de anabolismo necessário para recuperar o corpo e, consequentemente, tende a sentir uma fadiga excessiva. Não é correto treinar assim!