Qual o tempo de vigência da lei no Brasil?

Perguntado por: emorais . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 12 votos

Quando a lei não estabelece, expressamente, a data do início de sua vigência, ela começa a vigorar 45 dias após sua publicação, conforme determina a Lei de Introdução ao Código Civil.

– Se o início da vigência do contrato se deu em 15/12/2021, e sua vigência foi estabelecida em três meses, seu término deve se dar no dia de igual número do de início, ou no imediato, passados três meses, ou seja, no dia 15/03/2022.

Há normas jurídicas que não podem ser revogadas, conforme a CF, mas a regra é que as normas podem ser revogadas, isto é, podem deixar de ter vigência quando substituídas por outras. A revogação está dividida em: “AB-ROGAÇÃO” que é a supressão total da norma jurídica anterior.

Expressão latina que significa vacância da lei, correspondendo ao período entre a data da publicação de uma lei e o início de sua vigência.

Prazo de vigência é o período compreendido entre a data de início e de término de uma relação jurídi- ca contratual, isto é, o período em que os contratos rmados produzem direitos e obrigações para as partes contratantes.

A palavra vigência se refere a quando uma legislação ou documento entra em vigor, ou seja, quando ele passa a ter validade. No caso do plano de saúde, é quando o contrato passa a entrar em vigor, fazendo valer os direitos e deveres de todas as partes envolvidas nele.

Sobre a norma que prescreve uma conduta, seja obrigando, facultando ou proibindo, mais do que ser previamente estabelecida, deve ser uma norma válida, e com válida quer-se dizer que foi criada pela autoridade competente de acordo com todo um processo legislativo (validade formal).

Fim da vigência
No entanto, na maioria dos casos, não há um lapso temporal de vigência pré-estabelecido. Nessas hipótese a vigência da norma se prolonga até que norma posterior venha aboli-la ou substituí-la. A esse ato que põe fim à vigência de uma norma dá-se o nome de revogação.

Revogar uma lei é fazê-la perder a vigência, ou porque foi substituída por outra lei ou porque perdeu sua validade no decurso do tempo. A anulação total de uma lei é denominada (ab-rogação), quando a anulação é parcial é denominada (derrogação).

De acordo com a Constituição, ao Legislativo compete basicamente legislar e fiscalizar os atos do Executivo. No âmbito federal, o poder legislativo é exercido pelo Congresso Nacional - composto pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.

Uma lei que não é respeitada pelos seus destinatários e que não realiza os objetivos de sua criação é totalmente ineficaz, pois não se aplica à sociedade para a qual foi instituída.

Emenda a Constituição – 3.2. Lei complementar – 3.3. Lei ordinária – 3.4 leis delegadas – 3.5 medidas provisórias – 3.6 decretos legislativos – 3.7. resoluções.

1. Quando se não destine a ter vigência temporária, a lei só deixa de vigorar se for revogada por outra lei. 2. A revogação pode resultar de declaração expressa, da incompatibilidade entre as novas disposições e as regras precedentes ou da circunstância de a nova lei regular toda a matéria da lei anterior.

45 dias

LINDB. E o artigo 3º, explica que o prazo de 45 dias possui o nome de Vacatio legis – Vacância da lei, é o prazo que o legislador considera razoável para que os cidadãos tomem conhecimento da nova lei....