Qual o tempo do banho de sol para recém-nascido?

Perguntado por: eoliveira . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 2 votos

de 5 a 10 minutos

Recomendações: – Bebês com menos de 6 meses, de 5 a 10 minutos de banho no sol, no corpo todo, ou até 30 minutos apenas nos braços e pernas. Sendo ideal entre 7 e 10h da manhã ou após as 16h, pela menor incidência de raios solares. – Após os 6 meses já é possível utilizar protetor solar adequado.

Caso estejam vestidos de body, podem ficar até 20 minutos que são suficientes para a saúde das crianças. O banho de sol acontece das 7h até às 8h e às 16h. A médica Neonatologista, Klebiana Santos Gomes de Barros, explica que o banho de sol auxilia na diminuição de bilirrubina no sangue que causa a icterícia nos bebês.

Peles brancas podem se expor por 15 minutos ao sol. Pele morena ou negra, pode-se estender o tempo para 30 minutos, pois a produção da vitamina nesses tons de pele é menor. O ideal é que durante o banho de sol, a pele esteja livre de protetores solares ou hidratantes, para que haja uma absorção completa.

Qual o grau normal da icterícia? A icterícia neonatal considerada normal, chamada de fisiológica, começa geralmente no terceiro dia depois que o bebê nasce e vai embora, normalmente, em até 1 mês. Sendo que, nos bebês prematuros, pode levar mais alguns dias.

A icterícia neonatal pode ser prevenida através de orientações no pré-natal e, no caso da incompatibilidade sanguínea, a mãe que tem o fator Rh negativo deve tomar uma dose da vacina de imunoglobulina anti-Rh (Rhogam) na 28ª semana de gestação e outra até 72 horas após o parto.

Recém-nascidos até podem tomar mais de um banho por dia, desde que haja necessidade, como maior transpiração e fezes em grande quantidade, e os responsáveis sigam cuidados específicos.

A melhor hora para dar banho no bebê depende totalmente de você, já que pode fazê-lo em qualquer momento do dia, antes de comer ou quando a casa estiver mais tranquila. Uma boa opção é fazê-lo pela noite, para criar uma rotina, com o banho como sinal de que se aproxima o momento de ir dormir.

Como secar roupas de recém-nascido
A secagem de roupas de bebê deve ser ao sol, para as peças brancas e de cores claras e à sombra e em local arejado para as demais.

Sinais e sintomas da icterícia
As fezes do bebé com icterícia poderão ficar pretas ou escuras por mais tempo após o nascimento, enquanto que tal não acontece num bebé sem icterícia.

A icterícia é detectada através do exame de sangue. Klebiana explicou, também, que recém-nascidos podem apresentar a icterícia como algo fisiológico (normal), quando acontece após 24 horas de vida, ou seja, entre segundo e terceiro dias de vida e vão melhorando entre o quinto e sétimo dias de vida.

Essa condição desaparece naturalmente após cerca de duas semanas, quando o fígado do bebê estiver mais maduro e a eliminação da bilirrubina for regularizada. Se a icterícia não regredir espontaneamente, o médico poderá indicar a fototerapia, tratamento não invasivo, também conhecido como “banho de luz”.

O bebê deve receber a quantidade correta de sol para evitar queimaduras e desidratação. Desde a alta da maternidade, o seu bebê já pode e deve receber o banho de sol. Em contato com a pele, os raios ultravioletas ativam a vitamina D no corpo, essencial para a formação óssea.

6 cuidados pós-sol que você deveria ter com a sua pele no verão

  1. aposte em hidratantes. ...
  2. saiba quais os produtos certos para o seu tipo de pele. ...
  3. evite esfoliações. ...
  4. evite banhos muito quentes. ...
  5. protetor solar todo dia. ...
  6. procure produtos com agentes calmantes. ...
  7. consulte seu dermatologista.

entre 10h e 15h

Profissionais da área da saúde indicam que o melhor horário para tomar sol é entre 10h e 15h. Apesar de o horário variar um pouco entre um especialista e outro, é fato que, para a pele absorver a quantidade ideal da vitamina D, o sol deve estar a pino.

O famoso banho de carrapicho é nada mais do que um banho feito com chá de picão preto. Esse banho com o chá de picão preto é muito utilizado em bebês recém nascidos que costumam ter icterícia.

Tratamento. A fototerapia é realizada por meio de um equipamento que emite uma luz capaz de quebrar o excesso de bilirrubina presente na corrente sanguínea, de forma que ela seja eliminada mais rapidamente pelo organismo. Geralmente, os bebês precisam se submeter ao procedimento por algumas horas.

A fototerapia consiste em colocar o recém-nascido sob um aparelho com várias lâmpadas fluorescentes ou de LED. A ação da luz desencadeia uma alteração na estrutura da bilirrubina que se encontra na superfície da pele, facilitando seu metabolismo e sua eliminação.