Qual o tempo de vida útil de um microondas?

Perguntado por: lmuniz7 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.6 / 5 15 votos

Tem mais de dez anos de idade– se o seu micro-ondas está com você há mais de dez anos e está começando a dar problemas, a compra de um novo é, provavelmente, o melhor caminho. Lembrando que os aparelhos têm vida útil entre dez e 12 anos.

Preço de conserto de micro-ondas
O preço para consertar o microondas é de cerca de R$ 340, se o defeito estiver na peça magnetron.

O U.S. Consumer Product Safety Commission (CPSC), órgão do governo dos EUA responsável pela segurança dos produtos disponíveis aos consumidores, recomenda sim que os aparelhos que não estão em uso sejam retirados da tomada, já que um aparelho desplugado não pode causar um incêndio ou dar choque em alguém.

De acordo com cientistas da Universidade da Flórida, bastam apenas dois minutos de funcionamento do forno no máximo de sua potência para matar 99 % das bactérias, vírus e parasitas, assim como esporos escondidos nas esponjas.

Para driblar este problema, podemos prolongar a vida útil do aparelho deixando sempre uma xícara de sal seco (de preferência fino) em seu interior após o uso. Assim que for reutilizar o aparelho, checar se o sal está úmido (com aspecto quase pastoso) o que significa que está saturado e precisa ser trocado.

Colocá-lo em um canto apertado pode impedir o fluxo de ar adequado, tornando os componentes eletrônicos muito quentes e causando uma falha precoce. Se possível, evite manter qualquer coisa em cima do micro-ondas e deixá-lo perto do forno ou de qualquer outra fonte de calor.

Para testar isso, coloque um xícara de água por dois minutos no micro-ondas. Se a água não evaporar, está na hora de substituí-lo (ao colocar água para esquentar no micro-ondas sempre tenha cuidado, ela pode atingir altas temperaturas mesmo sem ferver e espirrar no seu corpo ao ser movida dentro da xícara);

A peça responsável por proteger as peças elétricas e eletrônicas do microondas é o fusível, ele queima para que elas não sejam danificadas, e essa queima faz com que o produto acabe não ligando.

Se o seu micro-ondas liga mas não esquenta, pode ser que o eletrodoméstico e a tensão da sua casa não são compatíveis! Nesses casos, a melhor maneira de evitar esse problema é checar, antes da compra, a tensão necessária para o eletrodoméstico funcionar perfeitamente.

- Da garantia:
A garantia legal é de 90 dias independentemente do certificado de garantia.

A forma mais simples é fazer igual aos tutoriais que citamos acima: colocar a mistura de água com detergente numa tigela e esquente no microondas por 1 minuto. Depois é só retirar o refratário e limpar o interior com uma esponja.

Quando você liga um aparelho 110V em uma tomada de 220V, ele recebe o dobro da tensão elétrica e, certamente, vai queimar e rápido! Portanto, não é recomendado ligar um aparelho 110V diretamente em uma tomada de 220V.

Em média, o micro-ondas gasta 14 Kw/h por mês.

Chuveiro elétrico

1. Chuveiro elétrico. Levando em consideração sua potência e o tempo de uso, o primeiro aparelho da nossa lista é o chuveiro elétrico. Esse eletrodoméstico é um dos que mais gasta energia, já que é utilizado diariamente por períodos longos.

Nunca conecte dois eletrodomésticos na mesma tomada, use uma tomada exclusiva para cada produto ou poderá haver sobrecarga na rede elétrica e prejudicar o funcionamento do seu produto resultando, inclusive, em acidentes envolvendo fogo. Também não utilize adaptadores T ou benjamim em seus produtos.

Esse excesso de umidade faz com que aconteça uma corrosão na pintura e nas partes metálicas do micro-ondas, resultado na ferrugem. Muitas vezes, é possível até ver uma condensação se formar, seja em volta de copos, canecas, pratos ou até mesmo nas paredes do micro-ondas.

Sempre que for esquentar alimentos, o ideal é cubri-los com um protetor de alimentos para micro-ondas, porém, se você não tiver um à mão, use uma folha de papel toalha, que garantirá a proteção da sua comida.